O que é IPVA? 

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é cobrado anualmente dos proprietários de carros, motos, caminhões e outros veículos. O pagamento do IPVA é obrigatório para todos os proprietários de veículos e, se não for feito, pode gerar multas, juros e até a apreensão do veículo. 

Por isso, se você tem um carro próprio, confira as informações a seguir para mantê-lo regularizado. E, se quer ficar livre do IPVA e de outras burocracias, não deixe de conhecer a opção de carro por assinatura com Localiza Meoo 

Como pagar o IPVA 2024 no PI? 

É muito simples pagar o IPVA 2024 no estado do Piauí. Para isso, basta seguir os passos abaixo: 

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ); 
  2. No site inicial, desça a tela até achar a opção IPVA > Pagar o IPVA; 
  3. Preencha o formulário com a placa e o número do Renavam do veículo, marque a caixa “Sou humano” e clique em “Consultar”; 
  4. Gere o documento de arrecadação (DAR) do IPVA e aguarde a confirmação dos dados para a emissão do boleto. 

Depois, é só fazer o pagamento do boleto como achar melhor. Vale lembrar que, pagando em cota única até 10 de fevereiro, você ganha um desconto de 10% sobre o valor total. 

Como pagar o IPVA atrasado? 

O passo a passo para pagar o IPVA atrasado não varia muito para quem faz o pagamento em dia. A principal diferença é que, caso você não tenha quitado o imposto dentro do prazo, precisará arcar com multas e juros. 

Para verificar a situação, acesse o site da Secretaria da Fazenda, procure pela opção de consultar IPVA e emita o documento de arrecadação para fazer o pagamento.  

Como consultar o IPVA no PI? 

Consultar o IPVA no Piauí é muito simples: basta acessar a ferramenta de consulta no site da Secretaria da Fazenda do estado e informar a placa e o Renavam. 

Agora, se já for cliente Meoo, não precisa se preocupar com isso, pois o IPVA é por nossa conta! 

Qual o valor do IPVA 2024 no Piauí? 

A alíquota do IPVA no Piauí em 2024 ficou da seguinte maneira: 

  • Carros passeio: 3% 
  • Caminhonetes e utilitários: 3% 
  • Motocicletas: 2% 

Lembrando que o cálculo é feito multiplicando a alíquota pelo valor venal do veículo. Assim, um carro de passeio cujo valor venal seja de R$50.000 teria o seu valor multiplicado por 0,03 (3% em formato decimal), resultando em R$1.500 de IPVA em 2024.