Dirigir na chuva pode ser um desafio para muitos motoristas, especialmente se a visibilidade estiver baixa e a pista estiver escorregadia. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes e garantir uma viagem segura. 

Neste post, vamos compartilhar alguns cuidados ao dirigir na chuva para ter mais tranquilidade e segurança. Acompanhe:

1. Mantenha distância do veículo da frente

Quando a pista está molhada, o tempo de frenagem aumenta, pois os pneus têm menos aderência ao asfalto. Por isso, é recomendável manter uma distância maior do carro que está à sua frente, para ter mais espaço para frear em caso de emergência. 

Uma boa regra de cuidado ao dirigir na chuva é contar três segundos entre o seu carro e o da frente. Ou seja: quando o carro da frente passar por um ponto fixo na estrada, o ideal é que dê tempo de contar até três antes de passar pelo mesmo ponto. Se não der, aumente a distância entre os veículos.

2. Ligue o farol baixo

Além de ser obrigatório por lei, ligar o farol baixo na chuva ajuda a melhorar a visibilidade do seu carro e dos outros veículos na pista. 

O farol baixo ilumina melhor a estrada e evita ofuscar os motoristas que vêm no sentido contrário. Não use o farol alto na chuva, pois ele pode refletir nas gotas de água e prejudicar a sua visão e a dos outros, principalmente em casa de neblina na pista.

3. Cuidado com a aquaplanagem

A aquaplanagem ocorre quando uma camada de água se forma entre os pneus e o asfalto, fazendo com que o carro perca o contato com o solo e deslize sem controle. 

Para evitar esse risco, reduza a velocidade e evite passar por poças ou locais alagados. 

Se sentir que o carro está aquaplanando, não freie nem vire o volante bruscamente, pois isso pode piorar a situação. Mantenha a direção reta e tire o pé do acelerador até recuperar a aderência.

4. Evite freadas bruscas

Como já dissemos, frear na chuva exige mais tempo e cuidado, pois os pneus podem derrapar e causar uma colisão. Por isso, evite freadas bruscas e antecipe as suas manobras. 

Se precisar reduzir a velocidade, faça-o de forma gradual e suave, usando o freio motor e as marchas reduzidas. 

Se o seu carro tiver freios ABS (antitravamento), mantenha o pé firme no pedal do freio até parar completamente. Se não tiver, bombeie o pedal do freio levemente para evitar o travamento das rodas.

5. Revise os limpadores de para-brisa

Os limpadores de para-brisa são essenciais para manter a visibilidade na chuva, pois removem as gotas de água do vidro dianteiro e traseiro. 

Antes de pegar a estrada, verifique se eles estão funcionando bem e se as palhetas estão em bom estado. Se elas estiverem ressecadas ou rasgadas, troque-as por novas. 

Lembre-se também de manter o reservatório de água com aditivo limpa-vidros cheio, para facilitar a limpeza do vidro.

6. Pare o carro se a chuva aumentar demais

Se a chuva ficar muito forte e dificultar a sua visão da estrada e dos outros veículos, pare o carro em um local seguro e espere a chuva diminuir. 

Porém, não pare no acostamento nem na pista, pois você pode ser atingido por outro carro ou causar um engavetamento. Procure um posto de gasolina, um restaurante ou um estacionamento para esperar a tempestade passar. 

A chuva pode trazer uma série de dificuldades ao motorista, mas, mantendo essas dicas em mente, é possível dirigir com segurança e tranquilidade. Se você gostou deste post, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e confira também nossas dicas de cuidados com o carro no frio!