As películas para escurecer o vidro dos carros, também conhecidas como insulfilm, são bastante populares no Brasil. Além de conferir um visual lindo aos veículos automotivos, são muitas as vantagens do insulfilm, entre elas:

  • Aumento da resistência e conservação dos vidros;
  • Conforto e privacidade para os ocupantes do carro;
  • Proteção contra raios solares (UV);
  • Redução do calor no interior do veículo.

Mas devemos lembrar que existem algumas regras em relação à instalação e uso das películas, para que você possa aproveitar todos os benefícios do insulfilm sem tomar multas.

O insulfilm será proibido no Brasil?

Se você é adepto do uso de película nos vidros do carro, não se preocupe! O uso do insulfilm é permitido no Brasil, mas é necessário que todos os tipos de película disponíveis siga a regulamentação da nova lei do insulfilm para que você não tenha nenhum problema.

Deseja saber se a película dos vidros do seu carro está dentro das determinações? Continue a leitura deste texto!

Nova lei do insulfilm 2022: confira as novidades

Conforme a Resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os condutores precisam se atentar a algumas mudanças importantes nas regras de instalação e uso do insulfilm no Brasil.
As mudanças aplicam-se, essencialmente, ao  índice de transmitância luminosa, que é a luz que passa pelas áreas envidraçadas do carro e também à presença de bolhas nas películas dos vidros laterais e dianteiros. 

Confira os detalhes:

  • Para os vidros laterais, pára-brisas e quaisquer outros vidros considerados essenciais para visão do motorista e boa dirigibilidade do veículo, o percentual mínimo de transparência deve ser de 70%, independentemente da cor da película.
  • Já para nas demais áreas envidraçadas que não interferem na visão do condutor, como os vidros do teto, a visibilidade mínima do insulfilm poderá ser de 28%.
  • É proibida a aplicação de películas opacas ou refletivas em qualquer área envidraçada dos veículos.
  • Também não será permitido que as películas aplicadas em áreas críticas para a visão do condutor apresentem bolhas.

Importante ressaltar que, no caso dos vidros dos veículos blindados, devem ser seguidas as determinações da NBR 16218 da ABNT.

Nova lei do insulfilm: gráfico com as porcentagens permitidas.
Nova lei do insulfilm 2022: conheça as porcentagens permitidas.

Nova lei do insulfilm 2022: multas e penalidades

Agora que você já sabe quais regras deve seguir para estar em conformidade com a nova lei do insulfilm, é importante verificar se as películas dos vidros do seu estão dentro da regulamentação.

Caso não estejam, regularize-as o quanto antes!

A infração para quem for flagrado circulando em vias públicas com as películas em situação irregular é considerada de natureza grave, sendo a multa ao condutor no valor de R$ 195,23 (cento e noventa e cinco reais e vinte e três centavos), além de 5 (cinco) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de retenção do veículo para regularização. 

Nova lei do insulfilm 2022: livre-se de qualquer preocupação

Quer andar de carro novo sem precisar se preocupar com o insulfilm ou qualquer outro detalhe que envolva a compra de um veículo? Seja um cliente Localiza Meoo, a solução mais completa de carro por assinatura do país!

Com Meoo, você tem um carro zero sem entrada e sem juros, com revisão, IPVA, seguro e proteção para película garantidos. 

Escolha o modelo ideal entre as diversas opções e categorias, o tempo do contrato e a franquia de quilômetros e deixe o resto com a gente!

Para receber mais detalhes e encontrar o plano ideal para você, fale com um dos nossos consultores.

#VaiDeMeoo