Se você mora no Brasil, talvez nunca tenha se preocupado com pneus de inverno. Afinal de contas, se por aqui não tem neve nem gelo, será que o impacto sobre os pneus da estação é tão grande assim? 

De fato, muitos motoristas subestimam os benefícios dos pneus de inverno, que vão desde a segurança à economia e ao conforto. Se você nunca pensou sobre isso, continue lendo para conhecer sua importância. 

O que são pneus de inverno? 

Pneus de inverno são projetados para oferecer melhor desempenho e segurança em condições de baixa temperatura, neve ou gelo. 

Para lidar com essas adversidades trazidas pela estação, eles têm características diferentes dos pneus comuns. Por exemplo, são feitos de uma borracha mais macia e trazem um desenho mais profundo e mais ranhuras na banda de rodagem. 

Essas características permitem que os pneus de inverno tenham mais aderência, tração e frenagem em pisos escorregadios. 

Pneus M+S e pneus de inverno 

Os pneus M+S têm esse nome em função da expressão em inglês “Mud and Snow”, que significa “lama e neve”. Assim, trata-se de pneus adequados para rodar nesses dois tipos de terreno. Eles podem ser identificados pela sigla “M+S”, normalmente gravada na borracha. 

Porém, eles não necessariamente têm o material adequado para baixas temperaturas. Por isso, não são considerados pneus de inverno verdadeiros, mas mistos ou para todas as estações.  

Como saber se um pneu é de inverno?

Uma forma de saber se um pneu é de inverno é procurar pelo símbolo que os identifica. Em geral, eles devem ter um símbolo de um floco de neve dentro de uma montanha com três picos.  

Esse símbolo indica que o pneu atende aos requisitos mínimos de segurança para rodar em condições severas de inverno. 

Quais são as diferenças entre pneus de inverno e verão? 

As principais diferenças entre os pneus de inverno e verão são: 

A borracha 

Os pneus de inverno têm uma borracha mais macia, que não endurece com o frio e mantém a elasticidade. Já os pneus de verão têm uma borracha mais dura, que resiste ao calor e evita o desgaste excessivo. 

O desenho 

Os pneus de inverno têm um desenho mais profundo e mais ranhuras na banda de rodagem. Isso permite que eles expulsem a água, a neve e o gelo do contato com o solo. 

Já os pneus de verão têm um desenho mais raso e menos ranhuras, que proporcionam maior estabilidade e menor resistência ao rolamento. 

O símbolo 

Os pneus de inverno têm o símbolo do floco de neve dentro da montanha com três picos. Por sua vez, os pneus de verão não têm nenhum símbolo específico. 

Por que usar pneus de inverno no seu carro? 

Usar pneus de inverno no seu carro pode trazer vários benefícios, como: 

Maior segurança 

Os pneus de inverno reduzem o risco de aquaplanagem, derrapagem e perda de controle do veículo em condições adversas. Eles também diminuem a distância de frenagem e melhoram a dirigibilidade do carro. 

Maior conforto 

Eles absorvem melhor as irregularidades do solo e geram menos ruído do que os pneus comuns. 

Maior economia 

Evitam o desgaste prematuro dos pneus comuns, que podem sofrer danos irreversíveis se usados em baixas temperaturas. Além disso, eles podem reduzir o consumo de combustível do carro, pois oferecem menor resistência ao rolamento. 

Apesar de todos esses benefícios, não caia na tentação de rodar com esse tipo de pneu o ano inteiro.

Em temperaturas acima de 7º C, esses pneus perdem a eficácia e aderência, por exemplo. 

Além disso, insistir nos pneus de inverno em outras estações trará gastos desnecessários. Afinal, eles se desgastam mais rápido em temperaturas mais quentes, uma vez que sua borracha é mais macia. 

Faz sentido usar pneus de inverno no Brasil? 

No Brasil, em geral, não temos que lidar com condições climáticas como neve e gelo, que tornam a superfície da estrada escorregadia e irregular. 

Mesmo assim, os pneus de inverno são importantes, pois o frio por si só também prejudica os pneus. Isso porque a borracha tende a endurecer e perder a elasticidade quando a temperatura cai abaixo de 7°C, o que reduz a aderência à estrada e aumenta a distância de travagem. 

Além disso, mesmo em regiões do país em que a temperatura não abaixa tanto, a pressão dos pneus pode diminuir com o frio. Isso afeta a estabilidade, o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. 

Dessa maneira, pneus de inverno são uma ótima opção para quem quer ter mais segurança, conforto e economia ao dirigir no frio, mesmo sem neve e gelo. 

Se você mora em uma região em que as temperaturas abaixam perceptivelmente no inverno, vale a pena investir em um jogo de pneus de inverno para o seu carro. Você vai notar a diferença na hora de pegar a estrada! 

Agora que você já sabe disso, conheça também outros cuidados ao pegar estrada em viagens longas de carro!