Mas o preço final do seguro auto varia de acordo com diversos fatores, como condições do carro, perfil do condutor, dentre outras coisas.

De modo geral, na hora de fazer a cotação do seguro, será levada em consideração a sua realidade e também as suas necessidades de plano.

Para quem está contratando esse tipo de cobertura pela primeira vez, vale entender que existem tipos de coberturas e, também, cobranças de franquias que irão fazer a diferença no bolso.

Continue a leitura e entenda facilmente tudo o que é levado em conta no custo do seguro de carro.

O que você precisa saber sobre o preço do seguro de carro antes de fechar um plano?

Se você tem interesse em contratar um seguro, existem alguns cuidados bem importantes e que fazem diferença na conta final. Veja:

 

  • Existem tipos de planos diferentes com mais ou menos recursos na cobertura, como: compreensiva (ou completa), contra roubo e, também, a cobertura de terceiros;
  • Além de avaliar se o valor da parcela do seguro cabe no seu bolso, não deixe de ver o custo da franquia. Uma parcela muito baixa pode resultar em um valor de franquia muito alto, caso surja algum imprevisto;
  • O custo final da cobertura pode variar de acordo com o perfil do condutor, a idade do carro (se é novo ou mais antigo) e o local onde o carro costuma ficar (se possui uma garagem, por exemplo).
  • Não deixe de avaliar, também, o que mais está incluso no plano, como reparos, serviços de guincho e assistência 24 horas;
  • Assim que fizer a simulação, leia atentamente os detalhes da cobertura, verificando o valor de franquia e condições de contratação.

 

Dica: pesquise sobre a reputação da empresa seguradora, para evitar problemas no futuro.

Abaixo separamos mais alguns detalhes sobre as coberturas, franquias e outros fatores que movimentam o preço do seguro.

Tipos de coberturas de seguro auto

Seguro completo (ou cobertura compreensiva)

A cobertura completa ou compreensiva, como também é chamada, é a mais popular no mercado de seguros. Esse tipo de cobertura cobre casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos naturais (como, enchentes, por exemplo).

Coberturas especiais para itens

Fique atento ao serviço da seguradora porque, em alguns casos, o seguro completo pode não cobrir danos de itens do carro (rádios, vidros, retrovisores, lanternas e faróis). Em alguns casos, é necessário solicitar uma cobertura especial, além da compreensiva.

Seguro roubo ou furto

O seguro auto roubo é uma cobertura mais em conta em relação à compreensiva, porém, ela não irá cobrir danos, cobrindo somente roubos ou furtos. Assim, você terá a indenização somente nos casos em que o carro não for encontrado. Geralmente, é necessário instalar um rastreador que ajudará a localizar o carro.

Cobertura para terceiros

Ao ter uma cobertura que inclui terceiros, a apólice (contrato de seguro) garante um valor de indenização para danos causados em carros de outras pessoas, em casos de colisão e, também, para pedestres em casos de acidentes. Geralmente, o seguro para terceiros cobre danos materiais, pessoais e corporais.

Seguro APP (de acidentes de passageiros)

Há também um tipo de cobertura destinada para situações em que é necessário prestar socorro a passageiros. O seguro APP é um tipo de seguro obrigatório para motoristas de aplicativos, por exemplo.

E quanto ao seguro obrigatório, DPVAT?

Esse não é um tipo de seguro contratado por seguradora convencional. Na verdade, o DPVAT é conhecido como seguro obrigatório justamente porque ele está incluído no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que deve ser pago anualmente.

 

Por fim, vale falar do seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), que cobre uma indenização de R$ 13,5 mil aos herdeiros legais do condutor.

As franquias de seguro interferem no valor do plano

Outro fator que vai determinar o preço do seguro é o valor da franquia.

A franquia é basicamente o custo que deverá ser pago pelo responsável quando for necessário acionar o seguro para uma indenização.

Na prática, funciona assim: imagine que o seu plano cobre o valor total do carro, caso ele tenha sido furtado e não tenha sido encontrado. Nesse caso, você terá um custo fixo (chamado de custo de franquia) arcando com uma parte desse valor. O preço já será determinado no momento da contratação do plano.

Tipos de franquia: majorada, normal ou reduzida

A sua participação na franquia pode ser menor, mas o valor da parcela tende a aumentar. Entenda os três tipos de franquias:

 

  • Majorada: o valor do seguro será mais em conta, mas a franquia será maior;
  • Normal: o custo de franquia será o normal estabelecido pela seguradora. O valor do seguro será mais barato do que a franquia reduzida;
  • Reduzida: a franquia será mais em conta, porém, o valor do seguro será maior.

 

Qual é a melhor opção? Bom, isso depende da sua condição de pagamento mensal. Alguns preferem diluir o valor da franquia nas parcelas para evitar arcar com um custo muito alto caso tenha algum imprevisto.

Que informações preciso passar para calcular o valor do seguro?

Geralmente, você deve preencher informações sobre o carro e também sobre o condutor, como:

Sobre o carro

De modo geral, é necessário informar a marca, o modelo e o ano do carro. Além disso, alguns corretores podem pedir a placa e o chassi, isso porque existem condições em que a seguradora rejeita o seguro para o carro – por exemplo, se ele tiver algum tipo de sinistro.

 

Além disso, em alguns casos, é importante informar sobre dispositivos de segurança, como informações de blindagem e kit gás. 

Sobre o condutor

É comum ter que informar sobre a região onde mora, locais de circulação e o local de pernoite (garagem, estacionamento ou se o carro fica na rua). Além dessa informação, podem ser solicitados mais alguns detalhes sobre a rotina do condutor, como a quilometragem que costuma ser percorrida e, também, o motivo do uso do carro (para lazer, trabalho etc.). 

 

Vale dizer que o condutor é considerado aquele que utiliza 85% do veículo. Caso tenha mais pessoas que utilizam o carro, é recomendado indicar terceiros na apólice para evitar problemas caso aconteça algum imprevisto no futuro.

 

Agora que você já conhece sobre seguro auto, temos uma dica que poderá trazer muito mais praticidade para os seus dias e economia para o bolso.

Um carro por assinatura inclui toda a documentação necessária e, inclusive, a proteção auto

Já ouviu falar sobre carro por assinatura? Essa é uma possibilidade para quem está procurando por um carro zero e não quer se preocupar com documentações e outras burocracias envolvidas, como cobertura de danos. Saiba mais sobre seguro para carro por assinatura.

Localiza Meoo é para quem deseja aproveitar somente os benefícios de ter um carro novinho na garagem, com tudo resolvido. Quer saber mais? Veja as categorias de carros por assinatura com o melhor custo/benefício.