A Tabela Fipe é um recurso que determina o valor da compra e venda de veículos, oferecendo transparência e referência para os valores praticados no mercado automotivo. 

Portanto, se você tem ou pensa em comprar um veículo, é preciso saber corretamente como funciona a Tabela Fipe e como consultá-la. Ainda tem dúvidas sobre esse processo? Veja este artigo que preparamos! 

O que é a Tabela Fipe? 

A Tabela Fipe é um índice que possui bastante credibilidade, pois passa pela análise contínua dos preços praticados no mercado automotivo. Essa base não apenas fornece uma valiosa ferramenta para os compradores e vendedores, como também orienta profissionais do setor sobre a determinação dos valores dos carros, por exemplo.

Qual é a importância da Fipe?

A Tabela Fipe é fundamental no mercado automotivo brasileiro, porque oferece referências de preços para veículos novos, seminovos e usados, proporcionando uma base objetiva para os compradores e vendedores negociarem de forma justa. 

Além disso, é amplamente utilizada por seguradoras, bancos e instituições financeiras para determinar o valor de mercado em casos de sinistros ou financiamentos.

Ao vender um carro usado, os proprietários consultam a Fipe para estabelecer um preço adequado, enquanto os compradores usam a Tabela como referência para avaliar o valor proposto. Por isso, é importante saber como consultar esse índice corretamente.

Como funciona a Tabela Fipe? 

A Tabela Fipe é como um “GPS financeiro” para quem compra e vende carros. A ferramenta é fruto de uma pesquisa detalhada, considerando o ano, o modelo e as condições do veículo. Funciona como um farol para guiar as negociações, os financiamentos e as avaliações.

Pesquisadores colhem dados de concessionárias em todo o Brasil, analisando os valores à vista. Há critérios específicos para a inclusão, como a partir de 1985 para carros e, a partir de 1981, para caminhões e micro-ônibus. Já as motos, os triciclos e os quadriciclos são considerados a partir do ano de 1990.

A metodologia da Fipe é como um detetive, pois coleta dados, calcula médias ponderadas e revela os valores reais, segmentados por marca, modelo e ano.

Como consultar o preço do carro na Tabela Fipe? 

O processo de consultar a Tabela Fipe é simples, rápido e pode ser feito online, pelo computador ou celular. Para facilitar a explicação, criamos 5 passos simples para você realizar a consulta. Veja!

  • Acesse o site da Tabela Fipe: ao entrar na parte de consulta de veículos, desça a página para iniciar o processo;
  • Escolha o tipo de veículo que deseja consultar: entre as opções estão carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus e motos;
  • Preencha os dados do veículo: insira as informações, como marca, modelo, ano e tipo de combustível. Em caso de dúvidas, é só consultar o documento do veículo;
  • Selecione a Tabela de referência: já que passa por constante atualização, será preciso escolher o mês e o ano de referência da consulta;
  1. Consulte os resultados: prontinho! Feito isso, o site gera o resultado com os valores de mercado para o veículo que você selecionou.

Como funciona a atualização da Tabela Fipe? 

A atualização da Tabela Fipe é feita mensalmente. Ou seja, todo mês uma nova consulta nacional dos preços dos veículos é realizada, os valores muito discrepantes são excluídos e, após isso, é calculada a média de mercado. No site, a Tabela é atualizada e os valores costumam ser renovados nos primeiros dias do mês.

Os dados de vendas são coletados de concessionárias, lojas de veículos usados e sites de compra e venda online.

O que faz a Tabela Fipe cair? 

Diversos elementos influenciam na redução da Tabela Fipe e na desvalorização dos automóveis. Um dos principais fatores é a condição geral da economia do país. Em momentos de fragilidade econômica, a procura por veículos costuma diminuir, resultando na queda dos preços de venda.

Veja outros fatores que podem influenciar! 

  • Queda da demanda: quando a demanda por veículos usados e seminovos diminui, os preços também tendem a cair;
  • Aumento da oferta: quando a oferta de veículos usados e seminovos aumenta, os preços também tendem a cair;
  • Desvalorização dos veículos: os veículos, assim como qualquer outro bem, sofrem depreciação ao longo do tempo. Isso significa que eles perdem seu valor com o uso. Quanto mais antigo o modelo, mais ele tende a desvalorizar.

A Tabela Fipe também serve como referência para os impostos?

Sim, a Tabela Fipe também serve como referência para os impostos. Ela é usada para calcular o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT).

É importante ressaltar que ela é apenas uma referência para o cálculo dos impostos. O valor final do tributo pode variar de acordo com a legislação de cada estado ou município.

A Tabela Fipe não será mais uma preocupação para você: conheça Localiza Meoo

Que tal deixar a Tabela Fipe de lado e ter o seu carro 0 km sem se preocupar com a variação de preço, a revenda e todas aquelas dores de cabeça? Com Localiza Meoo isso é possível! Ter um carro por assinatura te livra de todos os problemas que os donos de veículos passam.

E é superfácil de contratar: consulte o carro dos seus sonhos entre os modelos disponíveis, escolha a franquia de km, o tempo de contrato, a forma de pagamento e pronto! O carro é seu pelo período contratado. Por uma mensalidade que cabe no seu bolso, você tem a documentação, a proteção, as manutenções, a assistência e muito mais!

No término do contrato, o poder de escolha continua com você: é possível renovar a assinatura, e até substituir por outro 0 km, ou devolver. Tudo isso sem precisar consultar a Tabela Fipe para saber o valor de revenda.

Ficou interessado? Acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores

  ASSINE JÁ!

 

Crédito imagem de capa: iStock.com/Tero Vesalainen