Sente dores ou desconfortos depois de dirigir? Saiba como ajustar o banco do motorista e resolva essa situação!
Descubra a posição ideal para dirigir sem descer do carro sentindo dores ou desconforto.
Dirigir pode ser muito cansativo. Além de exigir bastante atenção, ficar muito tempo sentado tem impactos no corpo, que pode ficar dolorido, mas a boa notícia é que é possível diminuir esse desconforto, e talvez até eliminá-lo, se você souber como regular o banco do motorista corretamente.
Você com certeza já viu essas informações na autoescola. Mas, no dia a dia, é comum esquecer as orientações, ou até substituí-las por alguns vícios. Por isso, vamos te relembrar a posição certa e te dar algumas dicas para encontrá-la ao entrar no carro.
Acompanhe!
Altura do banco: mantenha olhos na linha da estrada
A altura correta do banco do motorista permite manter o pescoço reto e os olhos, na linha da estrada. Assim, ao ajustar o banco, fique atento à posição do seu pescoço.
Caso o banco esteja baixo demais, você vai precisar olhar para cima para ver pelo para-brisas, causando dor no pescoço e nos ombros. Também é muito provável que sinta dores na lombar (a parte debaixo da coluna), graças à falta de apoio para as coxas e o quadril.
Já se o banco estiver muito alto, você precisará olhar para baixo, como se estivesse numa boleia de caminhão. Isso também causará dor no pescoço e ombros. Já as pernas irão sentir pressão excessiva, prejudicando a circulação de sangue.
Como regular a altura do banco do motorista?
A maneira de ajustar a altura do banco depende do modelo do carro. Porém, de modo geral, procure por uma alavanca na lateral do assento, sempre do lado da porta. Ou seja: no lado esquerdo do banco do motorista e no direito, do passageiro.
Distância: use a embreagem como referência
Saber como regular o banco do motorista em relação à distância é fundamental para uma direção confortável.
Afinal, se estiver muito perto, você sentirá tensão nas pernas pela falta de apoio na parte debaixo do assento. Já se estiver muito longe, a força necessária para apertar os pedais te fará se cansar muito rápido.
Assim, a distância correta do banco do motorista é aquela em que você consegue apertar o pedal da embreagem até o final. Não deve ser preciso fazer força, nem ficar com a perna flexionada.
Por isso, para verificar se a distância está bem regulada, teste apertar a embreagem até o fim. Em carros automáticos, basta afundar o pé no espaço onde estaria o pedal. Se o seu quadril se levantar, é sinal de que o banco está longe demais.
Como regular a distância do banco do motorista
Na maioria dos carros, a distância do banco do motorista pode ser regulada por meio de uma alavanca abaixo do assento. Para ajustar, levante a alavanca, apoie os pés no chão e faça força com as pernas para empurrar ou puxar o banco.
Encosto: mantenha os braços flexionados
Ajustar o encosto do banco do jeito certo pode ser fundamental para evitar acidentes. Isso porque braços esticados ou flexionados demais prejudicam o movimento de virar o volante. Assim, fica mais difícil fazer manobras de emergência.
Para saber se o encosto do banco do motorista está bem regulado, apoie o punho na parte de cima do volante. Seu braço deve ficar levemente flexionado; nem esticado, nem dobrado demais.
Como regular o encosto do banco do motorista
Para ajustar o encosto do banco, procure por uma alavanca do lado direito. Isso vale tanto para o banco do motorista quanto do passageiro. Acione a alavanca para liberar o mecanismo, então empurre o encosto com as costas até a posição correta
Apoio da cabeça: lembre-se de todos os passageiros
O apoio de cabeça deve ser uma preocupação de todos os passageiros, não apenas do motorista. Isso porque, em caso de batidas, ele suaviza o impacto, tanto no banco da frente quanto no banco de trás.
Na hora de fazer o ajuste, lembre-se que o meio do encosto deve ficar na linha dos olhos do condutor ou passageiro. Já a cabeça deve empurrar apenas levemente o encosto, sem ficar pressionada contra ele.
Como regular o apoio da cabeça?
Na maioria dos carros, basta puxar ou empurrar o apoio para cima ou para baixo. Se isso não funcionar, procure um botão na parte debaixo do componente, próximo ao encosto do banco.
Agora que você já sabe como regular o banco do motorista, pode dirigir com mais conforto e segurança. Já está pronto, até mesmo, para encarar uma viagem de carro! Por isso, aproveite também para ler nossas dicas para viajar com segurança em viagens longas.