Está chegando a hora de pagar o IPVA 2024. Fique por dentro de tudo!
O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é cobrado anualmente pelos estados, que definem a alíquota, podendo variar entre 1% a 6% sobre o valor do veículo na tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, conhecida como Tabela FIPE.
Mas você sabe como pagar o IPVA, como consultar o boleto do imposto ou como fazer o pagamento em caso de atraso? As respostas dessas e de outras questões sobre o tema você encontra neste conteúdo. Acompanhe!
Como funciona o cálculo do IPVA?
Cada estado tem as suas regras em relação ao IPVA, mas as coisas mudam se o carro for zero ou usado, por exemplo.
Para o usado, o mais comum é que a base de cálculo do imposto seja o preço médio praticado no mercado no fim do exercício anterior ao da cobrança, enquanto, para o zero, tem-se como referência o valor da nota fiscal.
O número de parcelas e o desconto que você vai receber depende do local em que mora.
E para que fim esse imposto é usado?
Muita gente nem imagina para onde vai esse valor, mas a regra diz que 20% do arrecadado pelo IPVA deve ser destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), sendo o restante dividido entre o estado e o município em que o veículo foi registrado.
A parte que vai para o estado tem como destino áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Por isso, é muito importante que você pague o seu em dia!
Como pagar IPVA?
O recolhimento do IPVA, cobrança exclusiva a pessoas físicas ou jurídicas que têm carros, motos, caminhões, entre outros veículos, é de responsabilidade de cada Unidade Federativa. Portanto, em cada estado é possível encontrar maneiras diferentes de como pagar o IPVA.
Em todos os estados do Brasil, é possível efetuar o pagamento da guia de recolhimento do IPVA em agências bancárias e, também, em alguns correspondentes bancários. Entretanto, com a intenção de facilitar a vida do contribuinte, as opções podem ir além.
Como pagar IPVA pela internet?
Quem é habituado a pagamentos online já sabe o quanto é fácil e prática a opção. Por isso, é possível pagar o IPVA utilizando o aplicativo do seu banco, carteiras digitais, ou acessando o internet banking pelo computador.
No caso do aplicativo ou internet banking, procure pela opção “Pagamentos” — alguns bancos têm a opção específica “Impostos e Taxas” e “IPVA” ou “Débitos de Veículos” —, digite o código de barras do boleto, verifique as informações e o valor e confirme o pagamento.
Como pagar IPVA atrasado?
A forma correta de como pagar o IPVA 2024 atrasado é por meio da reemissão da guia de cobrança. Ela fornece o valor atualizado, com juros, multas e outros encargos. O procedimento pode variar de acordo com a forma de cobrança de cada estado, sendo possível efetuar o pagamento da guia enviada pelos Correios em agência bancária, que já calcula os acréscimos do atraso.
Em caso de dúvidas sobre o pagamento de IPVA atrasado, a melhor saída é consultar o Detran do estado em que o veículo foi registrado.
Como pagar IPVA com cartão de crédito?
Outra facilidade é a possibilidade de pagar o IPVA com cartão de crédito, o que pode estender o prazo para a quitação do débito. Para realizar o pagamento na modalidade, é preciso ter instalado um aplicativo de carteira digital que ofereça a opção de pagamento de contas no cartão de crédito.
Feito isso, selecione a opção de “Pagamento”, digite o código de barras ou, se preferir, faça a leitura com a câmera do celular. Escolha “Cartão de crédito” como forma de pagamento e confirme a operação.
Atenção: consulte as taxas e encargos que podem ser cobrados pelo serviço nesse tipo de operação.
Agora que você já sabe como pagar IPVA com cartão de crédito, veja os passos para a emissão da taxa no próximo tópico.
- Saiba mais: Como escolher o carro ideal?
Como consultar o IPVA 2024?
Existem diferentes formas de consultar o IPVA do seu veículo. Você pode fazer isso se dirigindo a uma unidade do Detran. Também é possível fazer a consulta sem sair de casa, por meio do site da Secretaria Estadual da Fazenda ou pelo site do próprio Detran.
É preciso ter em mãos informações como placa e número do Renavam. Logo após, acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado de registro do veículo, a opção de consulta pode variar de estado para estado, mas costuma aparecer como “Cidadão”, “Consultas” ou “Pagamentos”, escolha “Veículos” e, depois, “IPVA”.
Se optar pelo site do Detran do estado de registro do veículo, procure a opção “Veículo e condutores” ou “Veículos” e, em seguida, clique na opção referente ao IPVA.
Como consultar o IPVA atrasado?
Para consultar o IPVA atrasado, o método a ser seguido é o mesmo que ensinamos no tópico anterior, tanto pelo site do Detran quanto da Secretaria da Fazenda. Porém, quando o documento que estiver em atraso for emitido, ele já traz os valores atualizados, com os devidos juros e encargos.
Como parcelar o IPVA?
Alguns estados facilitam a vida do contribuinte ao permitir outras maneiras de pagar o IPVA. Além da opção de cota única, com desconto, é possível pagar a guia de recolhimento parcelado.
O número de parcelas pode variar de acordo com o estado. O Espírito Santo, por exemplo, permitirá o pagamento parcelado do IPVA 2024 em até seis vezes. Outros estados, como o Rio de Janeiro, permitem somente três parcelas.
Será que existe um jeito de como pagar o IPVA em mais parcelas? A resposta é SIM! Acompanhe no próximo tópico.
Como parcelar o IPVA no cartão de crédito?
Para aliviar o bolso dos donos de veículos, algumas carteiras digitais permitem o parcelamento do imposto em até 12x no cartão de crédito. Para isso, é preciso ter o aplicativo instalado e cadastro ativo em uma das plataformas.
Outro detalhe relevante é que, geralmente, esse tipo de transação está sujeito a taxas, juros e outros encargos, portanto, o parcelamento não está livre de adicionais. Consulte as regras e taxas antes de efetuar o parcelamento do IPVA.
- Leia também: Carro por assinatura compensa?
Com Localiza Meoo, você não se preocupa com IPVA
Melhor do que descobrir alternativas de como pagar o IPVA é ter um carro zero na garagem sem se preocupar com o imposto. Acredite, isso é possível! Localiza Meoo é carro por assinatura de um jeito que você pode pagar.
Por um valor pago mensalmente, você tem carro com proteção, toda assistência necessária, documentação (e os processos burocráticos), manutenção e muito mais.
Sem precisar de investimento inicial, juros e encargos da compra, você tem um carro para chamar de seu enquanto durar a vigência do contrato, e o melhor: sem ter que arcar com os custos e toda aquela burocracia de dono.
Conheça Localiza Meoo e veja o quanto o carro por assinatura vale a pena.