Vai de álcool ou gasolina? O poder de escolha está em suas mãos, ou melhor, no motor do seu veículo. Os carros flex te ajudam a economizar, pois conforme a diferença de preço entre os combustíveis, você pode encher o tanque com o mais barato e sair por aí sem preocupação.

Que tal saber um pouco mais sobre a modalidade flex e descobrir quais são os modelos mais econômicos? Continue a leitura.

O que são carros flex?

Os carros flex são aqueles com motor à combustão, que podem ser abastecidos tanto com álcool quanto gasolina. Portanto, ele funciona tanto com um, quanto com outro, o que dá poder de escolha ao motorista.

O motor também foi pensado para resolver um problema enfrentado por veículos com motorização a álcool: a falta do combustível nos anos 80 e 90. Com a possibilidade de escolher qual abastecer, uma possível falta de um deles não afetaria diretamente o país.

A tecnologia dos carros flex foi criada nos Estados Unidos, na década de 1990. A modalidade chegou ao Brasil no ano de 2003, sendo “inaugurada” com o Volkswagen Gol 1.6. 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2019, cerca de 78% dos veículos em circulação no Brasil possuem motor flex fuel. A projeção é que em 2030 já se tornem 90% da frota.

Carros flex mais econômicos

Se você é daqueles que, além de apreciar a possibilidade do poder de escolha do flex, também quer economia, nós facilitamos a sua busca. Por isso, preparamos essa lista com 5 carros flex mais econômicos, veja:

Chevrolet Onix Plus LT 1.0

O Onix chegou ao mercado em 2013, cerca de 10 anos depois do surgimento da modalidade flex. A versão sedan do popular da Chevrolet tem um excelente desempenho, tanto com etanol quanto com gasolina. Veja seus resultados em relação ao seu consumo:

  • etanol/cidade: 9,6 km/l;
  • etanol/estrada: 12,5 km/l;
  • gasolina/cidade: 13,8 km/l;
  • gasolina/estrada: 17,6 km/l.

Hyundai HB20S 1.0 turbo

Outro sedan que não pode faltar aqui na lista é a estrela da sul-coreana Hyundai. A versão 1.0 turbo do HB20S tem um motor equipado com uma tecnologia que entrega desempenho de carros 1.6 (ou mais) e consumo de 1.0. O resultado não poderia ser outro: baixo consumo e alta performance, veja:

  • etanol/cidade: 10,1 km/l;
  • etanol/estrada: 11,9 km/l;
  • gasolina/cidade: 14,3 km/l;
  • gasolina/estrada: 16,9 km/l.

Peugeot 208 1.0

Depois de a Peugeot-Citröen (PSA Group) se unir à Fiat Chrysler Automobiles, criando grupo Stellanis, algumas mudanças já sacudiram o mercado automotivo. Uma delas reflete diretamente no 208, que chega a uma nova fase. 

A versão 1.0 agora é equipada com o motor Firefly, que você já deve ter ouvido falar, da Fiat. O resultado? Mais economia, veja os números:

  • etanol/cidade: 10,4 km/l;
  • etanol/estrada: 11,3 km/l;
  • gasolina/cidade: 14,7 km/l;
  • gasolina/estrada: 16,3 km/l.

Fiat Argo 1.0

Claro que a Fiat iria marcar presença na nossa lista, não só pelo motor, mas também pela obra por completo.

O Argo traz todos os atributos positivos da marca italiana que os condutores já conhecem, com o plus da liberdade de escolha do combustível e a certeza da economia na hora de abastecer. Seus números são muito bons em relação ao seu rendimento: 

  • etanol/cidade: 9,8 km/l;
  • etanol/estrada: 11 km/l;
  • gasolina/cidade: 14,1 km/l;
  • gasolina/estrada: 15,8 km/l.

Toyota Corolla Hybrid

O Corolla Hybrid, um dos queridinhos dos apaixonados em sedans executivos/esportivos, também é um dos carros flex mais econômicos.

O baixo consumo ainda é acompanhado do motor híbrido. Na hora de abastecer, o significado de “tanto faz” faz todo o sentido, afinal, seja com etanol ou gasolina, a economia é garantida.

  • consumo etanol/cidade: 11,8 km/l;
  • consumo etanol/estrada: 10,5 km/l;
  • consumo gasolina/cidade: 17,9 km/l;
  • consumo gasolina/estrada: 15,4 km/l.

Carro flex pode misturar álcool e gasolina?

Esta é uma dúvida comum entre os donos de flex, mas a resposta é sim! É possível fazer a mistura sem prejudicar o veículo. A explicação é que o motor flex foi desenvolvido para suportar o funcionamento tanto com os combustíveis separados quanto misturados. 

Há também um revestimento interno no motor que resiste à corrosão gerada pelo álcool e pela gasolina.

Qual a diferença entre flex e total flex?

Os veículos flex e total flex não têm diferença. O único ponto são as nomenclaturas: é que “flex” é o nome geral dado à tecnologia do motor, enquanto o carro Total Flex se refere ao motor da montadora Volkswagen.

Conheça Localiza Meoo, a sua nova forma de ter um carro flex

Que tal ter ainda mais economia com um carro flex? Com Localiza Meoo, isso é possível. Os carros por assinatura são uma nova forma de ter um veículo novinho na garagem, um jeito fácil, prático e o melhor: bem mais econômico.

Por uma mensalidade paga por boleto ou cartão de crédito, você tem também proteção, manutenções, IPVA, documentação, emplacamento e assistência com a marca da Localiza, que você já conhece e confia. 

O processo de escolha e assinatura pode ser feito 100% online, sem dificuldade. No final do contrato você pode escolher entre devolver o carro ou trocar por outro novinho. 

Com Localiza Meoo, você ainda tem acesso ao Tudo Meoo, um clube de vantagens com descontos em parceiros que vão desde estacionamento até hotéis.

Ficou curioso? Entenda melhor como funcionam os carros por assinatura.