Você já parou para pensar na quantidade de aventuras que seu carro compartilha com você? Aquela viagem inesquecível à praia, os passeios noturnos sob um céu estrelado…

Seu veículo é mais do que um meio de transporte, ele é um companheiro confiável que te ajuda a chegar lá, assim como qualquer amigo, ele também precisa de cuidados. É aí que entra a importância da revisão e manutenção.

Ao fazer uma revisão preventiva e dar os devidos reparos necessários, você garante mais tempo de vida útil ao seu parceiro de estrada, além de manter sua segurança, a dos passageiros e também de todos à sua volta.

Sabemos que é comum surgirem dúvidas sobre a diferença entre um serviço e outro. Por isso, vamos te explicar no detalhe a importância de cada um.

Revisão preventiva e manutenção: o que é e quando fazer?

Veja bem, a revisão preventiva é uma visita regular à oficina mecânica, onde os componentes serão analisados e, se necessário, trocados por novos. 

Assim como você visita um médico para exames de rotina, o seu carro precisa de verificações periódicas para evitar problemas graves no futuro.

Mas, quando exatamente você deve fazer a revisão preventiva? 

Em geral, a revisão deve ser feita a cada 10.000 km rodados. Ou então, se preferir, tem a opção de revisar o veículo uma vez por ano.

Essas são recomendações gerais, mas vale consultar o manual do proprietário para seguir exatamente o que o fabricante indica.

Agora, quando falamos em manutenção, estamos nos referindo aos reparos que o carro precisa para rodar tranquilamente. 

Você sabia que existem três principais tipos de manutenção automotiva? Olha só:

1. Manutenção preventiva: evitando danos

A manutenção preventiva é o tipo mais comum de manutenção e engloba todas as ações planejadas que você realiza regularmente para evitar problemas futuros — é aqui que entra a revisão preventiva que citamos anteriormente.

O serviço inclui:

  • Troca de óleo;
  • Verificação de fluidos;
  • Inspeção de freios e pneus;
  • E substituição de peças desgastadas, antes que causem danos maiores e talvez irremediáveis.

2. Manutenção corretiva: ideal para o momento do sufoco

Sabe quando algo quebra ou apresenta problemas em seu carro? Então, aí é hora de fazer uma manutenção corretiva. Alguns exemplos de situações que exigem esse serviço são:

  • Uma transmissão defeituosa;
  • Um motor superaquecido;
  • Ou um sistema de freio com falhas — olha só o perigo!

Nesse caso, você precisa corrigir o problema para o carro voltar a funcionar normalmente. 

A manutenção corretiva geralmente é mais cara do que a preventiva, afinal, estamos lidando com um serviço de urgência, que tende a afetar o carro, como um todo, e é por isso que a prevenção é tão importante.

+ Você sabe o que é suspensão automotiva? Veja o que é e quais os principais tipos de sistemas de suspensão.

3. Manutenção preditiva: antecipando falhas

A manutenção preditiva envolve o uso de tecnologia para prever quando uma peça ou componente específico do veículo pode falhar. Sensores e análises de dados são usados para monitorar o desempenho do carro, e isso ajuda a evitar falhas inesperadas.

Mas, mais que isso, é preciso manter o compromisso de levar seu carro para a oficina mecânica de tempos em tempos, mesmo que ele pareça saudável.

Conseguiu entender as diferenças?

Como agendar revisão e manutenção para o meu carro?

Quem é cliente Localiza Meoo, sabe que agendar uma revisão ou manutenção nunca foi tão fácil. Basta fazer o agendamento pelo nosso aplicativo que a gente cuida de tudo pra você.  

Vem ver como é fácil agendar sua revisão na Localiza: 

  1. Acesso o app;
  2. Na tela com os dados do carro, clique em “Ver Mais”;
  3. Serviços;
  4. Selecione “Revisão” ou “Outros Serviços”;
  5. Selecione o carro e preencha os dados solicitados;
  6. Escolha o fornecedor, data e horário;
  7. E, por último, indique o condutor que levará o carro.

Pronto! Assim você poupa mais tempo e foca no que realmente importa.