As luzes alertam o motorista sobre um perigo iminente ou apenas confirmam o acionamento de uma função. Separamos as principais para você não passar sufoco, caso se depare com uma delas.
É uma situação pela qual às vezes passamos: uma luz no painel acende e não sabemos o que ela representa, muito menos quanto tempo temos para resolver a situação: “Será que paro o carro agora ou consigo chegar a um posto próximo?”, “Ligo imediatamente para pedir ajuda?”.
Calma, calma! Nós vamos te mostrar os principais símbolos e cores que podem aparecer no seu painel — e, claro, o nível de atenção que cada um precisa receber.
Vamos começar pela diferença entre as cores. Assim como nos semáforos, cada tom significa um nível de informação, alerta ou gravidade.
Luz branca, azul ou verde
Essas luzes não devem trazer preocupação. Elas existem para informar que algum acessório ou equipamento do veículo está ligado ou sendo usado, como setas, lanternas e farol alto.
Luz amarela ou laranja
Já essas cores indicam atenção; pode estar havendo alguma falha no carro. É importante ir a uma oficina com urgência. Não deixe para resolver o problema depois para evitar imprevistos e arriscar sua segurança.
Luz vermelha
Luz vermelha é sinônimo de problema emergencial. Neste caso, estacione o carro em um local seguro o quanto antes e chame a assistência. Continuar dirigindo com a luz vermelha acesa é imprudência, porque pode ocorrer uma pane no veículo — e até um acidente.
Agora, vamos aos símbolos e ao que eles significam:
Abastecimento
A luz mais conhecida entre os motoristas. Se um símbolo de tanque de combustível for aceso no painel, é porque o seu carro está entrando na reserva. Você não precisa parar de imediato, mas procure abastecer o quanto antes. Rodar constantemente na reserva, além de fazer mal ao carro, contribui para elevar o consumo de combustível.
Lembrete: ficar na rua por falta de abastecimento pode resultar em multa e perda de pontos na carteira.
Luz do freio
Ela pode ser indicada por um círculo, um ponto de exclamação ou pela letra “P”. Esta luz, quando acesa, significa que o freio de mão está engatado (é apenas um aviso). Porém, se ela estiver acesa mesmo com o freio desativado, pode indicar mau funcionamento ou desgaste de uma peça. Nesses últimos casos, procure ajuda, pois há o risco do sistema de freios parar de funcionar.
Bateria
Esta luz pode indicar problemas não só na bateria, mas também no alternador, na correia, nos fios ou em alguma outra parte do sistema elétrico. Se ela acender, pode ser que o carro não ligue mais, portanto, procure uma assistência rapidamente.
Injeção eletrônica
A luz da injeção se acende quando é dada a ignição do carro. Se a luz não se apagar em seguida, pode ser sinal de defeito no motor, que deve ser verificado.
Óleo
Esta é uma das luzes mais importantes do painel. Se ela acender, pare o carro imediatamente em um local seguro e peça auxílio. Ela significa que há uma deficiência na lubrificação do motor, que, se não estiver devidamente lubrificado, poderá até fundir.
Temperatura do motor
Se um símbolo parecido com termômetro ou barco à vela acender no seu painel, isso significará que o motor está muito quente. Desligue o carro imediatamente, espere-o esfriar e a luz se apagar para leva-lo até a oficina.
Cinto de segurança
Se o símbolo do cinto de segurança acender, é porque o cinto não está afivelado. Caso o motorista insista em não colocar o equipamento, ela não se apagará, e há casos em que haverá um alerta sonoro. Use o cinto! Não usá-lo pode acarretar em multas e acidentes.
Porta aberta
Esta luz indica que uma ou mais portas do carro está/estão aberta(s) ou mal fechada(s). Ela também pode indicar que a tampa do porta-malas ou do capô não está trancada. Mas se estiver tudo ok e ainda assim a luz não se apagar, pode ser alguma falha nas travas das portas ou no sensor.
Luz de exposição
Farol baixo
Farol alto
Luzes indicadoras de direção
No painel, com cores variadas, há luzes indicando os faróis. Temos, na sequência, a luz de posição (farolete ou lanterna); o farol baixo; e a luz de farol alto, indicada pela cor azul — além das luzes indicadoras de direção, que mostram quando as setas estão acionadas.
Farol de neblina
Farol de neblina traseiro
Já estes dois últimos símbolos indicam o acionamento dos faróis de neblina ou de milha. Se algum destes seis não estiver funcionando, pode ser uma falha no sistema, com lâmpadas queimadas ou defeito no fusível.
Desembaçador
Caso acenda, é porque o desembaçador traseiro foi acionado. Mas nem sempre esse recurso estará no painel; ele pode estar também no volante.
Pisca-alerta
Não podemos esquecer desta luz tão importante. Ele é indicado por um triângulo vermelho, mas, assim como o item anterior, nem sempre estará entre as luzes do painel (pode estar apenas no botão de ativação do próprio recurso). No entanto, se aparecer, você agora já sabe que este símbolo indica a ativação da sinalização de emergência do carro.
Nem todos os carros têm esse item mas é importante explicar sobre as seguintes luzes:
Câmbio automático
Em carros que possuem este recurso, a luz pode indicar algum problema no sistema ou necessidade de troca do fluido.
Mantenha o seu carro seguro sempre
Agora que você já sabe o que as luzes no painel significam, pode cuidar ainda melhor do seu carro. Preservá-lo é muito importante para garantir segurança e ter um bom rendimento no dia a dia e para diminuir a necessidade da substituição de peças, ocasionando gastos inesperados. Mas para evitar uma manutenção não planejada, é preciso fazer revisões periódicas.
Cliente Localiza Meoo, além de assistência 24h, tem muita facilidade na hora de marcar a revisão do carro: é só ligar para o Atendimento Meoo (0800 979 3003) ou agendar no app. O restante é com a gente.
Vem viver a melhor experiência com o seu carro, usando o seu tempo com o que realmente importa. Conheça todas as vantagens do carro por assinatura e viva uma nova experiência com Localiza Meoo.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe e siga Localiza Meoo no Instagram e no Facebook.