Se você está planejando viagens de carro pelos próximos meses, saiba que um dos pontos mais importantes dessa atividade de lazer é ter um planejamento. Isso porque você consegue se livrar de surpresas que podem surgir com o seu veículo e curtir o tão esperado passeio.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo repleto de dicas que vão te ajudar na sua viagem, com informações desde a revisão do carro até a seleção da playlist perfeita. Veja!

1. Faça a revisão preventiva no carro 

O planejamento da sua viagem de carro deve ter como prioridade a revisão preventiva do veículo. É fundamental realizar uma vistoria completa do carro para garantir segurança durante o trajeto. Esse tipo de revisão abrange diversos aspectos, a fim de assegurar o pleno funcionamento do veículo. 

Esse tempo investido não apenas previne contratempos mecânicos indesejados, mas também proporciona uma jornada mais tranquila, permitindo que você aproveite ao máximo cada quilômetro da estrada com confiança. Veja o que verificar no carro antes de viajar!

  • Óleo do motor: troque e certifique-se do nível;
  • Freios: garanta que estejam funcionando corretamente;
  • Pneus e estepe: verifique a pressão e condição dos pneus, se é preciso trocá-los;
  • Fluidos: confira os níveis de fluidos do freio, direção e arrefecimento;
  • Sistema elétrico: teste a bateria, as luzes e as palhetas do para-brisa;
  • Documentação do carro;
  • Balanceamento e alinhamento do veículo;
  • Ferramentas e acessórios: verifique o triângulo, o macaco, a chave e o extintor.

2. Define o seu roteiro

Definir o roteiro até o destino final é outro passo importante para planejar uma viagem de carro. Destaque os destinos e paradas ao longo do caminho. Considere a distância entre os pontos, escolha de estradas com belas paisagens e atrações locais que deseja visitar. Flexibilidade é essencial, mas ter um roteiro básico ajuda a manter o foco durante a viagem.

Importante: se você possui carro elétrico, é importante incluir roteiros que possuam pontos de recarga. 

3. Planeje a sua média de gastos com combustível e pedágios  

Calcular previamente a distância total do percurso e considerar os preços médios de combustível ao longo da rota é outro ponto de atenção ao planejar uma viagem de carro. Dessa forma, você tem a capacidade de estimar com precisão os custos associados ao abastecimento, seja ele feito com álcool ou gasolina.

Além disso, a antecipação dos valores dos pedágios contribui para um planejamento financeiro mais eficiente, evitando surpresas desagradáveis ao longo do caminho. Com essa abordagem, você não apenas otimiza as suas despesas, mas também mantém o controle sobre o orçamento da viagem.

👀 Veja 5 dicas para economizar combustível

4. Verifique a documentação do carro

Certifique-se de que todos os documentos do veículo estejam regularizados antes de iniciar a viagem. Esse procedimento abrange a verificação do licenciamento, IPVA e, quando necessário, a realização da inspeção veicular. 

Garantir que toda a documentação esteja em conformidade não apenas atesta a legalidade do carro, mas também previne potenciais complicações durante a jornada. O licenciamento atualizado assegura que o veículo está dentro das exigências e normas de trânsito, enquanto o pagamento do IPVA evita possíveis transtornos legais.

Ao manter toda a documentação em dia, você assegura uma viagem mais tranquila e alinhada com as regulamentações vigentes.

5. Prepare uma playlist para viajar  

Você também tem paixão por música? Então, antes de sair, a melhor coisa a se fazer é separar uma playlist bem animada para tornar a sua experiência de viagem ainda mais completa. Faça uma curadoria com sucessos que todos os passageiros conheçam e curtam. 

Escolha músicas que combinem com o cenário e o clima da estrada, proporcionando uma trilha sonora única para a sua jornada. Caso o tempo seja curto para isso, existem playlists específicas para viagens de carro em plataformas de streaming de áudio. Escolha a que mais tem a ver com seu estilo e boa viagem!

6. Utilize aplicativos e mapas para ajudar 

Provavelmente, os aplicativos já fazem parte da sua rotina, não é mesmo? Claro que não é diferente na hora de planejar uma viagem. Muitos deles facilitam na hora de traçar a rota para o seu destino. Veja quais são os melhores aplicativos para viagem de carro que separamos!

Waze 

O Waze é uma ferramenta valiosa para informações em tempo real sobre o trânsito, acidentes e melhores rotas. Mantenha-o atualizado para aproveitar ao máximo os seus recursos.

Rotas Brasil 

Esse aplicativo fornece informações detalhadas sobre rotas, pontos turísticos e condições das estradas no Brasil. É uma excelente ferramenta para complementar o seu planejamento.

Sem Parar  

Para facilitar os pagamentos do pedágio, o Sem Parar é uma opção prática. Além disso, ele oferece informações sobre postos de combustível e serviços ao longo da estrada.

7. Equipe seu carro  

Além dos itens obrigatórios de segurança, é importante incluir alguns extras ao planejar uma viagem de carro. Vale levar lanterna, compressor de ar, auxiliar de partida, kit de primeiros socorros, além de ferramentas que possam auxiliar a resolver pequenos problemas mecânicos, caso seja necessário.

Ah, se for uma viagem em família e as crianças estiverem presentes, lembre-se de levar água, frutas, lanches e sacos de enjoo. Por falar nas crianças, o próximo tópico traz dicas para distração delas.

8. Separe itens de distração para as crianças

Elas não podem ser esquecidas ao planejar uma viagem de carro! As crianças precisam de distração no caminho, afinal, se para os adultos uma viagem pode ser bastante cansativa, para elas é ainda mais.

Caso seja assinante de algum serviço de streaming, vale baixar alguns episódios de desenhos preferidos das crianças e deixá-los prontos para serem assistidos mesmo offline (afinal, o pacote de internet pode acabar ou você pode ficar sem sinal).

Outra alternativa é pesquisar algumas brincadeiras que podem ser feitas no carro, como charadas, karaokê e, claro, levar alguns brinquedos para entretê-las. 

VEJA NOSSOS VEÍCULOS

Leia também:

 

Crédito imagem de capa: iStock.com/andresr