Uma das principais blogueiras e influenciadoras brasileiras, Lu Ferreira, a Chata de Galocha, contou sobre sua carreira e seu processo de reinvenção. Vem conhecer essa história.
Não tem como falar em criação e empreendedorismo no mundo digital sem citar Lu Ferreira, a mineira visionária que criou o blog Chata de Galocha, lá em 2007, e que hoje tem mais de 800 mil seguidores no Instagram e 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube.
O Chata de Galocha, considerado um dos 99 blogs de estilo e moda mais influentes do mundo, já passou por várias mudanças. O que era para ser só um lugar onde Lu daria opiniões sobre lugares e serviços, passou a receber milhares de acessos e a trazer temas do mundo da moda, maquiagem e maternidade. Hoje, ele é um guia para uma vida melhor.
Mas todas essas mudanças falam muito das experiências da criadora de conteúdo e sobre todas as vezes em que Lu precisou se reinventar. Graduada em Designer Gráfico pela UEMG e pós-graduada em Gastronomia pela PUC-RS, é casada com o fotógrafo Leo Horta e é mãe de Beatriz, que faz 7 anos em breve.
Uma mulher incrível, com uma agenda cheia, mas sempre comprometida com ter boas experiências para aproveitar a vida e compartilhá-las. Nós a entrevistamos para saber um pouco mais sobre as escolhas inteligentes que ela fez no caminho e a levaram ao sucesso que é hoje. Vem saber tudo:
• Lu, você começou seu trabalho quando essa atividade ainda era uma novidade. Como lidou com esse começo em algo tão novo e disruptivo?
Eu encarei a carreira de blogueira como oportunidade. Sempre tive uma segurança, que era minha formação acadêmica e experiência como designer e diretora de arte, mas poder fazer parte de um movimento novo foi uma oportunidade para participar de algo maior e mudar minha vida.
• Em que momento você se deu conta de que era uma influenciadora digital?
Mesmo fazendo trabalhos com marcas grandes, ainda tinha meus clientes de Design. Quando passei a não conseguir atendê-los da maneira que acreditava que deveria atender, vi que o digital tinha crescido e que não fazia mais sentido não investir nisso. Fui convidada pela maior emissora do país para conhecer os bastidores de suas novelas, e uma porta gigantesca se abriu naquele momento.
• Do Chata de Galocha para idealizadora da Looy. Você precisou se reinventar novamente nesse processo?
Foi algo natural. A Looy surgiu depois de uma transformação na minha vida. Com a pandemia, passei a olhar com mais cuidado para a minha saúde, e acabei descobrindo uma doença autoimune, que exige ainda mais cuidados. Mas em vez de encará-la como um fardo, fiquei feliz pelo meu caso ser leve e eu poder controlar com um tratamento menos invasivo e bons hábitos. Me senti tão bem depois de adotar um estilo de vida mais saudável, que foi inevitável querer compartilhar isso com a minha comunidade. Sempre gostei de compartilhar minhas experiências e colaborar para que meus seguidores tivessem uma vida melhor.
• Como mulher empreendedora, que desafios enfrentou e ainda enfrenta? De qual conquista mais se orgulha?
Os maiores desafios que enfrento são as mudanças da internet, as redes sociais e seus algoritmos. Quem trabalha com isso precisa ficar atento e aprender a nova linguagem sempre, senão fica pra trás. Minha maior conquista é a minha reputação com a minha audiência. Ela confia em mim, me vê como uma amiga, e isso não tem preço! Nunca estou sozinha, porque sempre tem uma seguidora disposta a compartilhar comigo também.
• Falando da Lu mãe, esposa, blogueira, influenciadora, empreendedora, como cada uma dessas funções contribui para as outras?
Eu sou uma só, mas claro que minhas experiências em diferentes áreas se somam às outras.
• Considera que dá hoje mais valor às soluções que fazem valer seu tempo e dinheiro? Qual escolha fez na vida que considera a mais inteligente?
Minha rotina é extremamente corrida. Eu equilibro muitos pratinhos! Acho sensacional qualquer solução que facilite a minha vida. Adoro produtos 2 em 1, embalagens práticas, apps que facilitam o dia a dia. Acabei de me mudar de cidade, e estou bem feliz com essa escolha e a nova fase em São Paulo.
• Você está aberta a novas reinvenções na vida? Novas formas de pensar, de consumir, de viver?
Eu acredito que quem não se reinventa morre. A vida é sempre mutável, a gente precisa seguir o fluxo! Sempre vejo novidades com curiosidade e entusiasmo, e não como algo ruim.
• Se pudesse dizer uma frase inspiradora para outros influenciadores e empreendedores, qual seria?
O dia é hoje!
Promover mudanças que nos tragam benefícios pode ser desafiador, mas confie no seu processo e avalie as opções ao seu redor. Assim como na trajetória da Lu, um carro por assinatura pode ser uma solução inovadora pra facilitar o seu dia a dia e ainda pode impactar positivamente a vida de outras pessoas.
Lu Ferreira é uma verdadeira inspiração. Ela nos faz lembrar que lidar com mudanças é desafiador, mas abraçar o novo pode ser uma oportunidade imperdível. E você, o que te impede de se reinventar? Qual escolha inteligente você está precisando fazer?