Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e a poluição, os combustíveis alternativos se mostram fundamentais para os avanços na sustentabilidade da mobilidade

Com baixo impacto ambiental, os combustíveis alternativos ajudam a garantir um futuro melhor para o meio ambiente e, consequentemente, para as pessoas.  

Você sabia que existe uma grande variedade de combustíveis disponíveis? É possível reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o impacto ambiental causado pela queima de fontes de abastecimento convencionais.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 combustíveis alternativos que você precisa conhecer. Veja!

O que é um combustível alternativo? 

Combustíveis alternativos são aqueles que oferecem opções às fontes fósseis tradicionais, como gasolina e diesel. Eles são desenvolvidos para reduzir a dependência de fontes não renováveis e minimizar o impacto ambiental causado pela queima desses combustíveis convencionais. 

As versões alternativas podem ser obtidas a partir de fontes renováveis. Essas opções são uma resposta às preocupações crescentes com a escassez de recursos naturais.

A busca por outras possibilidades visa promover a sustentabilidade, a transição para um futuro mais limpo e eficiente em termos de energia.

10 exemplos de combustível alternativo 

Você sabe qual combustível compensa mais? Ou qual polui mais? A verdade é que há diferentes tipos de combustíveis alternativos, com graus de poluição diferentes. 

Veja a lista de 10 exemplos de combustíveis alternativos que preparamos especialmente para você!

Etanol

Talvez o etanol seja o mais conhecido entre os combustíveis alternativos da nossa lista. Ele é produzido a partir da cana-de-açúcar, tendo a vantagem de ser uma fonte renovável. 

É mais eficiente do que a gasolina, entretanto, tem maior consumo e, sob certas condições climáticas, pode favorecer a formação de ozônio troposféricos.

Bioetanol

Conhecido como etanol de 2ª geração, o bioetanol é um dos combustíveis alternativos obtidos através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou milho. 

Apesar da produção vegetal, o processo ainda possui um custo muito alto.

Hidrogênio

O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, além da vantagem de ser encontrado na forma líquida, gasosa e sólida. 

Por ser inflamável na forma gasosa, é uma alternativa para abastecer os veículos. 

Entretanto, entre as desvantagens estão a limitação na rede de abastecimento, alto custo da tecnologia e redução da vida útil do carro, já que os tanques de armazenamento de hidrogênio não podem ser utilizados por um período maior que 15 anos. 

Metano

O metano é um gás incolor e sem cheiro, obtido através do gás natural, vindo da decomposição de resto de animais, vegetais e até em processos digestivos. 

Um exemplo mais prático da obtenção desse gás é na agropecuária, por meio de excrementos de animais processados em biodigestores. Ele é uma alternativa com menos custos, mas está entre os três gases que mais contribuem para o efeito estufa. 

Biodiesel

O biodiesel é mais um dos combustíveis alternativos e renováveis, obtidos por meio da biomassa animal ou vegetal. No Brasil, ele é feito a partir de óleos vegetais, como o de soja, girassol, milho ou amendoim. 

A produção desse combustível é realizada por meio de um processo simples e de baixo custo, sendo uma opção para quem busca por alternativas mais sustentáveis

Biogás

O biogás é gerado em determinadas condições de umidade, acidez e temperatura a partir da atuação de bactérias fermentadoras de matérias orgânicas. É uma mistura de metano e dióxido de carbono. 

Uma das vantagens desse combustível é a possibilidade de reaproveitar o lixo orgânico. Entre os materiais utilizados na produção dele estão: esterco, restos de vegetais, palhas, esgotos e outros resíduos.

Eletricidade

O combustível alternativo do momento! A eletricidade está em alta devido à chegada dos carros elétricos no mercado. 

Entre as vantagens e desvantagens dos modelos elétricos, podemos citar a economia na hora de “encher o tanque”, baixo ruído e zero emissão de gases. 

Algo que ainda depende de melhorias é a rede de pontos de recarga.

GNV

O GNV (Gás Natural Veicular) é outra opção entre os combustíveis alternativos, no qual a produção também ocorre a partir do metano, reduzindo os poluentes ao máximo e podendo ser utilizado em qualquer tipo de veículo. 

Essa opção é mais acessível financeiramente do que a gasolina e o diesel. 

