Acredite, uma manutenção básica pode te ajudar a economizar um bom dinheiro, além de evitar que você passe por imprevistos em suas viagens. 

Por isso, periodicamente, faça uma revisão do seu carro. Isso é o que chamamos de manutenção preventiva. Além disso, é muito comum fazer esse tipo de cuidado antes de viajar.

A manutenção preventiva veicular é aquela que deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante do veículo. É sempre recomendado dar uma olhada no manual, verificar quando é indicado fazer a troca de óleo ou do filtro, além de outros itens que são bastante importantes para o seu carro. 

Para facilitar, separamos aqui as 10 manutenções que são básicas e que constantemente você deve fazer no seu carro, deixando-o sempre pronto para rodar. Confira!

Troca de óleo e filtro

A troca de óleo é a primeira manutenção que você precisa ficar de olho em seu carro, isso porque problemas no óleo vão impactar diretamente o motor, podendo até superaquecê-lo. 

Basicamente, é o óleo que faz com o que o carro dê partida e que o motor funcione corretamente. Porém, esse item tem um tempo de uso limitado e precisa ser trocado periodicamente.

O mais comum é fazer a troca do óleo a cada 8 ou 10 mil quilômetros rodados. Alguns também costumam fazer a troca do óleo a cada seis meses. Mas a dica é sempre ficar de olho nas indicações do fabricante.

Quando fizer essa manutenção, não deixe de anotar a data da última troca para se lembrar futuramente da última manutenção. E, além do óleo, é muito recomendado fazer a troca do filtro. Geralmente, o filtro pode acabar sendo esquecido, mas o recomendado é trocá-lo junto com o óleo ou a cada duas vezes que o óleo é substituído.

Atenção: quando for trocar o óleo e o filtro, é essencial ficar atento à especificação do fabricante quanto ao tipo correto.

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é o que mantém a temperatura do motor refrigerada. Ele contém uma bomba d’água que precisa ser verificada com frequência, garantindo que não haja resíduos e que as peças não estejam desgastadas.

Em relação à manutenção, não é recomendado fazer qualquer limpeza doméstica nesse item, mas sempre deixar na mão de um profissional. Em casa, é preciso verificar sempre o nível de líquido presente no compartimento. Quando estiver baixo, é recomendado utilizar água desmineralizada ou líquido de arrefecimento, que são próprios para esse sistema. Na falta deles, é comum a utilização de água potável.

Caso perceba que o nível de líquido está diminuindo com com maior frequência, leve o carro para uma oficina mecânica.

Calibragem e estado dos pneus

A calibragem do pneu deve ser feita constantemente. Verifique sempre se está de acordo com as recomendações do fabricante. De modo geral, o recomendado é dar uma olhada no nível do pneu pelo menos uma vez ao mês.

Alinhamento e balanceamento

Ainda falando sobre os pneus, o alinhamento e o balanceamento são bem importantes. Nesse caso, você vai precisar levar o seu carro a uma oficina, porém, essa é uma manutenção de baixo custo e que garante maior tempo de vida útil dos pneus.

Vale destacar que os dois procedimentos precisam ser feitos e um não substitui o outro. O alinhamento é feito com o objetivo de ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que elas fiquem retas e paralelas entre si. Já o balanceamento é feito para garantir que as rodas girem corretamente e sem vibrações.

Suspensão

A suspensão automotiva é basicamente o sistema que estabiliza o carro dos impactos do solo. É formada por um conjunto de peças e é responsável por proporcionar um melhor desempenho do veículo.

Assim como fazer o alinhamento do carro, é sempre importante fazer uma inspeção periódica da suspensão e verificar se não há um desgaste das peças.

Sistema de freio e nível de fluido

É essencial que você faça a manutenção do sistema de freio. Hoje em dia, alguns carros têm um sistema que indica a necessidade de troca das pastilhas, sinalizando um alerta no painel. Mas, de modo geral, é sempre recomendado ficar de olho nas pastilhas para evitar que elas fiquem desgastadas. 

Não é recomendado adicionar mais fluido junto com o antigo. É sempre recomendado substituir totalmente o líquido. Verifique todas as recomendações do fabricante.

Filtro de ar do motor

O filtro de ar pode ser, muitas vezes, esquecido. Mas é essencial fazer a manutenção desse item, porque ele afeta diretamente a sua saúde, principalmente para quem costuma utilizar o carro com os vidros fechados.

Verificação da bateria

Verifique se os cabos da bateria estão limpos e fixados corretamente. É recomendado conferir pelo menos uma vez ao ano se o sistema de carga está funcionando corretamente. Pesquise as orientações no manual do fabricante.

Troca de velas de ignição

As velas são responsáveis pela movimentação do carro. A vela de ignição faz uma mistura de ar/combustível, movimentando o pistão para o carro funcionar. 

Caso você perceba que o carro está com um maior consumo de combustível, que ele está demorando para responder à partida ou que a marcha está desregulada, pode ser algum sinal de problema na vela de ignição. 

O recomendado é fazer a troca da vela periodicamente, de acordo com as recomendações do manual do carro.

Verificação do farol e das lanternas

Por último, é também indicado fazer uma revisão técnica para chegar à regulagem dos faróis. Ao longo do tempo, os faróis perdem a regulagem devido à vibração do carro causada pelas irregularidades das pistas. 

Para verificar rapidamente se os faróis estão desregulados, estacione o carro em frente a uma parede lisa e ligue os faróis dianteiros. Caso perceba que a luz não está em linha reta, é necessário ajustar os parafusos dos faróis.

É recomendado fazer a substituição das lâmpadas a cada 50 mil quilômetros rodados ou de acordo com as recomendações de fábrica.

Já ouviu falar sobre carro por assinatura? Conheça Localiza Meoo

Localiza Meoo é a opção perfeita para quem deseja aproveitar as vantagens do carro por assinatura. Com essa opção, além de ter um carro zero quilômetro, você não terá dor de cabeça, pois as manutenções preventivas e corretivas já são inclusas no contrato. Saiba mais sobre as categorias de carros por assinatura.