Aprenda a consultar o seu IPVA, pagar o imposto facilmente e saiba quais são os benefícios de mantê-lo em dia
Anualmente, os donos de carros devem realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse é um imposto estadual e, para consultá-lo, é necessário acessar os sites ou outros meios utilizados pelo Detran, ou pela Secretaria da Fazenda do seu estado.
O custo do IPVA varia de 1% a 6% do preço do carro, mas também há casos em que os donos estão dispensados desse pagamento. A seguir, conheça todas as formas de consultar o IPVA do seu veículo, como pagar o imposto e se você tem direito à isenção do tributo!
Como consultar o IPVA online?
Como comentamos, a forma mais comum de buscar pelo IPVA é acessando o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado, ou Distrito Federal. Em cada um deles, há uma página específica em que são exibidos os débitos do carro, incluindo o desse imposto.
Confira, a seguir, o passo a passo para consulta em cada um dos sites oficiais!
Pelo site do Detran
Para consultar o IPVA no Detran, você precisa informar:
- a placa do veículo;
- o código Renavam do carro (possui 11 dígitos e está presente no documento do veículo);
- em alguns casos, o Renavam pode ser substituído pelo código informado ao escanear o QR Code presente na placa.
No Detran de São Paulo, por exemplo, basta acessar o site do órgão e, na parte de cima da página, clicar em “Veículos” e, depois, em “Pesquisa de débitos e restrições”. É necessário fazer o login para que o valor seja exibido, sendo possível pagar o IPVA até via Pix.
Para outros estados, a documentação é a mesma e o acesso também é feito pelo site do Detran, só que do estado, como no caso do Rio de Janeiro com o Detran-RJ.
Pelo portal da Secretaria da Fazenda
Outra opção é checar o IPVA pelo site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado. Aqui, você pode utilizar a ferramenta de busca do site, pesquisando por “IPVA”, ou pode ir pela aba de “cidadão”, depois “IPVA” e, por fim, “Consulta de Débitos vinculados ao Veículo”.
Vale pontuar que o pagamento também é feito nas páginas dos governos estaduais e são emitidos os boletos do tributo.
Como consultar o IPVA pela placa do veículo?
Por questões de privacidade e segurança, não é possível consultar todos os detalhes do IPVA pela placa do carro sem que se tenha, também, o número do Renavam ou do QR Code impresso na placa.
Há alguns sites que conferem a placa do veículo em dados disponíveis na internet. Com base na Tabela FIPE, o usuário consegue saber o valor do imposto e o prazo de pagamento do seu estado. Entretanto, só por meio de canais oficiais é possível pagar o tributo e evitar deixar o IPVA atrasado.
Como consultar o IPVA atrasado?
Para verificar o IPVA atrasado, o método a ser seguido é o mesmo que ensinamos no primeiro tópico, tanto pelo site do Detran quanto da Secretaria da Fazenda. Porém, o documento em atraso já é emitido com os valores atualizados, com os devidos juros e encargos.
Como funciona o cálculo do IPVA?
Cada estado tem as suas regras em relação ao IPVA, mas as coisas mudam se o carro for zero ou usado, por exemplo.
Para o usado, o mais comum é que a base de cálculo do imposto seja o preço médio praticado no mercado no fim do exercício anterior ao da cobrança, enquanto, para o zero, tem-se como referência o valor da nota fiscal.
O número de parcelas e o desconto que você vai receber depende do local em que você mora.
Fatores que influenciam no cálculo do IPVA
Como falamos, o cálculo do IPVA considera o preço do carro. No caso de veículos novos, a referência é o valor da venda. Já os usados, seguem o valor determinado pela tabela FIPE. O governo estadual cobra um valor que pode ir de 0 a 6% do preço-base do carro.
Dentro de um mesmo estado, o custo do IPVA pode variar conforme aspectos como:
- combustível: veículos híbridos e elétricos costumam ter descontos ou até isenção no IPVA. Quem possui um carro eletrificado deve ficar atento, pois a legislação brasileira vem se adaptando a esse tipo de propulsão e novas regras surgem com frequência;
- idade: um veículo mais antigo tem preço menor na tabela FIPE, o que torna o valor do IPVA menor também. Além disso, carros com mais de 15 ou 20 anos são isentos do imposto em vários estados;
- tipo de veículo: em geral, carros de passeio têm alíquota mais alta do que a de ônibus, motos e caminhões. Veículos adaptados para pessoas com deficiência sempre estão isentos de IPVA;
- uso comercial: vários estados têm descontos ou isenção para quem utiliza o carro como meio de trabalho ou para atividades filantrópicas, entre vários casos.
Benefícios de manter o IPVA em dia
Manter o IPVA em dia oferece uma série de benefícios, com destaque para:
- o motorista não corre o risco de ser multado;
- o veículo não tem alguma restrição para circular;
- com o imposto regularizado, o carro pode ser financiado, vendido ou transferido.
