Você está pensando em financiar um carro novo, mas não sabe se vale a pena financiar? Então veio ao lugar certo! 

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre financiamento de veículos, suas vantagens e desvantagens, e algumas alternativas que podem ser mais em conta. Acompanhe! 

O que é financiamento de veículos? 

Financiamento veicular é uma forma de comprar um carro parcelado, através de um empréstimo bancário. Você escolhe o modelo do carro, o valor da entrada, o número de parcelas e a taxa de juros, e o banco libera o crédito para você pagar ao vendedor.  

O carro fica alienado ao banco até que você quite todas as parcelas, ou seja, você não pode vendê-lo ou transferi-lo sem a autorização do banco. 

Como funciona o financiamento de veículos? 

O financiamento de carro funciona da seguinte forma: você paga uma entrada ao vendedor do carro, que pode ser de 10% a 50% do valor total do veículo. O restante do valor é dividido em parcelas mensais, que podem variar de 12 a 60 meses, dependendo do contrato. . 

Além do valor das parcelas, você também paga juros ao banco, que podem ser fixos ou variáveis. Os juros são calculados sobre o saldo devedor, ou seja, o valor que ainda falta pagar pelo carro. Quanto maior o prazo do financiamento, maior será o valor dos juros. 

Quais são as vantagens do financiamento de veículos? 

A principal vantagem do financiamento é a possibilidade de usar o carro mesmo sem ter todo o dinheiro para adquiri-lo em mãos. Também é possível usufruir de certa flexibilidade na hora de assinar o contrato, negociando valores de entrada e prazo de pagamento com o banco. 

Depois que todas as parcelas são quitadas, o carro deixa de estar alienado e passa a ser seu. Porém, é preciso considerar que, ao longo do pagamento, o valor do bem diminui devido a depreciação veicular. Assim, na prática, quando você terminar de quitar o carro, ele já está valendo menos do que quando comprou.  

Existe alguma alternativa ao financiamento? 

Uma alternativa ao financiamento de veículos é o carro por assinatura, uma modalidade de locação de longo prazo. Você escolhe o modelo do carro, o plano de quilometragem e os serviços inclusos, e paga uma mensalidade fixa pelo uso do veículo. . 

O carro não é seu, mas você pode usá-lo como se fosse, sem se preocupar com manutenção, seguro, IPVA e outras despesas. Você também pode trocar de carro a cada ano, ou renovar o contrato pelo mesmo modelo. 

Vantagens da assinatura de carro sobre o financiamento 

A assinatura de carro tem várias vantagens em relação ao financiamento. Veja algumas delas: 

  • Você não precisa dar entrada nem pagar juros; 
  • Você tem mais flexibilidade para escolher o modelo e os serviços que deseja; 
  • Você não tem custos extras com manutenção, seguro, IPVA e outros impostos; 
  • Você não tem risco de desvalorização do veículo; 
  • Você pode trocar de carro a cada ano, ou renovar o contrato pelo mesmo modelo. 

Quais são os requisitos para financiar veículo? 

Para financiar um veículo, você precisa:  

  • ter renda compatível com o valor das parcelas; 
  • ter nome limpo no mercado; 
  • apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. 

O banco faz uma análise de crédito para aprovar ou não o financiamento. Além disso, você precisa ter dinheiro para dar a entrada e pagar as taxas administrativas do banco. 

O que é necessário para assinar um carro? 

Para assinar um carro, você precisa:  

  • ter mais de 21 anos; 
  • ter carteira de habilitação válida; e 
  • ter um cartão de crédito com limite disponível para o pagamento das mensalidades. 

Escolha o plano que mais se adequa ao seu perfil e entre em contato online. 

Como dá para ver, o carro por assinatura pode ser uma boa opção para quem precisa de um carro novo, e não quer ser impactado com a depreciação veicular ou juros.

Portanto, se você está pensando em comprar um carro novo, vale a pena comparar as duas opções e escolher a que melhor atende às suas necessidades e orçamento.