Os carros elétricos estão em alta! As montadoras estão de olho nos modelos para ampliar as vendas. Um exemplo disso é o investimento da Stellantis de R$ 1,6 bilhão nos eletrificados, como divulgado pelo Auto Esporte. 

No entanto, com essa popularização, vem surgindo uma dúvida aos donos desses veículos: quanto tempo dura a bateria do carro elétrico? Bom, para saber a resposta dessa pergunta, preparamos um conteúdo que responde a essa e outras dúvidas comuns relacionadas ao tema. Veja!

Quais fatores influenciam na durabilidade da bateria do carro elétrico?

Para saber quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico, é importante prestar atenção em diversos pontos e manter cuidados durante a utilização do veículo. A bateria do seu automóvel elétrico pode ser afetada por diversos fatores. Veja os principais!

Manutenção adequada 

É importante ter cuidados adequados com a bateria do carro, como evitar exposição a condições extremas de temperatura, realizar manutenções preventivas e seguir as recomendações do fabricante para a recarga e armazenamento. Essas atitudes podem ajudar a prolongar a vida útil do componente.

Tipo de bateria

Existem diferentes tipos de baterias utilizadas em carros elétricos, como íon-lítio, níquel-metal-hidreto e polímero de íon-lítio. Cada uma possui características específicas que influenciam na vida útil.

Temperatura

A temperatura ambiente e a de funcionamento do veículo podem afetar significativamente a durabilidade da bateria. Altas temperaturas podem acelerar o desgaste dela, enquanto temperaturas muito baixas podem diminuir a sua eficiência.

Ciclos de recarga

A forma como é carregada e descarregada também afeta o tempo de duração da bateria do carro elétrico. Ciclos de carga frequentes e extremos podem reduzir a capacidade ao longo do tempo.

Estilo de condução

Uma condução agressiva, com acelerações e frenagens bruscas, pode exigir mais da bateria, reduzindo sua vida útil.

Alguns cuidados podem ajudar a preservá-la e expandir a sua duração de tempo de uso. Veja!

  • Evite descarregar completamente a bateria;
  • Não exponha o carro a temperaturas extremas;
  • Utilize carregadores adequados e compatíveis com o seu modelo;
  • Faça revisões regulares;
  • Caso precise deixar o veículo estacionado por um longo período, deixe a bateria parcialmente carregada;
  • Recarregue a bateria do carro elétrico preferencialmente até 80%;
  • Evite acelerações abruptas;
  • Sempre que possível, evite o uso de carregadores rápidos.

Quando é hora de trocar a bateria? 

Como divulgado pelo jornal Estadão, alguns estudos apontam que pode haver queda de 2,3% ao ano na autonomia da bateria dos veículos. Outra informação é a de que o tempo estimado da troca de baterias é de 8 a 10 anos, é previsto que no período, os carros rodem entre 160 mil e 240 mil km. 

Outra informação interessante divulgada pelo portal IG, é que as baterias do carro elétrico são construídas para superarem o tempo de vida útil do veículo, durando em média 1000 ciclos de descarga e recarga. É bem provável que você nem precise trocá-las durante o período em que ele estiver sob sua posse

Carreguei meu carro elétrico, qual o tempo médio que consigo usá-lo? 

Agora, falando em autonomia, quanto tempo será que dura a bateria do carro elétrico? Bom, a resposta dependerá de alguns fatores. A capacidade de rodar varia conforme o tipo do veículo, o poder da bateria, as condições de direção e o estilo de condução.

Em média, um eletrificado pode percorrer de 160 a 400 quilômetros com uma carga completa, dependendo desses fatores.

O modelo com maior autonomia disponível no Brasil atualmente é o BMW iX XDrive50 Sport, com alcance de 528 km. Já o com menor autonomia, é o cargueiro Renault Kangoo ZE, com 148 km de alcance com uma carga completa. 

A autonomia pode ser afetada pelo uso de acessórios do veículo, como ar-condicionado, aquecedores e sistemas de entretenimento, que consomem mais energia. Além disso, condições como dirigir em alta velocidade, enfrentar ventos fortes ou subir ladeiras íngremes, também podem afetar.

As montadoras dos eletrificados estão investindo em tecnologias que aumentam a eficiência energética e a autonomia, além de expandir a infraestrutura de carregamento para facilitar o acesso a pontos de recarga. 

É importante destacar que, com o avanço da tecnologia das baterias, a autonomia dos elétricos tende a aumentar também.

Preste atenção nessa dica importante: para garantir a melhor experiência possível, é recomendável planejar suas viagens e verificar a disponibilidade desses pontos de carga ao longo do trajeto. Assim, você poderá recarregar seu carro elétrico quando necessário e aproveitar ao máximo.

Carro por assinatura: o novo jeito de ter um carro elétrico

Quer uma dica para ter seu carro elétrico sem burocracia e gastando bem menos? Localiza Meoo é a melhor alternativa para quem deseja desfrutar dos benefícios de um modelo eletrificado sem se preocupar com a duração da bateria.

Seu veículo elétrico por assinatura vai completo com tudo o que você precisa para dirigir sem preocupações: documentação, IPVA, manutenções, proteção, assistência 24h e muito mais. Além disso, ele vem com a bateria carregada, possibilitando dirigir sem muita preocupação, pensando apenas na próxima recarga. 

Sem entradas, juros e taxas, ele é seu pelo período contratado e na renovação dá pra substituir por outro 0km. Você escolhe o modelo, a franquia de KM, o período do contrato e como quer pagar: boleto ou cartão de crédito. 

O carro elétrico dos seus sonhos está aqui! Na categoria Premium, você encontra opções como o Nissan Leaf Elétrico, Volvo XC40 Elétrico e outros, de acordo com seu estilo de vida e seu bolso. Demais, né?

Muito mais flexibilidade e praticidade, veículo elétrico mais barato é com Localiza Meoo. Assine agora e venha conhecer as vantagens de ser Meoo!