Os índices comprovam que mulheres na direção oferecem maior segurança ao dirigir. Descubra a verdade sobre elas no trânsito!
Contra boatos e a favor das estatísticas, a mulher deixa cada vez mais claro o seu modo empático e cuidadoso na direção. Nas suas muitas jornadas diárias, tem o carro como um aliado na liberdade de se mover na direção de seus sonhos. E nada mais justo que um blog especial para esse tema, vem com a gente nessa leitura.
“Vai, garota!”
Mulheres no volante é um tema muito importante pra gente. No ano passado, em parceria com a Localiza Seminovos, abrimos esse debate em um vídeo muito esclarecedor sobre mulheres na direção e o medo de dirigir. Nesse bate-papo, incluímos uma psicóloga, Dra. Vanessa Carmo, que explicou direitinho porque esse medo ocorre no trânsito. Mas e aí, o que apontam os dados?
De acordo com o Infosiga SP, que recebe e apura dados baseados em boletins e registros da Polícia Civil (RDOs) e da Polícia Rodoviária Federal no Estado de São Paulo, as mulheres se envolvem menos em acidentes graves de trânsito: em 2017, apenas 6,4% dos condutores envolvidos nesse tipo de acidente foram do sexo feminino, contra 93,1% do sexo masculino.
Localiza apresenta: Vai, Garota! – Mulheres na Direção
Mulheres são mais cuidadosas no trânsito.
No mundo inteiro, o que pesquisadores entendem quanto a homens no trânsito provém principalmente de fatores socioculturais. O perfil masculino, por exemplo, é mais agressivo e competitivo na hora de conduzir um carro.
Segundo o psicólogo Renan da Cunha Soares Junior, representante do Conselho Federal de Psicologia, na Câmara Temática de Saúde, e do Meio Ambiente, no Departamento Nacional de Trânsito, “os homens acabam usando o veículo como um objeto de dominação do ambiente e do espaço, por meio do uso da velocidade, do torque e da força do motor”. As mulheres, por outro lado, mantêm a sua atenção nos limites de velocidade e nas pessoas que dividem o trânsito com elas.
Como elas se deslocam pela cidade?
Apesar de representarem mais da metade da população brasileira (52,2%), as mulheres são proprietárias de apenas 14% dos automóveis do país. Em pesquisa realizada pelo Metrô de São Paulo, descobriu-se que as principais formas de deslocamento das mulheres são por meio de transporte público (39%) ou a pé/de bicicleta (38%).
A escolha do carro próprio por mulheres ainda é embasada no desejo de se sentirem seguras, e de manterem a privacidade enquanto se deslocam. Entre as brasileiras maiores de 18 anos, 97% afirmam que já passaram por situações desagradáveis em transportes públicos, táxis ou carros de aplicativo, afirma a pesquisa Origem e Destino, do Metrô de São Paulo.
O carro por assinatura como aliado!
Para as pessoas que valorizam mais o uso do que a posse, o carro por assinatura pode ser uma boa escolha. Mas além disso, quando observamos os dados, percebemos que ter um automóvel é um reforço de comodidade, segurança e facilidade para as mulheres. Tendo a maioria dos deslocamentos por mulheres através do transporte público, o carro se transforma em um aliado para oferecer mais proteção.
Localiza Meoo conta com 6 categorias que foram feitas pensando em todas as necessidades que você pode ter. Seja ter um carro mais econômico, para andar mais segura pela cidade ou ter um carro mais completo, para começar um novo negócio: nós estamos do seu lado.
Quer um bom motivo para ter um carro por assinatura? A gente te dá até cinco. E se você chegou até o fim e quer conhecer um pouco mais das vantagens de Localiza Meoo, clique aqui e saiba mais. Não se esqueça de seguir a gente lá no Facebook e no Instagram, para acompanhar todas as novidades sobre Localiza Meoo.