Saiba mais sobre esta importante etapa da operação logística para garantir a satisfação dos seus clientes
Quem nunca realizou uma compra pela internet e, logo após concluir o pagamento, ficou aguardando o código de rastreio para acompanhar a entrega?
É muito bom receber algo que compramos no prazo estipulado pela loja virtual, ou até mesmo antes dele. Mas devemos lembrar que, muitas vezes, a data limite de entrega não é cumprida. Quando isso acontece, o cliente fica insatisfeito.
A partir daí, uma reação natural é publicar, tanto nas redes sociais quanto em sites especializados, algumas reclamações que influenciam outros consumidores. Em casos mais extremos, o cliente pode até passar a boicotar a empresa que não cumpriu o que foi prometido.
A entrega na última milha, ou last mile delivery, entra como um estágio muito importante de toda a cadeia logística. É nesta etapa que será definido se o seu produto vai chegar no tempo estipulado, impactando diretamente na experiência dos seus clientes.
Neste artigo, vamos te explicar o conceito e qual o impacto da last mile delivery no seu negócio. Ao fim, daremos uma dica para quem precisa fazer a gestão dessa desafiadora etapa de transporte sem precisar pagar muito por isso. Boa leitura!
Last mile delivery: o que é
Last mile delivery, também conhecida por last mile ou última milha em português, é a última etapa do processo de entrega de mercadorias. Ela começa no centro de distribuição e termina quando o produto comprado é entregue no endereço do cliente.
Essa etapa define quando o produto comprado será finalmente entregue no destino final e, por isso, podemos afirmar que a satisfação dos consumidores com uma empresa é diretamente afetada por sua experiência com a last mile.
Last mile delivery: impactos na sua operação
Como explicamos no tópico anterior, o contato final com os consumidores é fundamental para que a imagem da empresa e o serviço oferecido tenham a melhor avaliação possível.
Afinal, de nada adianta realizar as etapas iniciais do serviço de transporte em alto nível, se o processo de last mile for insatisfatório para o consumidor.
Mas a importância da entrega na última milha vai além disso. Oferecer um serviço cada vez melhor e otimizado para os clientes é fundamental para levar os negócios a um novo patamar.
É necessário, inclusive, ter um bom planejamento logístico. Abaixo, listamos os dois principais motivos:
- Reduzir custos: a operação last mile pode ser extremamente cara para o seu negócio. Portanto, realizar um planejamento vai contribuir para que a sua rota de entrega seja a mais otimizada possível.
- Minimizar transtornos: algumas variáveis, como tráfego intenso ou obras nas estradas, aumentam a complexidade da operação logística. Prever o trajeto a ser percorrido é uma forma de minimizar os impactos desses imprevistos, evitando que a sua mercadoria fique presa no trânsito e chegue atrasada.
Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, a crescente demanda por entregas de comércio eletrônico resultará em 36% de veículos de entrega a mais no centro das cidades até 2030. O principal objetivo da last mile delivery é responder a este aumento da procura, tentando oferecer uma entrega cada vez mais rápida.
Last mile delivery: como implementar
Agora que você entendeu o conceito de last mile delivery e a sua importância nas operações logísticas, provavelmente deve estar pensando em como implementá-la no seu negócio.
Além de realizar um planejamento prévio, com uma melhor previsão de custos e uma possível minimização de transtornos causados por variáveis, ter um carro utilitário para realizar as entregas é parte fundamental da etapa last mile.
Um carro utilitário é um modelo que tem capacidade de transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo. Em suas várias versões, podem se apresentar com carroceria aberta, carroceria fechada, furgão e até SUV, exercendo com excelência a sua função para a last mile delivery e também para passeio.
Alguns veículos utilitários tradicionais, como o Citröen Jumpy 1.5 Cargo, são ideais para quem está sempre em movimento, transportando mercadorias pela cidade e têm o tamanho ideal para comportar com tranquilidade qualquer carga.
Mas pode ser que, nos dias de hoje, comprar um veículo utilitário esteja fora do orçamento de algumas empresas, ainda mais se for um zero km. Sem contar que, ao comprar um veículo novo, o proprietário passa a ter que se preocupar com outras coisas, como a desvalorização do veículo e outras burocracias como impostos, seguro e manutenções.
Por isso, temos uma dica para quem quer ter um carro utilitário sem gastar muito. Acompanhe o próximo tópico!

Localiza Meoo: gestão da last mile delivery de um jeito inteligente
A assinatura de carros é uma ótima opção para quem precisa implementar a operação last mile em seu negócio de forma econômica e descomplicada.
Por meio da assinatura de veículos Localiza Meoo, você escolhe o seu carro utilitário 0km, sem entrada e sem juros, com revisão, IPVA e seguro inclusos e não precisa se preocupar com nenhuma burocracia que envolve ter um carro próprio 0km.
Além disso, você paga uma mensalidade que cabe no seu bolso, podendo investir o restante do dinheiro no seu negócio e prosperar muito mais!
Não perca tempo! Fale com um dos nossos consultores, assine o seu carro utilitário e otimize a logística da sua empresa!
#VaiDeMeoo