Entenda como funciona o carro elétrico e autonomia que ele oferece
Os veículos elétricos têm surpreendido cada dia mais. Com uma evolução incrivelmente rápida, que promove o surgimento de novas tecnologias em tempo recorde, é claro que o resultado não poderia ser outro: o sucesso!
Entretanto, algumas dúvidas são comuns: será que os modelos também vão longe pelas estradas? Qual é a autonomia de um carro elétrico? É o que você vai ficar sabendo agora!
Qual é a autonomia média de um carro elétrico?
Os veículos movidos a combustão criaram um hábito para os brasileiros: calcular a autonomia baseada em “quantos quilômetros por litro” o automóvel é capaz de fazer. Essa é uma referência tanto de economia como de quanto será preciso abastecer para chegar ao destino. Porém, isso muda quando o assunto é autonomia de carros elétricos.
Existem diversas categorias para os mais variados perfis de condutores. Portanto, a autonomia pode ir de 100 até 500 km com apenas uma recarga. A capacidade das baterias dos veículos elétricos comercializados no Brasil atende, na maioria, às necessidades diárias de locomoção.
Como calcular a autonomia de um veículo elétrico?
Os carros elétricos possuem computadores de bordo modernos e painéis com informações importantes, entre elas, a autonomia do veículo e a porcentagem de bateria disponível. Entretanto, é possível calcular o consumo do automóvel elétrico com base na sua autonomia.
As métricas de consumo dos carros elétricos são diferentes, utilizando como medida o kWh. Por exemplo, se o seu veículo possui consumo médio de 15 kWh a cada 100 km, é só fazer o seguinte cálculo: 15 kWh / 100 km. O resultado é de 0,15 kWh. Ou seja, existe um consumo de 0,15 kWh a cada quilômetro percorrido.
Dessa forma, dá para saber qual é a autonomia de um carro elétrico de acordo com a capacidade da bateria e com o consumo por KM percorrido.
Leia também: como funciona um carro elétrico?
Quais são os fatores que influenciam a autonomia do carro elétrico?
Alguns fatores podem influenciar na autonomia de um veículo elétrico. A relação é bem parecida com a questão do consumo de gasolina nos carros a combustão. Veja:
- capacidade da bateria;
- eficiência do motor;
- hábitos de direção, como aceleração, velocidade e uso do ar-condicionado;
- peso do veículo;
- aerodinâmica;
- sistema de recuperação de energia, entre outros.
Carros elétricos com maior autonomia
Fique de olho na lista dos 10 veículos elétricos com maior autonomia no Brasil. Olhe e escolha o seu:
- BMW IX xDrive 50: 528 km;
- BMW i7 xDrive 60: 479 km;
- BMW IX M60: 431 km;
- BMW i4 40: 422 km;
- Mercedes-Benz EQS 450: 411 km;
- Volvo C40 6: 385 km;
- BMW iX3: 381 km;
- Mercedes-Benz EQS 53: 373 km;
- BYD Seal: 372 km;
- Volkswagen ID.4: 370 km.
Agora que você já sabe tudo sobre a autonomia, é hora de descobrir como carregar o carro elétrico. Explore esse e outros assuntos em nosso blog!