Você já se deparou com alguma sigla ou nomenclatura que o deixou em dúvida quanto ao significado? Ou que já ouviu falar, mas que não tem certeza do que é? Calma, isso é muito comum. Por isso, preparamos esse glossário com as principais siglas de carros que você precisa aprender para não passar mais aperto.

Reunimos neste post o significado das principais nomenclaturas e siglas de veículos. Elas vão ajudar você a entender melhor o seu carro.

Agora que você já tem seu carro por assinatura Localiza Meoo, 0km e sem burocracia, pare alguns minutos para esta leitura, que vai te ajudar a conhecer melhor o seu carro.

 

ABS – Anti-Lock Braking System

É um sistema que, numa frenagem brusca, garante que o veículo pare sem risco de as rodas travarem. Por meio de sensores, ele evita a perda total da aderência do pneu. Existem vários tipos de freio ABS, que variam de acordo com a quantidade de canais e sensores. É, sem dúvida, muito mais eficiente e seguro que o sistema de freio convencional.

O freio ABS já foi um grande diferencial nos carros, mas desde 2014 é um item obrigatório para os novos fabricados no Brasil.

AIRBAG

É um componente de segurança dos veículos automotores. Importante destacar que é complementar ao cinto de segurança, e não um substituto. Funciona como uma bolsa inflada em situações de grande impacto, quando o veículo sofre desaceleração brusca.

Fala-se ainda de airbag duplo, quando se tem esse sistema frontal tanto para o motorista quando para o passageiro da frente. No Brasil, desde 2014, todos os carros já saem de fábrica com esse sistema.

 

ASG – Automated Shift Gearbox

Sigla que designa quando o câmbio do carro é manual automatizado, ou seja, a troca de marcha é feita automaticamente para o condutor. É semelhante ao câmbio manual, mas com um sistema computadorizado que executa, elétrica ou hidraulicamente, as mudanças de marcha. Esse sistema elimina o pedal de embreagem e a alavanca de mudanças.

ASR – Anti-Slip Regulation

Controle de tração do veículo, o ASR impede que as rodas derrapem em arrancadas, curvas ou em terrenos escorregadios. Faz-se monitoramento constante e interfere-se sempre que detectada rotação em velocidade incompatível com a do veículo.

 

CÂMBIO CVT

Câmbio de transmissão continuamente variável, popularmente conhecido como CVT. É um câmbio semelhante ao automático por não demandar a intervenção do motorista para troca de marchas, embora com sistema diferente. Ele trabalha sempre na rotação ideal do motor e evita solavancos nas variações de marcha. É uma ótima solução em desempenho e consumo.

 

CBC Cornering Brake Control

Faz o controle da frenagem em curvas, por meio do controle da pressão sobre os freios. Esse sistema é uma evolução do ABS (Anti-Lock Braking System). Também identificado pelas siglas Dynamic Cornering Assist e Curve Dynamic Assist.

 

FCW Forward Collision Warning

Sistema que alerta o motorista sobre objetos estáticos ou em velocidade baixa à sua frente. É emitido um alerta sonoro para chamar a atenção do condutor, que pode, assim, evitar acidentes. Importante destacar que o FCW não freia o veículo.

 

FWD Four-Wheel Drive

Sigla que indica que o veículo possui tração integral, ou seja, nas quatro rodas. Também conhecido por AWD (All-Wheel Drive) ou 4WD (4-wheel Drive).

 

FLEX

Tipo de motor que aceita os dois tipos de combustível: etanol e gasolina.

 

HATCH

Abreviação de hatchback. É um tipo de carro que integra porta-malas com compartimento de passageiros. É um modelo de carro mais econômico e compacto. Conheça os modelos e como escolher seu carro hatch.

 

ISOFIX

É um sistema que permite fixar mais facilmente nos veículos cadeirinhas e assentos para crianças. Ele prende os assentos diretamente no chassi do carro. Com ele, a instalação da cadeirinha é mais rápida, fácil e a margem de erro é menor. Desde 2020, os sistemas de fixação de cadeirinhas infantis se tornaram obrigatórios para todos os automóveis comercializados no Brasil.

 

SUV

Carros para todas as aventuras, dentro e fora da estrada. Não à toa, são os queridinhos dos brasileiros, pois reúnem conforto, tecnologia e presença em um carro só. Se é o seu preferido, conheça os modelos de SUV mais econômicos para assinatura.

 

UTILITÁRIO

Tipo de carro que pode ser utilizado em transporte de pessoas ou de cargas. Se você tem um pequeno negócio, precisa de um carro novo, mas não quer se descapitalizar, o carro por assinatura é uma ótima oportunidade, e Localiza Meoo tem uma categoria específica com carros utilitários.

 

ODÔMETRO

É o dispositivo que calcula e indica a distância percorrida por um veículo, ou seja, o número total e parcial de quilômetros rodados. Ele fica no painel do carro, perto do velocímetro. Pode ser analógico ou digital, vai depender do modelo e ano do carro. Aproveitamos para lembrar que cliente Localiza Meoo recebe o carro 0km (isso mesmo!) e passa a acompanhar a quilometragem por meio do odômetro.

 

Siglas na nomenclatura dos carros

Há siglas também na nomenclatura dos carros, tal como um sobrenome. Elas podem indicar a versão do veículo, bem como os itens incluídos no modelo. Alguns exemplos:

 

  • 4×4/4WD/AWD: tração nas quatro rodas.
  • ED (Economy Drive): economia de combustível.
  • CRV (Comfortable Runabout Vehicle): veículo confortável e versátil.
  • GT (Gran Turismo): usada para designar versões com design mais esportivo.
  • GTI (Gran Turismo Injection): usada para designar versões com design mais esportivo e motor mais potente, muitas vezes com turbo.
  • MPFI (Multipoint Fuel Injection): injeção eletrônica de multiponto.

Existem muitas outras siglas, por isso é sempre importante olhar o manual do veículo para mais informações. Você, que já é cliente Localiza Meoo, pode agora aproveitar seu carro 0km sem qualquer dúvida quanto a essas nomenclaturas. Se ainda não é nosso cliente, convidamos você a conhecer nossas categorias e escolher a que melhor combina com a sua rotina.

Veja mais textos aqui:

5 carros com maiores porta-malas

Conheça quais são os carros populares em 2021

Meoo tem o carro por assinatura perfeito para você