O carro por assinatura é uma novidade que tem conquistado muitos adeptos no Brasil. Mas, por ser algo novo, é comum que dúvidas apareçam durante o processo de pesquisa. Uma das perguntas mais recorrentes é: como funciona a assinatura de carro em caso de multas

Para responder a essa e outras questões, preparamos este conteúdo. Continue lendo para saber qual é a diferença entre assinar e alugar, como funciona a assinatura de carro e como proceder em caso de multas.

O que é carro por assinatura?

Muitos dos serviços que fazem parte da nossa rotina foram melhorados e adaptados para os dias atuais. Isso foi feito para atender às novas demandas de consumo da sociedade, com mais facilidades, praticidade, preço justo e, consequentemente, maior satisfação dos clientes.

E foi assim que surgiu o carro por assinatura, a reinvenção da maneira de ter um carro 0km, sem ter que arcar com os mesmos custos e a burocracia de uma compra.

Sem complicações, você escolhe o modelo que atende às suas necessidades entre as diversas categorias, a franquia mensal de quilometragem, opta pelo período do contrato, a forma de pagamento e pronto! E mais: na renovação do contrato, você recebe outro veículo novo. 

Agora que você entendeu como funciona a assinatura de carro, vamos explicar algumas diferenças entre assinatura e aluguel.

Diferenças entre carro assinado e alugado

Durante muito tempo, as únicas opções para quem queria um carro era alugar ou comprar. Mas, como mencionamos, hoje também existe a opção do carro por assinatura, um novo modo de ter um veículo à disposição de forma inovadora, econômica e facilitada.

Adquirir um carro por assinatura é como um serviço de aluguel de longo prazo. Geralmente, os contratos têm vencimentos que partem dos 24 meses, chegando até 48 meses. Essa é uma boa alternativa para quem gosta de trocar de veículo frequentemente, pois oferece um carro novo ao fim de cada contrato e ainda evita a desvalorização do bem.

A modalidade também é voltada para pessoas que desejam ter um carro para chamar de seu, mas não querem ou não podem arcar com a entrada e demais custos que envolvem a compra, como os juros de financiamento, IPVA, licenciamento, manutenções, entre outros.

No carro por assinatura, você paga uma parcela mensal fixa que já inclui todos os encargos e serviços, como:

  • manutenções e proteção em caso de acidentes;
  • taxas e impostos do carro;
  • emplacamento e documentação;
  • assistência 24h;
  • carro 0km, prontinho para usar durante o período de contrato.

Já quem precisa de um carro por um curto período, seja para trabalho, seja para viajar, tem o aluguel como uma ótima alternativa. Oferecido em diárias, o serviço atende muito bem demandas rápidas.

Outra necessidade que o aluguel pode suprir é para quem é apaixonado por carros e quer ter a experiência de dirigir diferentes tipos, pois a cada locação é possível escolher um modelo mais adequado para a ocasião. 

Nos dois casos, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, além de contar com proteção veicular, assistência, entre outros benefícios.

Multas em carros alugados: jurisprudência

Quando um carro alugado recebe uma multa de trânsito, a responsabilidade pelo pagamento e pelo recebimento dos pontos que serão descontados na carteira de habilitação (CNH) é de quem estava dirigindo no momento da infração.

O trâmite acontece da seguinte maneira: a locadora é notificada e, em seguida, encaminha a multa ao locatário do veículo para que possa recorrer ou indicar o motorista responsável, pois, em alguns casos, há mais de um condutor no contrato.

É importante atentar às informações que constam na multa: data, horário, local, modelo do veículo e placa. Assim, fica mais fácil saber quem foi o responsável, em caso de contrato com condutor adicional.

Algumas locadoras cobram taxas administrativas e oferecem descontos que dependem da forma de pagamento escolhida.

E as multas em carros assinados, como funcionam?

A gestão das multas já está inclusa quando você assina o carro. Portanto, todo o trâmite administrativo da multa fica por conta da equipe Meoo. Você só precisa indicar o condutor responsável e fazer o pagamento da infração, como combinado no contrato.

Localiza Meoo: carro por assinatura de um jeito acessível

Pensado para quem não quer ou não pode realizar a compra de um carro novo, Localiza Meoo é carro por assinatura para Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ), com a possibilidade de contratação de até dez veículos por um período a partir de 24 meses.

Ou seja: carro zero na garagem, sem burocracias e do seu jeito. Conheça os requisitos para assinar:

  • ter 21 anos completos;
  • possuir carteira de habilitação válida há, pelo menos, um ano;
  • ser aprovado na análise financeira;
  • morar em uma cidade atendida por Localiza Meoo.

Os clientes Meoo têm acesso ao clube de benefícios Tudo Meoo, com vantagens para aproveitar todos os dias. São descontos em estacionamentos de aeroportos, cashback em tag de pedágio, hotéis e muito mais.

Além disso, ao assinar um carro Meoo, você contribui para a educação de jovens. A ONG Gerando Falcões recebe parte do valor do seu contrato e destina para o combate à pobreza a partir do desenvolvimento de programas sociais e econômicos que geram impacto positivo para as comunidades carentes.

E tem mais: Meoo é um produto do Grupo Localiza, marca que você já conhece e confia. Tenha uma rede com milhares de fornecedores especializados em manutenções para facilitar seu dia a dia na hora de procurar oficinas com serviços de qualidade, sem se preocupar em pagar nada além da mensalidade.

Fale com um dos nossos consultores, encontre o plano ideal para você e saia dirigindo sem se preocupar com revisão, impostos, cobertura e toda aquela burocracia que toma seu tempo!