Imagine ter o poder de escolha nas suas mãos na hora de abastecer o seu carro? E esse poder indo muito além das opções de álcool ou gasolina? Parece um sonho, não é mesmo? Mas saiba que é realidade! 

Visto como uma solução inovadora, o carro híbrido tem ganhado destaque por ser uma alternativa viável tanto para o meio ambiente quanto economicamente.

São vários tipos que funcionam de diferentes maneiras, mas uma coisa não muda: esse modelo possui um motor elétrico e outro a combustão. Para saber mais sobre esse veículo e como ele funciona, continue a leitura!

O que é um carro híbrido?

Um carro híbrido é um veículo que utiliza duas fontes diferentes de energia para locomoção: motores a combustão (gasolina, etanol ou diesel) e eletricidade. Essa combinação permite vantagens, como autonomia e facilidade de abastecimento dos combustíveis fósseis, enquanto a eletricidade é armazenada em uma bateria. 

Existem diferentes tipos de carros híbridos, como híbridos leves, híbridos convencionais e híbridos plug-in. Esses veículos proporcionam benefícios como praticidade e conforto, aproveitando o melhor de cada sistema de motorização. 

Claro que a escolha entre os modelos deve ser feita considerando as necessidades da sua rotina e, também, as características de cada categoria.

Como funciona o carro híbrido?

Os carros híbridos funcionam com dois motores: um elétrico e outro movido a combustão (gasolina, etanol ou diesel). Enquanto o motor elétrico é ideal para baixas velocidades e arranques, o motor a combustão entra em ação em situações de alta demanda de potência

Entretanto, em outros modelos, quando a bateria elétrica está baixa, o motor a combustão entra em ação, ou há a opção de alternar entre eles. 

O motor elétrico é responsável por iniciar o movimento do veículo, mas sua autonomia puramente elétrica é limitada. O gerador converte a energia cinética do motor a combustão em eletricidade, especialmente durante as frenagens.

Existem diferentes métodos de recarga das baterias, como a frenagem regenerativa e o plug-in.

Essa integração entre os motores permite uma maior eficiência energética e a redução de emissões de gases poluentes, tornando os carros híbridos uma opção sustentável e econômica para o transporte dos dias atuais.

Como é o sistema híbrido flex?

Um carro híbrido flex possui a capacidade de utilizar tanto etanol quanto gasolina no motor à combustão, oferecendo versatilidade com três fontes de energia. Os motores elétricos e a combustão alternam o funcionamento dependendo do uso.

Esse modelo se destaca pela redução de emissões de gases do efeito estufa, sendo uma opção ambientalmente amigável. 

Em situações de condução urbana, o motor elétrico, com emissões zero, é acionado, contribuindo para a eficiência energética e para a redução de poluentes. Já em viagens mais longas, o motor a combustão assume. Todo o sistema foi pensado para ter uma maior autonomia.

Como se carrega um carro híbrido?

A resposta vai depender do tipo de veículo híbrido que você utiliza. A depender do modelo, é diferente de carregar um carro elétrico. Assim, existem três formas principais de carregar a bateria de um veículo híbrido. Veja quais são!

Frenagem regenerativa

Durante a desaceleração e frenagem, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética de volta em eletricidade para recarregar a bateria.

Motor a combustão

Em determinadas situações, o motor a combustão também pode ser usado para gerar eletricidade e recarregar a bateria quando necessário.

Plug-in

Alguns modelos de carros híbridos têm a opção do sistema plug-in, o que significa que podem ser conectados a uma fonte de alimentação externa para recarregar a bateria de forma mais rápida e eficiente. 

Diferenças dos carros híbridos e a combustão

A forma como funciona o carro híbrido e a combustão possui algumas diferenças significativas dos sistemas de propulsão e eficiência. Enquanto os veículos a combustão operam exclusivamente com motores de combustão interna, seja gasolina, etanol ou diesel, os híbridos combinam motores a combustão com motores elétricos. 

Essa combinação proporciona maior eficiência de combustível nos híbridos, especialmente em condições urbanas, onde o motor elétrico pode ser mais eficaz. Em contraste, os carros a combustão dependem exclusivamente do abastecimento de combustível tradicional.

Diferenças dos carros híbridos e elétricos

O funcionamento dos carros híbridos e elétricos apresenta diferenças notáveis nas formas de propulsão. Enquanto os híbridos combinam motores a combustão interna e elétricos, permitindo o uso de combustíveis tradicionais e eletricidade, os veículos elétricos operam exclusivamente com motores elétricos, utilizando a energia armazenada em baterias recarregáveis. 

Os carros híbridos oferecem maior autonomia, já que podem alternar entre os motores, proporcionando versatilidade. Por outro lado, os elétricos dependem inteiramente da carga das baterias. Ambos modelos desempenham papéis importantes na transição para veículos mais limpos e na sustentabilidade ambiental.

Tipos de carros híbridos

Descubra agora como funciona o carro híbrido em seus mais diversos tipos disponíveis no mercado. Eles foram minuciosamente pensados para diferentes necessidades e perfis de condutores!

Híbridos leves (MHEV)

Os carros híbridos leves funcionam como os modelos convencionais, com uma lógica bem semelhante. Eles operam com motor elétrico em velocidades até 25 km/h. Já em situações que ultrapassem essa aceleração, o motor a combustão começa a agir.

Híbridos convencionais (HEV)

Os carros híbridos convencionais funcionam com dois motores: o convencional e a combustão interna, realizando a alternância entre ambos para a propulsão. Além disso, o motor a combustão roda com álcool ou gasolina. 

Esses modelos também contam com a função de carregamento por regeneração de energia durante as frenagens.