Energia Cinética

Imagina converter freadas em energia para reabastecer seu carro? Ou mesmo utilizar buracos e lombadas para gerar energia em um veículo elétrico? Pode até soar estranho, mas é uma possibilidade já estudada. 

A frenagem regenerativa acontece sempre que o acelerador é aliviado, algo que ocorre em todos os carros e, quem sabe, pode ser a próxima fonte de combustível.

Nitrogênio

Os veículos movidos a nitrogênio foram criados no início do século XX, entretanto, não foram comercializados. A desvantagem é que o nitrogênio é menos eficiente que os combustíveis fósseis e necessita de eletricidade para ser produzido. 

Ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento para uma versão mais eficiente, ele tem despertado interesse como uma possível fonte de energia para a indústria automotiva.

Qual é o melhor combustível alternativo para usar no Brasil? 

Decidir sobre quais combustíveis alternativos compensam mais e o melhor, dependerá da disponibilidade e, claro, questões técnicas, como a capacidade dos motores de aceitar outras fontes de abastecimento. No caso do Brasil, o etanol é uma opção altamente viável, devido à grande produção de cana-de-açúcar no país e a disponibilidade acessível. 

Grande parte dos motores automotivos comercializados aceitam dois tipos de fontes de abastecimento: álcool e gasolina. Para se ter uma ideia, em 2023, cerca de 40 milhões de veículos da frota nacional produzidos e vendidos foram carros flex, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

O etanol é amplamente utilizado como combustível, seja puro (etanol hidratado) ou misturado a gasolina (etanol anidro). 

Mesmo com menor eficiência energética, existem formas de saber como economizar combustível que podem ajudar na hora de dirigir por aí.

Qual é o combustível mais ecológico? 

A avaliação dos combustíveis alternativos considera diferentes critérios, como emissões de gases do efeito estufa, impactos na saúde humana e sustentabilidade do ciclo de vida. 

Seguindo esses quesitos, o hidrogênio e a eletricidade proveniente de fontes renováveis são considerados as opções mais ecológicas, pois apresentam zero emissões durante a operação dos veículos.

Mas é importante ressaltar que a sustentabilidade dos combustíveis depende da forma como são produzidos. Por exemplo, se o hidrogênio for produzido a partir de fontes não renováveis, como o gás natural, seu impacto ambiental pode ser significativo.

Como pode ser vantajoso usar combustíveis alternativos para quem tem um carro por assinatura? 

A assinatura de carros se tornou uma opção atraente, pois, além da economia de tempo e dinheiro, ela oferece diversas outras vantagens. 

Ao optar pelo carro por assinatura, o cliente tem acesso a um veículo novo, sem a necessidade de entrada ou financiamento. 

Além disso, ela facilita o acesso a modelos com combustíveis alternativos, como os novos carros elétricos por assinatura de Localiza Meoo, que já vêm com o carregador do carro,  permitindo que você desfrute de uma condução mais sustentável, ou seja, que você aproveite a união de economia + conveniência + sustentabilidade.

Conheça mais sobre as opções por assinatura, a partir das diversas categorias de Localiza Meoo!

Carro por assinatura: o jeito alternativo de ter seu 0 km 

Ainda não sabe o que é carro por assinatura? Não se preocupe, nós te explicamos! Sem entrada, juros ou taxas altas, você tem o seu veículo sem preocupações ou alto investimento imediato. 

Pagando uma mensalidade fixa pelo período contratado, o modelo é seu e com diversos serviços inclusos, entre eles: 

  • IPVA;
  • proteção;
  • documentação;
  • emplacamento;
  • assistência;
  • manutenção;
  • gestão de multas;
  • gestão de pneus;
  • além de um carro 0 km na sua garagem.

Você curte somente a parte boa de ter um carro e só se preocupa em sair por aí dirigindo. Os planos são flexíveis e sob medida para a sua necessidade, o modelo, franquia de KM, tempo de contrato são decididos por você. 

E se você quer fugir do alto consumo de combustível, ainda tem modelos de veículos elétricos disponíveis para assinatura Localiza Meoo, como Chery iCar, Nissan Leaf Elétrico e Volvo XC40 elétrico.

Ficou interessado? Então acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores. Vem ser Localiza Meoo!