Isso porque é ela quem vai determinar não apenas a vida útil do carro como também a segurança e a proteção do motorista e dos passageiros.

Uma das principais dúvidas de quem opta pelo carro por assinatura está relacionada justamente à manutenção do veículo. Por isso, preparamos este conteúdo completo para você entender mais sobre os dois serviços. Continue com a gente!

Manutenção de veículos: quais são os tipos?

Existem três tipos de manutenção do veículo: a corretiva, a preventiva e a preditiva. Abaixo, explicamos cada uma delas!

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é feita quando o automóvel já apresenta falhas em alguma parte ou sofre um dano, impedindo-o de rodar normalmente. Em geral, nesse caso é necessário realizar a troca ou o conserto de uma ou mais peças.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é feita para evitar que aconteça algum problema com o veículo. O objetivo é evitar que a manutenção corretiva seja necessária. Nesse tipo de serviço, é feito um procedimento com base na CTMF (Curva de Tempo Médio para Falha), a fim de identificar os possíveis problemas.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva analisa as condições mecânicas e a performance do veículo. Assim como a manutenção preventiva, o objetivo também é identificar problemas antes que eles realmente apareçam. Entretanto, nesse caso, a avaliação é mais abrangente e é preciso  utilizar equipamentos mais específicos para realizá-la.

Por que fazer manutenção do veículo?

Não importa qual seja o seu veículo, ele precisa passar pela manutenção a fim de garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Isso porque as montadoras projetam os veículos para que eles possam rodar por um determinado período – a chamada vida útil – até que eles comecem a apresentar alguns problemas.

A falta da manutenção do veículo acarreta a diminuição de sua vida útil e também pode comprometer outras peças importantes para o seu funcionamento. Portanto, esse serviço é essencial para quem quer conservá-lo por mais tempo.

Além disso, os carros que passam por manutenções mais vezes geram menos custos para manter as suas boas condições, já que o número de manutenções corretivas acaba diminuindo. Dessa forma, é possível manter um desempenho parecido, mesmo depois de rodar muitos quilômetros. Isso retarda a necessidade de trocar o modelo, gerando maior economia.

Carros com manutenção barata: veja os modelos!

Alguns veículos são conhecidos como econômicos não apenas em relação ao consumo de combustível, mas também aos custos extras envolvidos em sua manutenção. Separamos alguns deles para você conferir:

  1. Volkswagen Up
  2. Fiat Mobi
  3. Volkswagen Polo
  4. Honda Fit
  5. Hyundai HB20
  6. Volkswagen Fox
  7. Nissan March
  8. Nissan Versa
  9. Toyota Etios
  10. Renault Kwid
  11. Renault Sandero
  12. Renault Logan
  13. Chevrolet Cruze

Se você tem a assinatura de veículo com Localiza Meoo, saiba que a manutenção preventiva e corretiva estão inclusas no valor mensal. É isso mesmo!

Quando precisar realizar qualquer serviço de manutenção ou reparo, basta realizar o agendamento online. Existe uma grande rede de prestadores de serviço de confiança, com certeza há algum profissional perto da sua localização. A melhor parte é que o pagamento fica sob a responsabilidade Meoo.

O carro vai precisar ficar por um tempo maior na oficina? Sem problemas! Enquanto isso, você pode solicitar o serviço de carro substituto, para continuar realizando todas as suas tarefas e seguir com a sua rotina sem dores de cabeça

Além da manutenção do veículo, a mensalidade também engloba a gestão do reparo de avarias. Ou seja, você e sua família podem contar com a garantia que só Localiza Meoo oferece em suas opções de assinatura.

Se você tem curiosidade de saber quais modelos estão disponíveis, é só conferir as categorias de carros por assinatura. A frota Localiza Meoo é composta apenas por carros 0 km, ou seja, você sai de carro novo sem precisar assumir a dívida – e os juros – do financiamento.