Saiba como começar a investir e utilize seu dinheiro de forma inteligente!
Ter um carro por assinatura é um sinônimo de economia. Por falar nisso, você já pensou em utilizar o dinheiro que sobra da assinatura para investir? Pode parecer uma missão difícil, especialmente se você nunca investiu, porém, compreender o investimento e saber como começar pode ser um passo significativo para construir um futuro financeiro sólido.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre investimento para iniciantes, a fim de você saber tudo sobre as opções disponíveis, o que considerar quando for investir, entre outros. Veja!
Por que investir é importante?
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em 2022, cerca de 36% da população brasileira tinha algum valor investido em produtos financeiros. Em comparação, nos Estados Unidos, cerca de 58% da população tem investimentos somente na bolsa de valores.
Dado a esse fator, trabalhar com investimento é de suma importância, afinal, é uma forma de fazer seu dinheiro render mais. Deixar uma quantia parada na conta bancária pode não acompanhar a inflação, o que significa que suas economias perdem valor ao longo do tempo. Investir oferece a possibilidade de ganhar mais do que a poupança, aumentando o seu patrimônio líquido e te protegendo da inflação.
O que considerar na hora de investir?
Antes de mergulhar no mundo dos investimentos, é fundamental considerar alguns fatores essenciais.
Primeiramente, defina seus objetivos financeiros de curto e longo prazo. Determine o período de investimento, o nível de risco que você está disposto a assumir e seu horizonte de investimento. Essas informações ajudarão a orientar as suas escolhas corretamente.
Veja abaixo outros pontos que devem ser considerados!
- Seus objetivos financeiros: quais são seus objetivos financeiros? Você quer adquirir um bem, viajar ou se aposentar mais cedo?
- Seu perfil de investidor: é preciso determinar seu tipo de perfil, de acordo com o que quer ganhar ou os riscos que correrá;
- Sua tolerância ao risco: qual risco você está disposto a assumir?
- Seu prazo de investimento: quanto tempo você está disposto a deixar seu dinheiro investido?
Outra dica importante é pesquisar sobre o tema, ler livros sobre investimento para iniciantes, encontrar profissionais que são referência e buscar cada vez mais conhecimento sobre a área.
Quais são os conceitos básicos sobre investimento?
Para você compreender alguns termos do mundo dos investimentos, separamos alguns conceitos básicos comumente abordados. Veja!
Renda fixa
É um investimento que oferece um rendimento predefinido. Os tipos de renda fixa mais comuns são:
- Tesouro Direto: títulos do governo brasileiro negociados;
- CDBs: Certificados de Depósito Bancário emitidos por bancos;
- LCIs e LCAs: Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio emitidas por bancos e instituições financeiras.
Renda variável
É um investimento que não oferece um rendimento predefinido. Os tipos de renda variável mais comuns são:
- Ações: representam uma pequena parte do capital de uma empresa;
- Fundos de investimento: são carteiras de investimentos administradas por profissionais;
- Fundos imobiliários: investimento em imóveis.
É possível investir com pouco dinheiro?
Grande parte das pessoas pensa que investimento é algo para quem tem muito dinheiro, o que é um engano. É totalmente possível investir com pouco dinheiro, existem várias opções de investimento acessíveis para quem tem orçamentos limitados.
Uma das maneiras mais simples de começar a investir do zero e com pouco dinheiro é por meio dos investimentos financeiros como o Tesouro Direto, no qual você pode adquirir títulos públicos com investimentos iniciais baixos.
Outra opção é o investimento em ações, em que você pode comprar pequenas quantidades de ações de empresas com preços acessíveis. Plataformas de corretagem online oferecem acesso a essas oportunidades com comissões mínimas. No final, é possível construir uma carteira de investimentos sólida mesmo sem precisar gastar muito. O importante é dar o primeiro passo, independentemente do valor inicial.
Por falar em investimentos iniciais, sabe aquele dinheiro que você estava guardando para dar de entrada em um carro? Pois é, você sabia que com ele você consegue ter um veículo e ainda investir? Calma que a gente te explica!
Essa opção é possível e é feita a partir da assinatura de carros com Localiza Meoo, que dispensa o valor de entrada, te proporciona a experiência de ter um 0 km na garagem e com tudo garantido na mensalidade, além de você conseguir investir a quantia restante no que quiser.
Como começar a investir: saiba o passo a passo!
Quer começar a investir? Para mostrar que é um caminho bem simples, separamos algumas dicas de investimentos para iniciantes em um passo a passo. Veja!
- Estude o tema a fundo: antes de investir, dedique tempo para aprender sobre os diferentes tipos de investimento e os mercados financeiros;
- Estabeleça metas: defina metas financeiras claras e um plano de investimento alinhado com essas metas;
- Crie um fundo de emergência: antes de investir, reserve uma quantia para cobrir despesas imprevistas;
- Diversifique: distribua seus investimentos em diferentes classes de ativos para reduzir o risco;
- Escolha a plataforma certa: pesquise e selecione uma corretora ou plataforma de investimento confiável e adequada ao seu perfil;
- Comece a investir: faça seu primeiro investimento de acordo com seu plano e objetivos;
- Acompanhe e ajuste: monitore regularmente seus investimentos e faça ajustes conforme o necessário.
Quais são os melhores investimentos para iniciantes?
O mercado financeiro dispõe de inúmeras opções de investimento, cada uma com riscos e retornos diferentes. Por isso, para começar a sua jornada, conheça os melhores investimentos para iniciantes!
- Tesouro Direto: títulos públicos de baixo risco e fácil acesso;
- Fundos de Investimento: permitem a diversificação, mesmo com pouco dinheiro;
- Ações: investir em empresas pode proporcionar crescimento a longo prazo;
- Fundos de Índice (ETFs): são uma maneira acessível de investir em um conjunto diversificado de ativos;
- Fundos de Previdência Privada: são indicados para objetivos de longo prazo, como aposentadoria.
Localiza Meoo: seu carro zero km sem entrada!
Agora que você sabe tudo sobre investimento, que tal investir no seu conforto e bem-estar? Com Localiza Meoo, isso é possível! Você já ouviu falar sobre o que é carro por assinatura? Bom, essa opção é uma forma de você ter o seu 0 km sem precisar colocar a mão no bolso para dar entrada.
Isso mesmo: você escolhe um entre os diversos modelos disponíveis, opta pela franquia de quilometragem, o tempo de contrato e pronto! O veículo é seu pelo período contratado.
Por uma mensalidade que cabe no seu orçamento, você ainda conta com uma gama de serviços: assistência, proteção, documentação, IPVA, manutenção e tudo o que precisa para rodar por aí sem preocupações.
Quer saber mais? Acesse nosso site, solicite nosso contato e assine já!
Crédito imagem de capa: iStock.com/undrey