Entenda melhor o que é a tão falada taxa Selic e como a alta dela influencia no rendimento de aplicações e em transações financeiras, como o financiamento de veículos.
A taxa Selic é a taxa de juros básica utilizada pelo Banco Central para controlar a economia e estabilizar a inflação. Ela é usada como referência para a fixação de outros encargos de juros no mercado financeiro, relativos, por exemplo, a empréstimos, investimentos e financiamentos, inclusive o de veículos. Por isso, a alta da Selic acaba deixando uma série de transações mais salgadas no fim das contas.
Quer saber mais sobre o assunto e como se aplica a taxa de juros para financiamento de veículos? Continue a leitura! Ah, e ainda temos uma dica no final do conteúdo para você fugir dos juros em alta, hein?
O que é a taxa Selic?
Primeiramente, vale pontuar que Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A taxa Selic é uma ferramenta do Banco Central (BC) para conduzir a política monetária do Brasil.
Para exemplificar como funciona na prática, podemos citar os momentos de alta da inflação, em que o BC promove o aumento da Selic para, assim, desestimular o consumo e controlar a demanda por bens e serviços. Consequentemente, essas medidas aumentam os juros cobrados no mercado, deixando empréstimos, transações financeiras e taxas de juros para financiamento de veículos mais caros.
Já em momentos de baixa inflação, o BC reduz a Selic para estimular o consumo, deixando os juros menores e as operações financeiras mais atraentes para o consumidor.
O sistema Selic foi criado em 1979 pelo Banco Central, com o intuito de regular e agilizar a compra e venda de títulos públicos. Atualmente, o Comitê de Política Monetária (Copom) e o Banco Central se reúnem a cada 45 dias para definir (ou calibrar) a Selic.
O que faz a Selic subir?
Alguns fatores podem ocasionar a alta da Selic. Os mais comuns são: aumento da inflação, desequilíbrio fiscal, incerteza econômica e desvalorização da moeda. Existem fatores externos que também influenciam, como a política monetária de outros países e a variação das taxas de juros internacionais.
Mas a alta da Selic é algo bom ou ruim? Fato é: essa taxa afeta diretamente o seu bolso. Quando ela sobe, quer dizer que o Banco Central está tentando frear o consumo. Por outro lado, a Selic alta indica um bom momento para investir, pois a rentabilidade de aplicações financeiras aumenta. Ou seja, existem consequências boas e ruins.
Qual é o impacto da alta da Selic para quem quer um carro novo?
Se você está pensando em financiar seu carro novo, saiba que a alta da Selic pode impactar negativamente o seu objetivo. Isso porque os juros dos financiamentos para compra de veículos tendem a subir, tornando o custo total do carro mais elevado.
Já que a intenção do aumento da taxa é frear a demanda, é natural que haja uma redução dela nos bens de consumo, incluindo carros novos. Para se ter noção do efeito que a alta causa, uma matéria do jornal Extra mostrou que o consumidor gasta, em média, R$ 10 mil reais a mais para financiar um carro popular, levando em consideração a comparação entre a taxa Selic de março de 2021 (2,65%) e de junho de 2022 (13,25%).
Assim, os juros altos em financiamentos de veículos podem ser um obstáculo para aqueles que desejam adquirir um carro novo.
A taxa Selic voltará a cair?
Devido a uma série de fatores externos, não é possível prever se a Selic voltará a cair. Para ocorrer uma possível queda da taxa, é preciso que haja alguns fatores favoráveis, como a estabilidade da inflação.
Ao longo de todo o ano de 2022, a taxa Selic esteve em uma trajetória de alta, mas alguns especialistas do mercado preveem um corte nos juros para o 2º semestre de 2023, por meio de projeções de alguns bancos.
Por sua vez, a imprensa especializada em economia aponta que a perspectiva é de que os juros não caiam tão cedo, devido ao cenário de inflação global e à recessão causada pela pandemia da Covid-19.
Em meio a alta da Selic e dos juros de financiamento, as dificuldades para adquirir um carro novo são consideráveis. Mas será que há alguma alternativa para ter um carro zero km? É o que vamos te contar no próximo tópico!
Alta da Selic: vantagens para assinantes de Meoo
Imagina poder ter um carro zero km na garagem pagando uma mensalidade que não tem juros nem encargos? Parece até brincadeira, mas é real. É Localiza Meoo.
Quem escolhe ter um carro por assinatura Meoo não precisa se preocupar com a alta da Selic. E o melhor: não tem gasto com entrada e nem com taxas extras. O modelo que você escolher já vai com proteção, assistência, emplacamento, IPVA e diversas outras facilidades para que você não tenha que lidar com a parte burocrática.
Outra vantagem de quem escolhe Meoo: sabe aquele dinheiro guardado para dar entrada no carro? Você pode aproveitar e investir. Como falamos aqui, a alta da Selic aumenta o retorno sobre investimentos. Muito bom, né?
Além disso, Localiza Meoo proporciona economia: o clube de benefícios exclusivos Tudo Meoo tem descontos especiais em tag de pedágio, lava jato, estacionamentos, abastecimentos, diárias de hotel e muito mais.
Fale agora com um consultor Localiza Meoo e aproveite o melhor de ter um carro!