Você já ouviu falar do radar Doppler? Essa é uma nova tecnologia que impede que os motoristas freiem perto do radar de chão para evitar multas pôr excesso de velocidade.  

Ele já está sendo testado em algumas capitais brasileiras, com a intenção de aumentar a segurança nas estradas e reduzir os acidentes causados por imprudência. 

Neste post, vamos explicar o que o radar Doppler traz de novidade para os motoristas, como ele funciona e quando vai ser implantado. Confira e evite multas! 

O que o radar Doppler traz de novidade? 

O radar Doppler é diferente dos convencionais porque é capaz de identificar os motoristas que estão acima do limite velocidade antes de passar pelo dispositivo.  

Além disso, ele registra a velocidade até 50 metros após a passagem pelo radar, o que impede que os motoristas acelerem novamente depois de cruzar o aparelho. 

Na prática, isso significa que, agora, os motoristas que tentarem burlar o controle de velocidade reduzindo só quando se aproximarem de um radar não vão conseguir evitar a multa. 

Como o radar Doppler funciona? 

O radar Doppler funciona baseado no princípio do chamado Efeito Doppler, que é a variação da frequência de uma onda emitida ou refletida por uma fonte em movimento. 

No caso do radar, ele emite um sinal de rádio contínuo que é refletido pelos veículos ao se aproximar ou se afastar dele. Ao analisar a diferença entre a frequência emitida e a refletida, o radar consegue calcular a velocidade radial do veículo, ou seja, a velocidade na direção do radar. 

Para comparação, os radares tradicionais, também chamados de radar de chão, utilizam sensores eletromagnéticos instalados no asfalto para medir o tempo que um veículo leva para passar de um ponto a outro.  

Dessa maneira, a velocidade em que o carro está trafegando antes ou depois dos sensores não é considerada. 

Já o radar Doppler consegue fazer uma medição mais completa do que os tradicionais, pois é capaz de detectar os veículos que estão acima da velocidade permitida antes e depois de passarem pelo aparelho. 

Quando o radar Doppler vai ser implantado no Brasil? 

O radar Doppler ainda não está em funcionamento oficialmente no Brasil, mas já está sendo testado em algumas vias de São Paulo e Curitiba.  

As rodovias paulistas que estão recebendo os experimentos são: 

  • Washington Luís (SP-310); 
  • Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225); 
  • Luiz de Queiroz (SP-304); 
  • Irineu Penteado (SP-191); 
  • César Augusto Sgavioli (SP-261); e 
  • Assis Chateaubriand (SP-425). 

Os testes estão sendo realizados desde o começo de junho de 2023 e têm apresentado bons resultados, mas ainda não geram multa para os infratores. A tendência é que, à medida que os resultados positivos se multipliquem, mais cidades decidam implementar a nova tecnologia. 

Ainda não há previsão de quando o radar Doppler será implantado de forma definitiva nas estradas brasileiras, mas é bom aproveitar esse período para se adaptar à nova tecnologia e respeitar os limites de velocidade. 

Esperamos que este post tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o radar Doppler e como ele vai mudar a fiscalização nas estradas.  

Lembre-se: dirigir com cautela e atenção às leis de trânsito é a melhor maneira de evitar acidentes e multas. Mas, caso aconteça, saiba como funcionam as multas em carros assinados