Isso mesmo que você leu: cuidados são necessários neste período do ano. E esse aviso não é só para quem tem veículos antigos; donos de carros novos também precisam estar atentos para que tudo funcione perfeitamente nesta estação.

 

Mas fica tranquilo, você não vai precisar acordar cedo, ligar o motor e deixar o carro funcionando por vários minutos antes de sair de casa. Isso, sim, é coisa do passado. Agora, os carros novos têm uma central eletrônica que identifica a temperatura e prepara o carro para funcionar em dias frios. Mas quais são esses tais cuidados? Vamos lá!

 

1. Bateria

Em dias frios, o óleo lubrificante do motor tende a ficar mais viscoso e com mais dificuldade para dilatar, passando a exigir mais da bateria no momento da partida no carro. Tal esforço pode esgotar mais facilmente a carga, ocasionando um problema. Além disso, para a bateria funcionar, dentro dela, é necessária uma reação química que forneça energia. Sob temperaturas baixas, essa reação demora mais a acontecer, o que ficou popularizado como “bateria arriada”.

 

Até mesmo o combustível demora mais a vaporizar em dias frios, condição em que a bateria é mais exigida. Por isso, para evitar problemas, a manutenção preventiva sempre será a melhor pedida.

 

3. Tanquinho

Como se ouve muito falar por aí, carro de motor abastecido a etanol pode demorar um pouco mais a pegar durante o período frio. Isso acontece porque o etanol demora mais a esquentar do que a gasolina. Assim, alguns carros flex têm um equipamento conhecido como tanquinho, um reservatório de gasolina próximo ao motor. Quando a temperatura está abaixo dos 15 graus, esse sistema é acionado, ajudando a dar a partida no veículo.

 

Até aí tudo bem, mas como boa parte do Brasil passa mais da metade do ano sob temperaturas mais altas, os cuidados com esse equipamento acabam sendo negligenciados. E aí, na hora em que precisa do tanquinho, a gasolina já pode ter secado, deixando você na mão. Portanto, lembre-se de limpá-lo e de trocar a gasolina do reservatório pelo menos uma vez por ano — e, principalmente, antes de o inverno chegar.

 

Os carros mais novos não costumam ter tanquinho, porque possuem sistemas de partida a frio. Estes aquecem os bicos injetores, que facilitam a vaporização do etanol. Mas se você tem um carro flex e abastece com etanol, coloque um pouco de gasolina no tanque de combustível para ajudar o seu carro durante o frio.

 

3. Fluido do radiador

No geral, para o radiador funcionar corretamente, é importante que a mistura seja composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etilenoglicol. Nessa proporção, ele consegue modificar o ponto de congelamento e de ebulição da água, evitando que ela congele ou ferva. Muitas pessoas insistem em usar a água da torneira no radiador. Não faça isso, especialmente em dias frios.

 

 

4. Ar-condicionado

“Mas eu não vou usar o ar-condicionado no frio.” A gente imagina que não, mas esse sistema precisa de constante lubrificação para funcionar perfeitamente. E para isso acontecer, ele tem que estar ligado, não todo dia, não durante o inverno inteiro, mas por alguns minutinhos três vezes por semana, em média. Assim, suas peças continuarão funcionando e estarão sempre lubrificadas.

 

5. Equipamentos eletrônicos

Como estamos vendo, as temperaturas baixas fazem com que vários processos necessários para o carro funcionar se deem com maior dificuldade. E como tudo isso já exige bastante dele, não o sobrecarregue. Ajude seu carro, evitando dar a partida enquanto os equipamentos elétricos — luzes internas, som automotivo, faróis, ar-condicionado — estiverem ligados.

 

É possível evitar que tudo isso aconteça?

Nem sempre, mas a manutenção pode te ajudar a se livrar de algumas situações complicadas. E ela se faz ainda mais necessária em dias frios. Só assim será possível identificar algum problema na bateria, no tanquinho, no sistema de partida, no correto funcionamento do ar-condicionado, entre muitas outras coisas.

 

Temos uma boa solução!

Uma das maiores vantagens de contar com um carro por assinatura é não ter dor de cabeça com a manutenção, além da segurança de ter especialistas à disposição para resolver qualquer emergência, com atendimento 24h

Com Meoo, você tem carro zero sem os custos de compra, e não precisa se preocupar com documentação, emplacamento, IPVA nem burocracias. Isso mesmo!