Híbridos Plug-in (PHEV)

O funcionamento dos carros híbridos plug-in possui o diferencial de carregamento da bateria via cabo, como nos veículos elétricos. Isso proporciona uma maior autonomia para a utilização do motor elétrico. Lembrando que nem todos os modelos possuem esse tipo de carregamento, pois a bateria usa outras formas de regeneração.

Full Hybrid

O modelo full hybrid é o que possui uma maior capacidade de operar em modo totalmente elétrico em comparação com outros híbridos. Ele alterna de forma eficiente entre o motor elétrico e o motor a combustão interna, proporcionando uma experiência de condução mais econômica e sustentável.

Para saber mais sobre esses tipos, conheça os modelos de carros híbridos disponíveis em Localiza Meoo!

Vantagens dos carros híbridos

A primeira coisa que se nota quando um carro híbrido passa é, sem dúvida, o design. São modelos recém-chegados ao mercado e que, consequentemente, possuem um visual caprichado e moderno. Mas claro que esses benefícios vão além. 

Conheça as 4 principais vantagens dos veículos híbridos!

1. Economia de combustível

Sim, o carro híbrido é mais econômico! O modelo oferece uma excelente economia de combustível, pois combina o motor elétrico com o de combustão interna. Enquanto você dirige, um sistema inteligente alterna entre os motores conforme necessário, maximizando a eficiência energética. 

Isso resulta em menor consumo de combustível e, consequentemente, em economia financeira para você.

2. Emissões de poluentes reduzidas

Uma das principais vantagens dos carros híbridos é a redução das emissões de gases poluentes. Os motores elétricos produzem menos poluentes em comparação com os motores a combustão interna, especialmente no ambiente urbano. 

Isso contribui significativamente para a preservação do meio ambiente e para a qualidade do ar nas cidades.

3. Tecnologia avançada e conforto

Os carros híbridos, geralmente, vêm equipados com tecnologia avançada e recursos de conforto. Eles podem incluir sistemas de entretenimento de última geração, assistência ao motorista, itens de segurança, bancos aquecidos e outros elementos que aumentam a comodidade durante a experiência de dirigir.

4. Redução de custos operacionais

A eficiência no consumo de combustível e a menor necessidade de manutenção dos sistemas elétricos resultam em redução de custos operacionais a longo prazo. Ao ter um veículo híbrido, você pode usufruir da vantagem de economizar significativamente enquanto estiver com o bem. 

Desvantagens dos carros híbridos

Verdade seja dita, toda situação tem dois lados e, por aqui, também não é diferente: os carros híbridos possuem vantagens e desvantagens. Por isso, vamos mostrar o outro lado. Veja!

Preço inicial mais elevado

Se você optar pela compra, saiba que os carros híbridos tendem a ter um preço inicial mais alto em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustão. Isso se deve aos custos adicionais dos sistemas de propulsão elétrica e das baterias, o que pode desencorajar alguns consumidores. 

Se esse for o seu problema, você pode ter um carro híbrido 0km por assinatura! Com uma mensalidade definida, você desfruta das seguintes vantagens:

  • Possibilidade de ter um 0km na sua garagem a cada renovação de contrato (12 ou 24 meses);
  • Não precisa desembolsar o valor do carro, emplacamento e documentação;
  • IPVA, proteção, revisões e manutenções naturais já incluso na mensalidade.

Manutenção especializada

A manutenção de carros híbridos pode exigir conhecimentos técnicos específicos e peças de reposição mais diferenciadas, o que pode resultar em custos mais elevados de manutenção ao longo do tempo. Por ser um veículo recente no mercado, pode ser que nem todas as oficinas mecânicas estejam equipadas para lidar com reparos em sistemas híbridos.

Depreciação potencialmente maior

Embora a eficiência energética seja uma vantagem, a rápida evolução da tecnologia pode contribuir para uma depreciação mais acentuada dos veículos híbridos em comparação com os modelos convencionais. Para fugir dessa dor de cabeça, muitos motoristas recorrem aos carros híbridos por assinatura, dessa forma, não ficam com esse prejuízo.

É importante que você conheça as vantagens e desvantagens dos veículos híbridos para colocar na balança todos os pontos na hora de escolher o seu. Ou então, optar por outro tipo mais conectado com a sua necessidade, como, talvez, os carros elétricos.

Qual o cenário do carro híbrido no Brasil?

As montadoras têm apostado nos carros híbridos, assim como nos elétricos. A GM Motors, proprietária da Chevrolet, admite uma transição com veículos híbridos no Brasil, não descartando também a produção local. 

Outros grandes nomes do mercado, como Stellantis, Volkswagen, Nissan, Renault e Toyota, já anunciaram lançamentos de modelos híbridos e híbridos-plug-in a partir de 2024.

É vantajoso ter um carro híbrido?

Apesar dos carros híbridos terem vantagens e desvantagens, os benefícios de ter um desses na garagem falam mais alto. Portanto, ter um veículo híbrido pode ser vantajoso para quem busca eficiência energética e menor impacto ambiental. 

Com a capacidade de alternar entre motores elétricos e a combustão, esses carros oferecem economia de combustível e emissões reduzidas. Além disso, em áreas urbanas, o modo elétrico permite uma condução silenciosa e livre de poluição local.

Carro por assinatura: o novo jeito de ter um híbrido 0 km na sua garagem!

Já escolheu o híbrido que melhor se encaixa ao seu estilo e a sua rotina? Viu que as possibilidades são inúmeras, né? E que tal ter o seu sem muito investimento e com manutenção, revisão e proteção garantida? Com Localiza Meoo, isso e muito mais é possível!

Meoo é o novo jeito de ter um 0 km e o seu carro híbrido por assinatura vai com tudo que você precisa: documentação, emplacamento, IPVA, assistência e muito mais. Tudo com uma mensalidade que cabe no seu bolso! 

Entre em contato!