Sem gerar poluentes, com motor mais eficiente, silencioso, condução fácil, assim como a manutenção, os carros elétricos estão em alta. Segundo uma pesquisa encomendada pela Tupinambá Energia, 58% dos brasileiros têm interesse em adquirir um veículo movido a eletricidade, seja ele próprio ou por locação. Com um número crescente de opções no mercado, uma dúvida que surge é se vale a pena ter um carro elétrico por assinatura.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você esclarecer todas as suas dúvidas sobre a assinatura e, claro, os modelos elétricos que você pode adquirir. Veja!

Afinal, carro elétrico por assinatura vale a pena?

Ter a assinatura une o melhor de dois mundos: a economia de ter um veículo com grande autonomia, mediante a recarga que representa pouco na conta de luz, e ter um carro 0 km na garagem sem ter que custear entrada, juros e encargos. 

A assinatura ainda facilita a rotina de quem tem pouco tempo para resolver os impasses do cotidiano. A mensalidade já inclui assistência, manutenção preventiva e corretiva, revisão, emplacamento, IPVA, gestão de multas e documentação (sim, toda aquela parte burocrática do Detran).

Quem opta por essa opção também não precisa se preocupar com duas grandes dores de cabeças de donos de veículos: a depreciação (desvalorização) e a venda, afinal, ao término do contrato, é possível realizar a substituição por outro veículo novo. Todos os trâmites são resolvidos pela assistência da empresa locadora. 

Quer saber mais? Veja o conteúdo “Carro por assinatura compensa?”.

Como funcionam os planos de assinatura de carros elétricos? Quais são os custos envolvidos? 

Ter seu carro elétrico por assinatura funciona de forma similar com as já tradicionais assinaturas de veículos com motores à combustão. Você obtém as mesmas vantagens, assistência, proteção e outros benefícios da modalidade.

O principal custo envolvido ao ter o seu elétrico por assinatura é a mensalidade. Além disso, despesas com recarga são por conta do usuário, já as manutenções e reparos previstos em contrato não possuem cobrança adicional.

Alguns casos específicos, em que há o mau uso, tarifas podem ser cobradas separadamente. A dica é: sempre consulte o contrato ou peça ajuda ao seu consultor para entender melhor.

Modelos de carros elétricos por assinatura disponíveis em Meoo 

Os veículos elétricos já são uma realidade no Brasil e, claro, estão disponíveis para a assinatura com Localiza Meoo. Selecionamos os melhores modelos no mercado para que a sua experiência seja a melhor. Veja!

BYD Han 100KW Han EV 

Design elegante e um desempenho formidável: assim podemos definir o BYD Han 100 kW Han EV. O mais vendido da BYD une o luxo e a esportividade para que a sua experiência de dirigir seja elevada ao mais alto nível. 

O motor 100% elétrico tem autonomia de 500 km e para que a recarga não seja uma preocupação, a bateria vai de 30% a 80% em apenas 30 minutos. Incrível, não é? 

Carro elétrico BYD Han

#DicaMeoo: conheça também o Kwid por assinatura.

BYD Tan 110KW Tan EV 

Tem amante de SUV aí? O BYD Tan é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares, comercializado no Brasil. Com um espaço gigante para levar toda a família, ele ainda permite rebater os bancos traseiros para liberar um espaço de 1.655 litros para cargas. 

Potência? Claro que tem! São 517 cavalos no motor que vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e autonomia de 730 km. Sua experiência será incrível!

Carro elétrico BYD Tan

BYD Dolphin 44KW 

Ele é o novo queridinho dos elétricos. Se você ainda não encontrou um desses pela rua, com certeza irá ver em algum momento. O BYD Dolphin 44KW une o compacto e o espaçoso, além de ter um design exclusivo e encantador. 

Dotado de muita tecnologia, ele tem autonomia de 291 km e, de acordo com o INMETRO, é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, aproveitando ao máximo a capacidade da bateria. Para recarregar, em 25 minutos, é possível ter 80% de bateria.

Saiba mais sobre outros modelos BYD por assinatura.

Volvo XC 40 78KW 

Apesar de ser discreto e com motor silencioso (como todo carro elétrico), o Volvo XC 40 nunca passa despercebido! Se você gosta de SUV, luxo, segurança e tecnologia, esta é a escolha certa!

