Já aconteceu com você de o sinal mudar de amarelo para vermelho assim que você passou por ele? Ou, de repente, confundir o limite de velocidade de uma via e só se dar conta quando viu o radar pelo retrovisor? Nesses cenários, o primeiro pensamento costuma ser “Poxa! Como saber se tomei multa?”. 

A dúvida fica ainda maior quando se é motorista de carro por assinatura. Como fica essa situação? Será que você também precisa se preocupar com as multas?

Neste post, vamos explicar como saber se você tomou uma multa e quais são os seus direitos e deveres como motorista de carro por assinatura. Confira! 

Como consultar multas de trânsito? 

Existem várias formas de consultar as multas de trânsito que você recebeu. Veja as principais: 

Pelo site do Detran 

Essa é a forma mais tradicional e acessível de consultar multas. Basta acessar o site do Detran do seu estado e inserir os dados do veículo ou do infrator. Você poderá ver as multas que estão em aberto ou já foram pagas, bem como os detalhes da infração, como data, hora, local e valor. 

Porém, vale atenção a um detalhe: algumas multas Renainf pode não aparecer nessa busca. Isso porque esse tipo de multa é aplicado por outros órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal, e nem sempre é lançado no sistema do Detran. 

Pelo site do Senatran 

O site da Secretaria Nacional de Trânsito, antigo Denatran, também permite consultar multas de trânsito em todo o Brasil. Para isso, é necessário se cadastrar no portal https://gov.br e informar o CPF e a placa do veículo.

Você poderá ver as multas aplicadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, além de outras informações sobre o veículo, como licenciamento e recall. 

Pelo aplicativo do Detran 

A maioria dos Detrans disponibiliza aplicativos para celulares e tablets que permitem consultar multas. Você pode baixar o app do seu estado na loja virtual do seu dispositivo e fazer o login com os mesmos dados do site. Assim, poderá acessar as multas de forma rápida e prática. 

Pelo aplicativo da empresa de carro por assinatura 

Algumas empresas de carro por assinatura oferecem aplicativos que permitem consultar multas. Você pode baixar o app da sua empresa na loja virtual do seu dispositivo e fazer o login com os seus dados. Assim, poderá ver as multas que foram registradas no veículo que você assinou. 

Como funciona a multa para motoristas de carro por assinatura? 

Se você é um motorista de carro por assinatura, também precisa ficar atento às multas de trânsito. Isso porque, em geral, a empresa de carro por assinatura é a responsável por receber as notificações de multas e informar o motorista. 

No entanto, o motorista é o responsável pelo pagamento da multa, mesmo que não tenha sido ele o condutor do veículo no momento da infração. Por isso, é importante que o motorista de carro por assinatura fique atento às notificações da empresa e consulte as multas periodicamente. 

Além disso, o motorista também pode ser responsabilizado pelos pontos na carteira, caso não indique o verdadeiro condutor dentro do prazo estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse caso, ele pode ter a sua CNH suspensa ou cassada, dependendo da gravidade das infrações. 

Como recorrer de uma multa? 

Se você recebeu uma multa e não concorda com ela, você tem o direito de recorrer. Para isso, você deve seguir os seguintes passos: 

Defesa prévia 

Essa é a primeira etapa do recurso. Você deve apresentar a sua defesa prévia ao órgão que aplicou a multa dentro do prazo indicado na notificação. É preciso anexar os documentos que comprovem a sua argumentação, como fotos, vídeos ou testemunhas. 

Primeira instância 

Se a sua defesa prévia for negada, você pode recorrer à primeira instância. Para isso, deve apresentar o seu recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) dentro do prazo indicado na notificação. Nessa etapa, anexe os mesmos documentos da defesa prévia e outros que julgar relevantes. 

Segunda instância 

Caso seu recurso também seja negado na primeira instância, você ainda pode recorrer à segunda instância. Para isso, apresente o seu recurso ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) ou ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife), dependendo do seu estado, dentro do prazo indicado na notificação. Os documentos são os mesmos dos recursos anteriores. 

Lembre-se de que, enquanto o seu recurso estiver em andamento, você não precisa pagar a multa nem ter os pontos na carteira. Porém, se o seu recurso for indeferido em todas as instâncias, será preciso pagar a multa com o acréscimo de juros e ter os pontos na carteira. 

Como você viu, saber se você tomou uma multa é muito importante para evitar problemas com o Detran e com a sua CNH. Além disso, se você é um motorista de carro por assinatura, você também precisa ficar atento às multas, pois elas podem afetar o seu bolso e o seu direito de dirigir. 

Por isso, consulte as multas de trânsito regularmente pelos sites, aplicativos ou outros meios disponíveis. E se você não concordar com alguma multa, recorra dentro dos prazos e com os documentos adequados. 

Gostou deste post? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a saber mais sobre as multas de trânsito! 

Entre em contato!