O preço dos combustíveis tem pesado no bolso dos brasileiros.
Fatores como o alto valor do dólar, impostos e, mais recentemente, o conflito entre Rússia e Ucrânia são algumas das explicações para o preço salgado da commodity.
Para ajudar você a rodar por aí e não passar aperto na hora de abastecer, separamos 5 dicas de como economizar combustível. Por isso, continue a leitura e acompanhe!
Economia de combustível: como reduzir os gastos?
Quando falamos em métodos para economizar combustível, a primeira coisa que vem à mente é encontrar um posto que tenha preços mais em conta. Porém, é possível ir muito além disso: os hábitos de direção são fatores que influenciam diretamente no consumo de combustível do seu carro.
Sendo assim, depois de abastecer, siga as nossas dicas de como economizar combustível — você vai se surpreender com a número 5.
1. Mantenha a manutenção preventiva em dia
Fazer manutenções preventivas regularmente, checando itens como alinhamento, balanceamento, troca de óleo, entre outros, ajuda a manter o bom funcionamento do carro.
Esse cuidado, consequentemente, colabora para um menor consumo de combustível, pois o veículo estará rodando em boas condições, sem exigir além do necessário dos seus sistemas e componentes.
Leia também: Confira 10 dicas de manutenção preventiva para aumentar a vida útil do carro
2. Calibre os pneus regularmente
Saber como calibrar pneu e fazê-lo constantemente é mais uma das nossas dicas para economia de combustível. De acordo com especialistas, os pneus descalibrados podem aumentar o consumo, em média, de 10% a 20%.
Você pode consultar qual é a pressão ideal para o seu carro no manual, mas a informação também costuma constar na portinhola do tanque de combustível ou na lateral da porta do motorista, a depender do fabricante.
3. Controle a aceleração
Sabe aquele hábito de ficar acelerando enquanto está parado no semáforo? Ele contribui para aumentar o consumo de combustível. Por isso, evite acelerar e frear bruscamente, controlando a quantidade e a intensidade das pisadas no acelerador para fazer um uso mais consciente do recurso.
Vale também ficar de olho no conta-giros e trocar de marcha na rotação correta. Alguns modelos de veículos com computador de bordo possuem uma função que sugere a marcha ideal a ser utilizada em cada momento.
4. Dirija em velocidade constante
Ao manter o veículo em velocidade constante, é possível reduzir o consumo de combustível, porque a mudança contínua de velocidade influencia no gasto.
Alguns especialistas afirmam que o ideal é manter uma velocidade constante entre 40km/h e 70km/h na quinta marcha, em terreno plano.
5.Lembre-se: ponto-morto não ajuda a economizar combustível
Se você, em algum momento, já ouviu falar que utilizar o ponto-morto em descidas ajuda na economia de combustível, saiba que a informação é falsa.
Além de consumir mais combustível, utilizar a “banguela” ainda pode colocar você em risco, afinal, o recurso do freio-motor fica inutilizável.
Como economizar combustível dirigindo?
Pensa que acabou? Ainda temos mais dicas de como economizar combustível! Além da lista que citamos, existem outras ações que você pode tomar ao dirigir para reduzir o consumo de combustível. Veja a seguir:
- Não dirija com o ar-condicionado ligado e os vidros abertos; e, caso ele esteja ligado, evite utilizá-lo no nível máximo — o uso inadequado do ar-condicionado pode gerar um aumento de 20% no consumo;
- Abasteça em postos de confiança, para que você tenha a certeza de que está utilizando combustível de qualidade.
Além de adotar bons hábitos ao dirigir, temos outra dica importante: no momento de adquirir seu carro, opte por um modelo com baixo consumo. Por isso, vale pesquisar qual é o melhor carro econômico.
Como economizar combustível na cidade?
Dirigir na cidade costuma exigir mais combustível do que na estrada, por causa do “para e anda” ocasionado pelo trânsito. Portanto, vale a pena adotar algumas atitudes para economizar na hora de encher o tanque.
Para começar, uma boa dica é escolher as melhores rotas, evitando ao máximo os congestionamentos. Você pode usar um aplicativo de mapas, por exemplo, para encontrar os trajetos mais tranquilos.
Além disso, rode somente com o necessário no carro. Você tem o costume de deixar itens no porta-malas e rodar por aí durante dias com a carga extra? Pois saiba que, quanto mais pesado o veículo estiver, maior será o gasto de combustível, afinal, o motor precisará fazer mais força para gerar o movimento.
Como economizar combustível na estrada?
Ao pegar a estrada, é comum que o carro consuma menos do que na cidade. Entretanto, imprevistos acontecem e, caso precise parar em um congestionamento por muito tempo, opte por desligar o motor e aguardar. Por mais que esteja parado, permanecer com o motor ligado também consome combustível.
Outro ponto de atenção é, antes de pegar a estrada, caso não conheça bem a rota, procure encher o tanque antecipadamente em um posto de combustíveis da sua confiança. Também vale contar com ajuda de aplicativo de GPS para encontrar a rota mais curta até o seu destino.
Quanto à bagagem da viagem, crie uma lista com o que será necessário levar, mas somente o indispensável. Afinal, como explicamos, carga extra é sinônimo de alto consumo de combustível.
Caso seu veículo seja automático, no momento em que estiver parado, mude o câmbio para a posição “N”. A função ajuda a economizar combustível, já que o conversor de torque gasta menos energia.
Gostou das nossas sugestões de como economizar combustível? Pois temos mais uma dica de ouro para você.
Conheça Localiza Meoo: seu carro novo com mais economia
Quer economizar para além do combustível? Com o carro por assinatura você pode ter um carro novo na garagem sem ter que arcar com os custos da compra. Isso mesmo, você escolhe seu modelo zero e pode dirigir por aí sem se preocupar com gastos com revisão, impostos, proteção e entrada.
E com Localiza Meoo você encontra o carro por assinatura perfeito para sua rotina. Basta escolher um modelo entre as várias categorias de carros por assinatura:
Depois, é só determinar o tempo do contrato e a franquia de quilometragem ideal. Ao final do contrato, você ainda pode optar em substituí-lo por outro carro novinho.
Gostou da ideia? Fale com um consultor e reinvente o seu jeito de ter carro!