Fique atento aos sinais que o seu carro dá de quando trocar o pneu.
Não tem como bater o martelo e afirmar quanto tempo dura e quando trocar o pneu. Uma combinação de vários fatores deve ser analisada para se dizer isso: escultura, hábitos do motorista, clima, condição da via e, claro, o cuidado do usuário com os pneus.
Muitos fabricantes indicam que, a partir de cinco anos de uso, os pneus devem passar por uma inspeção profissional pelo menos uma vez por ano. A marca Michelin, por exemplo, recomenda que, se não tiver sido feita a reposição dez anos após a data de fabricação, troque-os por pneus novos, por precaução, mesmo que o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido. Ah, isso também se aplica aos estepes.
O que danifica os pneus do carro?
É importante saber que todo motorista deve dar a devida atenção a fatores como calibragem dos pneus, alinhamento, desgaste da banda de rodagem, além de outros aspectos, para aumentar a vida útil do pneu. Mas o que muita gente quer saber é: o que danifica os pneus? A gente conta pra você.
Existem os fatores físicos, resumidos em idade, desgaste e danos. Há também as condições viárias, que são os buracos, obstáculos, meios-fios, objetos pontiagudos e quebra-molas (lombadas de redução de velocidade).
O clima também deve ser observado – fatores como temperatura extrema (chuva forte, neve e gelo) e até raios solares e ozônio intensos. Óleo, graxa e produtos químicos nas ruas também podem prejudicar a vida útil do pneu.
Seus hábitos como motorista podem danificar os pneus
Muita gente não sabe, mas o excesso de velocidade é inimigo de pneus bem conservados. Arranques rápidos e frenagens de emergência podem danificar muito a integridade dos pneus. Deve-se evitar também a circulação em vias malconservadas.
A não observação de alterações de ruído e vibração, e a falta de consulta a um profissional quando dessas mudanças, também representa risco.
É contraindicado a mistura de tipos de pneu, assim como o uso de rodas e aros de tamanhos incompatíveis. A instalação de pneus que não possuam índice de capacidade de velocidade e carga ao menos igual ou superior ao índice originalmente especificado pelo fabricante do veículo é mais um dos fatores que podem afetar a integridade do pneu do seu carro.
Como eu faço para verificar a vida útil dos pneus?
Quer identificar a vida útil dos pneus de um jeito seguro e fácil? Então basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator, o TWI.
Sabe aqueles ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus? Eles têm exato 1,6mm de profundidade, e funcionam como um indicador de desgaste. Se o pneu já encostou no TWI, então chegou a hora de trocá-lo. E não tem pra onde correr. O descuido com esses detalhes gera multa e registro de infração na carteira, além de oferecer risco à segurança também das outras pessoas.
Mas onde posso ver a data de fabricação?
Basta observar a banda lateral do pneu e encontrar onde estão gravadas as suas características, como medidas, capacidade de carga e velocidade máxima. Entre elas, encontra-se um número de série composto de 11 dígitos e a palavra “DOT”. Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu (dois dígitos para a semana, e dois para o ano). Ou seja, se o seu pneu tiver a numeração “0921” significa que foi produzido na nona semana de 2021.
Em seguida, para fazer o cálculo e encontrar o prazo de validade do produto, é só somar mais cinco anos. A regra da validade é principalmente para o estepe. Sendo utilizado ou não, ele deve ser trocado de cinco em cinco anos, pelo menos. E é preciso checar periodicamente como ele está para calibrá-lo, sobretudo antes de longas viagens. Não se esqueça, viu?
Tá na dúvida? Busque um profissional
Os pneus do carro são uma parte muito importante do veículo. Então, se estiver com dúvida, procure um profissional. Contar com a sorte ou arriscar na estrada pode ser muito perigoso. Com Localiza Meoo, você nem precisa se preocupar com isso. Na sua assinatura, está incluída assistência 24h e manutenção completa do seu carro.
Quer saber mais sobre o carro por assinatura e dar adeus às preocupações? Vem de Meoo. Se você gostou desse conteúdo, leia os outros temas, ali do lado, em “posts relacionados”, e não esqueça de seguir a gente no Instagram e no Facebook.