O que acontece se o IPVA não for quitado?
Dirigir um carro com IPVA vencido é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, podendo render uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH com chance de remoção do veículo para o pátio.
Só é possível recuperar o carro com todas as pendências em dia. Na hora de pagar o IPVA atrasado, também será aplicada uma outra multa, correspondente ao tempo de atraso e que chega a 20% do valor original.
A depender do atraso, o proprietário ainda pode ser inscrito na Dívida Ativa do estado e sofrer restrições.
Como pagar IPVA?
É possível efetuar o pagamento da guia de recolhimento do IPVA em agências bancárias e, também, em alguns correspondentes bancários. Entretanto, com a intenção de facilitar a vida do contribuinte, as opções podem ir além.
Como pagar IPVA pela internet?
Quem é habituado a pagar online já sabe o quanto é fácil e prática a opção. Por isso, é possível pagar o IPVA utilizando o aplicativo do seu banco, carteiras digitais ou acessando o internet banking pelo computador.
No caso do aplicativo ou internet banking, procure por “Pagamentos” (alguns bancos oferecem a categoria específica “Impostos e Taxas” e “IPVA” ou “Débitos de Veículos”), digite o código de barras do boleto, verifique as informações e o valor e confirme a transação.
Como pagar IPVA atrasado?
A forma correta de pagar o IPVA atrasado é por meio da reemissão da guia de cobrança. Ela fornece o valor atualizado, com juros, multas e outros encargos.
O procedimento pode variar de acordo com a forma de cobrança de cada estado, sendo possível efetuar o pagamento da guia enviada pelos Correios em agência bancária, que já calcula os acréscimos do atraso.
Em caso de dúvidas sobre como pagar o IPVA atrasado, a melhor saída é consultar o Detran do estado em que o veículo foi registrado.
Como pagar IPVA com cartão de crédito?
Outra facilidade é a possibilidade de pagar o IPVA com cartão de crédito, o que pode estender o prazo para a quitação do débito.
Para realizar o pagamento na modalidade, é preciso ter instalado um aplicativo de carteira digital que ofereça a opção de pagar de contas no cartão de crédito.
Feito isso, selecione a opção de “Pagamento”, digite o código de barras ou, se preferir, faça a leitura com a câmera do celular. Escolha “Cartão de crédito” como forma de pagamento e confirme a operação.
Atenção: consulte taxas e encargos que podem ser cobrados pelo serviço nesse tipo de operação.
Como parcelar o IPVA?
Alguns estados facilitam a vida do contribuinte ao permitir outras maneiras de pagar o IPVA. Além da opção de cota única, com desconto, é possível pagar a guia de recolhimento parcelado.
O número de parcelas pode variar de acordo com o estado. O Espírito Santo, por exemplo, permite o pagamento parcelado do IPVA em até seis vezes. Outros estados, como o Rio de Janeiro, autorizam somente três parcelas.
Como parcelar o IPVA no cartão de crédito?
Para aliviar o bolso dos donos de veículos, algumas carteiras digitais permitem o parcelamento do imposto em até 12x no cartão de crédito. Para isso, é preciso ter o aplicativo instalado e o cadastro ativo em uma das plataformas.
Outro detalhe relevante é que, geralmente, esse tipo de transação está sujeita a taxas, juros e outros encargos. Portanto, o parcelamento não está livre de adicionais. Consulte as regras e as taxas antes de efetuar o parcelamento do IPVA.
Isenção do IPVA: quem tem direito e como solicitar?
A isenção do IPVA varia conforme o estado, podendo incluir taxistas e carros usados por entidades filantrópicas, dentre vários outros casos. No caso de Minas Gerais, até veículos dados como prêmio dos famosos sorteios de final de ano estão isentos. Já as pessoas com deficiência, têm isenção em todo o Brasil.
A maneira ideal é solicitar a isenção do IPVA acessando o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado. Em algumas situações, a isenção é aplicada automaticamente. Em outras, pode ser necessário o envio de documentos que comprovem a condição que garante o benefício.
Com Localiza Meoo, você não se preocupa com IPVA
Melhor do que descobrir alternativas para consultar e pagar o IPVA é ter um carro zero na garagem sem se preocupar com o imposto. Acredite, isso é possível! Localiza Meoo é veículo por assinatura de um jeito que você pode pagar.
Por um plano mensal, você tem acesso a um carro com proteção, toda assistência necessária, documentação (e os processos burocráticos), manutenção e muito mais.
Sem precisar de investimento inicial, juros e encargos da compra, você tem um veículo para chamar de seu enquanto durar a vigência do contrato.
Conheça Localiza Meoo e veja como um carro por assinatura vale a pena!