Na hora de comprar um carro, uma das questões que devemos analisar com cautela é a proteção do veículo. O seguro auto é um produto que traz diversas opções e vários tipos de cobertura. A necessidade de cada cliente é o que define qual será escolhido na hora de fechar o contrato.

Mas por que a proteção do veículo é tão importante?

De acordo com dados do Detran, apenas em 2019, foram mais de 67 mil acidentes só nas rodovias federais. No Brasil, atualmente, temos um roubo ou furto de veículo a cada minuto. Mesmo com tais dados alarmantes, 70% dos carros que transitam no país não têm um seguro e podem, por isso, gerar grande prejuízo caso sofram um sinistro.

Quais são os tipos de proteção disponíveis no mercado?

Existem várias, e cada uma delas compreende uma série de necessidades que os condutores têm nos dias de hoje.

O mais famoso é o SEGURO COMPREENSIVO, também conhecido como seguro total ou seguro completo. É o que oferece as coberturas mais amplas – a cobertura compreensiva ou completa –, cobrindo casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.

O SEGURO AUTO ROUBO é uma proteção para aqueles que querem uma cobertura mais simples. Nesse caso, o seguro auto roubo garante uma indenização caso o seu carro seja furtado/roubado e não seja encontrado – de acordo, claro, com o que estiver especificado na apólice.

O SEGURO DE CARRO PARA TERCEIROS indeniza, dentro do valor estipulado na apólice de seguro, os danos causados em outro carro ou até pessoas, como pedestres. Com esse tipo de proteção, você pode acionar a seguradora para custear o conserto do carro que sofreu a colisão. É uma boa forma de poupar gastos inesperados.

Existe também o SEGURO APP (seguro de acidentes pessoais a passageiros), para acidentes que envolvam passageiros em casos de batida. Aqui são considerados acidentes que necessitem de socorro ou em que o passageiro tenha ferimentos mais graves, como morte ou invalidez. Esse tipo de proteção, por exemplo, é obrigatório para quem vai fazer um seguro para Uber.

Por fim, o SEGURO DPVAT (seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres), popularmente conhecido como seguro obrigatório, deve ser pago com o IPVA do carro e o licenciamento.

Existem ainda outras opções no mercado que compreendem uma maior proteção ao seu veículo. Mais conhecidas como COBERTURAS ADICIONAIS, estas protegem o seu carro em situações mais específicas, tais como:

Cobertura de acessórios, como som automotivo; Cobertura para o kit gás; Carro reserva; Cobertura para vidros e faróis; Proteção para teto solar; Proteção da carroceria; Diária em hotel (caso o veículo estrague fora do município de residência); Lucros cessantes (ideal para taxistas, que receberão indenização como forma de ressarcimento pelo tempo em que o veículo estiver indisponível); Seguro para a blindagem do carro; Extensão de perímetro; e Carta Verde (seguro para o carro em países da América Latina).

 

E o que posso fazer para ter ainda mais proteção ao meu veículo?

 

Bom, existem alternativas que podem complementar a proteção do seu carro. Os mais populares são rastreadores, bloqueadores e localizadores. Mas é sempre bom lembrar que, apesar da popularidade, ainda há dúvidas sobre a real diferença entre os itens. Mesmo sendo usados com uma única finalidade, cada um desses equipamentos atua de maneira diferente.

E como funciona para quem tem Localiza Meoo?

 

No fim, o que realmente importa é o que faz diferença pra você. As necessidades de cada pessoa são únicas, então vale a pena analisar cada ponto para fazer a escolha certa. Com Localiza Meoo, você encontra proteção completa para o seu veículo sem se preocupar com burocracias. Na hora de fazer a sua assinatura, está tudo incluso, desde a proteção até a assistência 24h.

Se esse conteúdo tirou suas dúvidas e te ajudou, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos e seguir Localiza Meoo no Instagram e Facebook. Para conhecer as vantagens do carro por assinatura, clique aqui.