Quem dirige, ou pelo menos já dirigiu alguma vez na vida, sabe que é imprescindível ter muito cuidado ao volante. Mas, você já ouviu falar em direção defensiva?

Também conhecida como
condução defensiva, esta prática tem como objetivo principal estimular os motoristas a dirigirem de forma responsável e consciente.

E, quando falamos em direção defensiva, não estamos nos referindo apenas ao cumprimento das leis de trânsito. Este conceito engloba também as atitudes que os condutores de veículos devem tomar, antecipando possíveis riscos e adotando uma postura preventiva ao dirigir.

Ainda não está muito familiarizado com este conceito ou quer saber mais sobre a direção defensiva? Continue aqui com a gente!

Direção defensiva: qual a importância?

Conforme estudo feito pelo Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro no ano de 2020, as principais causas de acidentes de trânsito no Brasil estão ligadas à imprudência dos condutores. São elas:

  • Desobediência à sinalização de trânsito;
  • Dirigir com a velocidade acima do limite estabelecido;
  • Dirigir sob o efeito de álcool ou entorpecentes;
  • Falta de atenção ao dirigir. 

Outros fatores aumentam a lista dos principais causadores de acidentes de trânsito, como inexperiência ou falta de conhecimento do local em que se está dirigindo, pouca familiaridade com o veículo, a realização de ultrapassagens perigosas, além de condutores ao volante com sono ou insegurança ao dirigir.

Como podemos perceber, é possível diminuir o número de acidentes de trânsito e exposição à situações de risco apenas com melhorias na conduta dos motoristas. Por isso, é de extrema importância que os motoristas pratiquem a direção defensiva

Isso porque, ao dirigir defensivamente, o condutor fica atento a tudo o que está acontecendo ao seu redor e consegue prever possíveis cenários que possam resultar em acidentes, tomando assim as atitudes necessárias para evitar ou, pelo menos, minimizar os riscos. Desta forma, o motorista faz a sua parte para garantir a segurança de todas as outras pessoas que estão utilizando a mesma via, como outros condutores, passageiros, pedestres, ciclistas e motociclistas. 

A seguir, daremos dicas de como praticar a direção defensiva. Confira!

Direção defensiva: como praticar?

Afinal, como devemos agir para praticar a condução defensiva? Se você está fazendo esta pergunta, não se preocupe: a direção defensiva é uma prática simples, que requer apenas atenção e dedicação de quem está ao volante. Abaixo, trouxemos algumas boas práticas que você pode adotar no seu dia-a-dia para ter e proporcionar mais segurança no trânsito:

 

  • Ao entrar no carro, ajuste o assento, o retrovisor e, claro, coloque o cinto de segurança;
  • Esteja bem familiarizado com o trajeto que vai percorrer, bem como o veículo que está utilizando para seu deslocamento;
  • Elimine quaisquer distrações que possam tirar o seu foco do trânsito;
  • Mantenha uma distância segura em relação ao veículo que está na sua frente; 
  • Se beber, não dirija! Pode parecer clichê, mas é sempre bom reforçar esta diretriz, uma vez que dirigir sob efeito do álcool está entre as principais causas de acidentes de trânsito;
  • Conheça o  CTB – Código de Trânsito Brasileiro e respeite as normas.

Ao seguir as dicas acima, você já estará assumindo uma postura defensiva ao dirigir. Mas é bom ter em mente que dirigir defensivamente também significa estar preparado para lidar com situações adversas, ou seja, aquelas que não dependem de nós para acontecer. São elas:

  • Condições climáticas não favoráveis como chuva, vento ou neblina;
  • Incêndios ou fumaça excessiva no caminho;
  • Motoristas de outros veículos que não dirigem de forma prudente;
  • Carros parados, animais ou até mesmo outros acidentes no trajeto;
  • Problemas mecânicos com o seu carro.

Além da atenção no trânsito, é indispensável que o seu carro esteja em dia com as revisões e manutenções necessárias.

Concluindo, a direção defensiva é resultado de um conjunto de ações que dependem de nós, direta ou indiretamente.

Direção defensiva: vantagens além da segurança

Além de salvar vidas, praticar direção defensiva evita que você cometa infrações de trânsito e tome multas. E, desde o dia 13 de outubro de 2022, os motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses podem se inscrever no Cadastro Positivo de Condutores e receber benefícios de empresas parceiras. Mais um ótimo motivo para você começar a praticar a direção defensiva hoje mesmo!

E se você gosta de vantagens, conheça o Tudo Meoo, o clube exclusivo de benefícios de Localiza Meoo, que te dá descontos em estacionamentos de aeroportos, cashback em tag de pedágio, hotéis e muito mais!

Ao se tornar um cliente Meoo, você assina um carro zero km, sem entrada e sem juros, com revisão, IPVA e seguro inclusos e não precisa se preocupar com nenhuma burocracia que envolve ter um carro próprio.

Se quiser ter um carro por assinatura para chamar de seu e ter todos esses benefícios, fale com um consultor hoje mesmo!

#VaiDeMeoo