Além de preservar o funcionamento pleno de todos os componentes, a manutenção de carro contribui para a economia de combustível e até ajuda a prevenir acidentes.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, entre 2011 e 2020 foram registradas 1.439 mortes nas estradas em acidentes que envolveram a falta de manutenção automotiva.

Por isso, é fundamental levar seu veículo para as manutenções preventivas e corretivas. 

Entretanto, nos casos de carro por assinatura, de quem é a responsabilidade pela manutenção? É o que explicamos neste conteúdo. Acompanhe!

Tipos de manutenção

Uma manutenção de carro bem-feita pode te livrar dos mais diversos tipos de problemas, por isso, siga as recomendações do fabricante do seu modelo para rodar com segurança.

Para te deixar por dentro do assunto, veja os quatro tipos de manutenção disponíveis no mercado.

Manutenção detectiva

Com o objetivo de detectar falhas que não estão facilmente visíveis, a manutenção detectiva é como uma investigação.

Nela, são analisados todos os itens, peças, circuitos e componentes do carro para atestar seu perfeito estado de funcionamento. Dessa forma, é possível prever falhas antes mesmo de elas acontecerem.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada regularmente, com prazos determinados pelo fabricante do veículo que podem ser encontrados consultando o manual. As métricas que indicam o momento certo dessa revisão, geralmente, são o tempo de uso e a quilometragem.

Esse tipo de manutenção tem como objetivo prevenir falhas que podem acontecer com o uso contínuo do carro e auxilia na redução do desgaste dos componentes.

A manutenção preventiva do carro é recomendada por trazer alguns benefícios, como:

  • Aumento do desempenho do veículo;
  • Economia, pois evita maiores problemas que resultam em manutenções corretivas;
  • Aumento da vida útil dos componentes do veículo;
  • Garantia da segurança do carro;
  • Menor consumo de combustível.

Veja 10 dicas de manutenção preventiva!

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva tem como principal objetivo analisar o estado dos equipamentos. Por meio de uma minuciosa avaliação, é possível indicar qual a vida útil de determinado componente ou peça. Por profissionais da área, ela é conhecida por “ouvir a máquina”.

Sinais de fadiga das peças e que podem apresentar problemas são encontrados com o uso de instrumentos específicos para esse tipo de medição. Além disso, temperatura, vibrações, ruídos anormais, consumo de lubrificantes e outros sinais são observados para definir se será preciso fazer uma manutenção corretiva.

Manutenção corretiva

Mais temida de todas (e, por vezes, também a mais cara), a manutenção corretiva é aquela que se faz necessária no momento em que o veículo já manifesta um problema e precisa de reparo.

Em grande parte das situações, as correções são feitas sem planejamento, em caráter emergencial, e, provavelmente, causadas por falhas na manutenção preventiva.

Qual o gasto médio com manutenção veicular?

O custo da manutenção pode variar de acordo com o modelo do carro, a frequência de uso e outros fatores. No entanto, é possível ter uma ideia desse valor.

De acordo com o levantamento Inflação do Carro, considerando o mês de julho de 2022, o motorista tem um custo médio de R$2.026,55 por mês para realizar a manutenção e cobrir outras despesas do carro.

Considerando o valor total citado, cerca de 35% são gastos somente com combustível, ou seja, R$703,84. Os valores restantes incluem peças, manutenção e outras despesas.

Quem adquire um carro na modalidade de compra, além das despesas que citamos, precisa custear o valor das parcelas do financiamento (se for o caso) e outros ônus, como a depreciação do bem.

Leia também: Comprar, alugar carro ou assinar? Veja qual é a opção ideal para você!

Manutenção do carro por assinatura é responsabilidade de quem?

Na modalidade de carro por assinatura, a situação muda em favor do assinante. Isso acontece porque a solução inclui diversas despesas na mensalidade.

O valor fixo pago mensalmente já abrange emplacamento, documentação, IPVA, manutenção preventiva e corretiva, reparo de avarias, assistência, proteção contra danos físicos e materiais a terceiros, gestão de multas e muito mais.

Ou seja, uma das principais vantagens da assinatura de carro é a praticidade, já que toda a parte burocrática fica sob responsabilidade da locadora, que presta toda a assistência necessária.

Com Localiza Meoo, por exemplo, é possível realizar o agendamento das revisões pelo aplicativo, o que facilita ainda mais o processo.

#Dica: não sabe como funciona o carro por assinatura? Então, leia o conteúdo que preparamos para tirar suas dúvidas.

Meu carro assinado quebrou, o que devo fazer?

Geralmente, os carros por assinatura já contam com o serviço de assistência incluído na mensalidade. Por isso, em caso de pane ou carro quebrado, é só fazer contato com a central de atendimento que você será orientado sobre os próximos passos.

Pode ser que um reboque seja enviado ou que solicitem que você leve o carro a um prestador de serviço mais próximo, se for possível.

Em algumas situações, um veículo provisório é enviado para substituir o titular até que esteja disponível novamente, dependendo do contrato.

Agora que você já aprendeu tudo a respeito da manutenção de veículos, veja a dica que preparamos a seguir.

Localiza Meoo: seu novo jeito de ter um carro zero

Quer ter um veículo zero na garagem, mas sem ter que arcar com os custos da revisão de carros e toda a burocracia de dono? Então, você precisa conhecer Localiza Meoo.

Você escolhe um modelo entre as diversas categorias de carros por assinatura, define a franquia de quilometragem de acordo com sua necessidade, seleciona o tempo de contrato e pronto! Por uma mensalidade que pode ser paga por cartão de crédito ou boleto, o carro é seu pelo período combinado.

Ao fim da vigência, você pode escolher entre devolver o carro ou substituí-lo por outro zero km. Fácil demais, não é?

Além de contar com um carro novinho sem ter que pagar pelo preço e a burocracia de um, com Meoo você tem atendimento próximo, humanizado e personalizado com toda a credibilidade Localiza.

Fale com um dos nossos consultores para saber mais sobre esse novo jeito de ter um carro e encontre o plano ideal para você!