Andar de carro com a criançada é sempre uma grande diversão, seja na hora de curtir o tempo livre nos fins de semana ou durante as atividades diárias. Mas, se tem criança no carro, todo cuidado é necessário e é muito importante entender que é de responsabilidade dos pais e do motorista do veículo transportá-las adequadamente, com segurança, e conforme manda a lei.

Observar cada detalhe é muito importante para fazer um passeio seguro, desde a idade e a altura da criança, até a forma correta de utilizar os equipamentos indicados para mantê-los seguros no interior do veículo. Mas e aí, você já sabe tudo sobre esse tema? Se não sabe, a gente vai te dar umas dicas de ouro agora mesmo.

 

Pra começar, o que diz a lei?

De acordo com a legislação brasileira, os tipos de equipamento são discriminados de acordo com a idade e o peso da criança que vai ser transportada. Os equipamentos e os dispositivos que podem ser utilizados vão desde o bebê conforto, até a cadeirinha e o assento de elevação.

Crianças entre 7 e 10 anos de idade, que ainda não tenham 1,45m de altura, devem ser transportadas utilizando os dispositivos de segurança.

 

Então, como eu devo transportar as crianças?

Pra começar, você deve usar o equipamento adequado para cada faixa etária. E esses equipamentos têm variações bem específicas, de acordo com idade, altura e peso da criança. Abaixo uma listinha pra você entender como funciona.

Bebê conforto: até 1 ano de idade ou até 13 kg, a criança deve ser transportada no bebê conforto, virado sempre de costas para o banco da frente. Dessa forma, os riscos que envolvem ferimentos na cabeça, ou no pescoço, em um impacto nessa posição são menores. O ideal é que ele seja instalado na região central do banco de trás.

Cadeirinha: com idades de 1 ano e um mês a 4 anos, e com pesos que variam entre 9 kg e 18 kg, as crianças devem ser levadas nas cadeirinhas. Nessa situação, os dispositivos devem ser instalados de frente para o banco dianteiro, diferentemente do que ocorre com o bebê conforto.

Assento de elevação: é utilizado para crianças que ainda não atingiram o tamanho suficiente para ajustar o cinto de segurança de forma adequada. Acima de 4 anos de idade, as crianças com pesos que variam entre 18 kg a 36 kg , devem ser transportadas no assento de elevação e com o cinto de segurança presente no veículo.

Banco traseiro: crianças de até 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro e, de acordo com o CONTRAN, recomenda-se que usem o cinto de segurança sem o assento de elevação. No entanto, a altura da criança precisa ser observada: é preciso que ela tenha mais de 1,45 m de altura.

Vai ter que usar a cadeirinha? Então observe esses pontos…

 

As cadeirinhas e demais equipamentos são fundamentais para segurança das crianças no interior dos veículos, mas é sempre muito importante assegurar-se que estejam bem instalados. Às vezes, na pressa, os responsáveis esquecem de afivelar o cinto ou prender bem o dispositivo, o que pode ser um risco. Então, bora prestar atenção, ein?

Tá se sentindo inseguro? Tenha um adulto no banco traseiro!

Se a criança é um pouco mais agitada e você se sente inseguro de deixá-la sozinha no banco de trás, uma boa ideia é levar uma pessoa adulta no banco traseiro sempre que possível. Mesmo que a cadeirinha esteja devidamente instalada e usada adequadamente pela criança, é uma ótima medida para evitar distrações do motorista com a criança que vai viajar no banco traseiro.

Use um tempinho pra orientar a criançada.

Orientar os pequenos pode ser mais desafiador, afinal, eles têm um entendimento diferente sobre regras e ordens dos responsáveis. Uma dica é que após arrumar o dispositivo de segurança, deem algo para que essa criança se distraia. Um brinquedo, uma música, um joguinho ou até um desenho ou filme no tablet/celular.

Quanto as crianças maiores, estas devem receber orientações sobre as regras de segurança dentro do carro, devendo ser informadas que, por exemplo, devemos sempre usar o cinto de segurança durante todo o percurso.

 

 A família tá crescendo? Escolha um carro adequado…

Se a família tá crescendo e você tá precisando de mais espaço, pense bem na hora de trocar o seu carro. Escolher um modelo que ofereça conforto e segurança em uma viagem mais longa é essencial, principalmente se houver crianças. Os modelos mais modernos são equipados com os airbags e o ISOFIX (desde 2020, todos os carros já saem de fábrica com o dispositivo), que facilita muito na hora de instalar um acessório de segurança, como o assento de elevação.

Espaço interno também é algo importante pra ficar de olho. Da mesma forma, o tamanho do porta-malas é também fundamental, o que evita levar bagagens no interior do carro, que podem trazer complicações em uma situação de impacto ou colisão.

E se você não sabia, assinando fica mais simples!

Com o carro por assinatura você consegue escolher uma categoria que tem mais a ver com o seu momento. Do econômico ao premium, você encontra soluções que vão te poupar tempo e dinheiro. Com Localiza Meoo você tem carro zero km, assistência 24h, manutenção e zero dor de cabeça com burocracia. Nossos carros já contam com proteção completa e, se você quiser conhecer, acesse o site.

Se você gostou desse conteúdo, veja mais na aba de sugestões que fica aqui do lado. E claro, segue a gente lá no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades de Localiza Meoo.