Ele tem 367 km de autonomia, capacidade de carregamento rápido, com 10-80% em apenas 28 minutos e, claro, todo o peso da tradição da montadora sueca Volvo.

👀 Veja todos os carros elétricos disponíveis para assinatura!

Crescimento do mercado de elétricos por assinatura 

Com foco na redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, tanto montadoras quanto locadoras têm focado, respectivamente, na produção e locação de veículos elétricos. A União Europeia aprovou o fim dos motores a combustão até 2035, por isso, há uma corrida dos fabricantes europeus para desenvolvê-los e colocá-los no mercado.

Uma estimativa feita pelo ICCT (The International Council on Clean Transportation — Conselho Internacional do Transporte Limpo) revelou que, para respeitar as metas de redução na emissão de poluentes, tratadas no Acordo de Paris, será necessário reduzir em 40% a queima de combustíveis fósseis entre 2020 e 2030, e em 80% entre 2030 e 2050.

A busca por modelos elétricos demonstra um cenário otimista. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), divulgado pela Auto Esporte, entre janeiro e dezembro de 2023, foram 19.310 veículos elétricos vendidos no país. Os dados mostram uma alta de 56,2% se comparamos com o mesmo período de 2022. 

Entenda como funciona o carro elétrico 

Antes de escolher qual será o seu carro elétrico por assinatura, que tal entender melhor como esses modelos funcionam?

Os veículos elétricos possuem um sistema muito eficiente. A energia é armazenada em baterias, como no caso dos notebooks. A eletricidade é enviada para os motores elétricos, que são responsáveis pela movimentação das rodas.

Quando o carro precisa de recarga, conecta-se a uma fonte de eletricidade, como uma tomada ou estação de carga rápida. Esse processo elimina a necessidade de combustíveis fósseis.

Outro diferencial dos veículos elétricos é que, ao frear, os motores agem como geradores, convertendo a energia cinética de volta em eletricidade, recarregando a bateria. 

Qual a diferença entre carro elétrico e híbrido? 

Carros elétricos são movidos totalmente por motores elétricos, usando apenas baterias recarregáveis. Já os híbridos combinam motores a combustão interna com motores elétricos, podendo alternar entre os dois. 

Qual a diferença entre carro elétrico e a combustão? 

Basicamente, a principal diferença está diretamente ligada à fonte de energia que faz o veículo andar. Os carros elétricos funcionam por meio de baterias recarregáveis, eliminando o uso de combustíveis fósseis. Em contrapartida, veículos à combustão dependem de gasolina ou diesel para alimentar os motores.

O que considerar sobre a infraestrutura de carregamento para ter um carro por assinatura? 

Antes de ter o seu carro elétrico por assinatura, é importante se atentar a alguns pontos. Afinal, para recarregar as baterias do seu novo meio de transporte, é necessária uma infraestrutura. Mas não se preocupe! Não é nada fora do seu alcance.

Estacionamentos, shoppings, paradas, e até em postos de gasolina já é possível recarregar o seu carro elétrico. 

Entre alguns modelos de carregadores, existem os portáteis, que podem ser ligados em tomadas comuns. Mas lembre-se: caso você prefira fazer isso no conforto de casa, a capacidade de tensão e a corrente devem suportar o carregamento das baterias do veículo. Na dúvida, consulte um técnico eletricista especialista no assunto.

Carros elétricos por assinatura é com Localiza Meoo!

Viu que ter um carro elétrico por assinatura é só vantagem, não é? Que tal realizar agora essa vontade e sair dirigindo um 0 km? Com Localiza Meoo, você pode!

O processo é fácil, rápido e 100% online. Você ainda pode gerenciar a sua assinatura por meio do aplicativo Meoo

E a economia vai muito além: com o clube de benefícios Tudo Meoo, você tem descontos para lavagem, cashback em tag de pedágio, desconto em estacionamentos, abastecimentos, hospedagens, ingressos e muito mais.

Fazer o bem? Aqui tem também! A parceria com a ONG Gerando Falcões destina parte do valor do seu contrato para o projeto Favela 3D. Demais, não acha? Só Meoo oferece carro por assinatura com muito mais vantagens.

Ficou interessado? Acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores!