Há muitos tipos de carros disponíveis no mercado e para escolher o ideal, é necessário alinhar o sonho às necessidades que você tem. Hoje, os modelos mais amados variam conforme a economia de combustível e a segurança do veículo, mas será que você conhece todas as categorias a ponto de saber a que mais se adéqua ao seu dia a dia? 

Neste artigo, vamos explicar as diferenças entre as modalidades mais populares e ajudar você na missão de escolher o carro perfeito. Vamos lá?

Tipos de carros 

Já parou para pensar que existe um tipo ideal de carro para cada gosto? Por mais que grande parte das pessoas goste de carros, sempre vai existir aquele modelo específico que tem mais a ver com a sua personalidade.

Veículos com mais espaço para quem tem família, hatches compactos para jovens solteiros, modelos executivos para trabalhar, SUVs e picapes para encarar aventuras… Enfim, são diversos tipos de veículos e você pode conhecer um pouco mais sobre cada um. Veja!

Hatch 

Ao ver um carro hatch, acreditamos que muitos já o associam à categoria de compactos e populares, sendo a primeira característica algo que facilita a hora de estacionar. Isso, sem dúvida, representa uma grande vantagem com relação a outros modelos, mas não é a maior, porque ele se destaca também pela economia de combustívela maioria tem motor 1.0.

Importante observar que são carros com porta-malas mais compactos. Outra vantagem dessa categoria em relação às outras é que, geralmente, eles são mais acessíveis ao bolso do consumidor.

Alguns exemplos de hatch populares são o Fiat Argo, o Hyundai HB20, o Fiat Mobi e o Volkswagen Polo.

Sedan

Suas semelhanças com a categoria hatch não são à toa: o sedan nasceu da ideia de se ter um carro popular, mas com um pouco mais de espaço na parte traseira. Hoje em dia, diversos fabricantes têm o mesmo veículo de ambos os modelos, hatch e sedan. É o caso, por exemplo, do Renault Clio.

O espaço a mais e as variações de motor deixam o valor do sedan um pouco mais elevado. Ainda assim, alguns modelos dessa categoria são enquadrados como “carro popular”, embora algumas marcas, como BMW, Audi e Chevrolet, também tenham produzido veículos de luxo nesta categoria.

O nível de conforto ainda é básico e os motores são proporcionais ao tamanho, geralmente com motor 1.3.

Os carros sedans mais populares são o Renault Logan, o Fiat Cronos, o Honda City e o Nissan Versa.

SUV  

O SUV é um dos tipos mais populares da atualidade no Brasil. São veículos que unem carroceria grande com a tecnologia e o conforto de carros maiores. O termo SUV vem de “sport-utility vehicle”, que em português significa veículo utilitário esportivo.

Entre suas características que mais agradam, está a visão que proporciona ao motorista ao dirigi-lo. Por serem carros mais altos, tem-se uma visão ampla da pista.

Os modelos mais conhecidos são o Jeep Renegade, o Nissan Kicks, o Chevrolet Tracker e o Honda HR-V.

🚙 Veja os carros SUVs disponíveis para assinar!

Picapes 

As picapes são veículos utilitários com carroceria aberta na parte traseira, projetados para o transporte de carga. Combinam características de um automóvel e de um caminhão, oferecendo espaço para os passageiros na cabine dianteira e uma área de carga na parte de trás. 

As picapes mais comuns são o Fiat Strada, o Fiat Toro Endurance, o Toyota Hillux e o Chevrolet S10. Eles são populares pela versatilidade, sendo usados tanto para o trabalho quanto para o lazer. Você encontra picapes e outros utilitários de carga em Localiza Meoo.

Utilitários 

Define-se, principalmente, como um veículo que serve tanto para o trabalho e transporte de mercadorias quanto para o transporte de pessoas e passeio. É o tipo de carro que comporta o que não cabe na traseira dos demais.

Na categoria de utilitários, o modelo mais conhecido pelos brasileiros é a Picape, chamada por muitos de mini caminhão. Sobre o motor, a maioria tem de 1.4 a 2.0.

Alguns veículos conhecidos são o Fiat Toro e o Chevrolet Montana. Pela definição do Conselho Nacional de Trânsito, alguns tipos reconhecidos como “caminhonetes” na cultura popular nacional também são incluídos na categoria picapes.

🚙 Veja os carros utilitários disponíveis para assinar!

Minivan 

Perfeita para famílias maiores, a minivan é um veículo que oferece ampla capacidade para passageiros e carga. Podendo possuir portas deslizantes laterais para facilitar o acesso, elas são projetadas para otimizar o espaço interno, proporcionando conforto e praticidade para as famílias.

Esses veículos são conhecidos por sua versatilidade e configuração modular de assentos, e as opções mais comuns são a Spin, o J6, o Transit e o C4 Picasso.

Crossovers 

Um crossover é um tipo de veículo que combina características de SUV (utilitário esportivo) com o carro de passeio. Derivada do inglês, a palavra crossover significa cruzamento, justificando o fato de ser o cruzamento de estilos de carroceria. 

Apesar de parecer um SUV, esse veículo utiliza uma plataforma de carro de passeio, proporcionando eficiência de combustível e maneabilidade. Sua versatilidade atende às necessidades urbanas e de aventura.

Alguns exemplos de crossover são o Honda HR-V, o Hyundai Creta, o Ford Eco Sport e o Nissan Kicks.

Cupê 

Um cupê é um modelo de carro que se assemelha a um sedan, mas possui um teto mais baixo e linhas mais aerodinâmicas. Diferente de um sedan, ele geralmente possui um perfil mais esportivo e elegante. 

Projetado para performance e estilo, o cupê pode ser compacto ou de luxo, com um design singular e uma experiência de condução única.

Alguns dos veículos cupês mais comuns são o Ford Mustang, o Dodge Challenger, o Chevrolet Camaro e o Dodge Charger.

SW 

Entre os tipos de veículo, outro destaque é a station wagon (SW), um tipo de carro muito visado por famílias, caracterizado por sua carroceria estendida e amplo espaço de carga na parte traseira. Projetada para otimizar o espaço interno, a SW combina o conforto de um sedan com a versatilidade de um veículo utilitário. 

Seu design prático e acomodações espaçosas a tornam uma escolha ideal para as viagens mais longas em família ou até para alguns afazeres da rotina.

Alguns exemplos de SW são o VW Parati 1.0, o Ford Corcel Van e o Chevrolet Suprema.

Premium

Quer uma alternativa econômica para ter um carro de luxo? A dica é ter um carro por assinatura. A modalidade funciona de forma que permita que você aproveite apenas a parte boa de ter um carro e pagando bem menos.

Tipos de carros com diferentes combustíveis 

Novos tempos trazem novas tecnologias. Além dos tradicionais motores à combustão, estão disponíveis no mercado outros tipos de carros com diferentes combustíveis, tudo isso para estar de acordo com metas de redução de poluentes na atmosfera e, claro, dar o poder de escolher o ideal para você. Veja quais são esses modelos!

Carro elétrico

Os carros elétricos são movidos exclusivamente por eletricidade, eliminando emissões de escapamentos. Com baterias recarregáveis, proporcionam uma condução silenciosa e eficiente. A autonomia desse tipo de veículo vem sendo ampliada constantemente, otimizando significativamente a sua capacidade, tornando uma opção inovadora e, claro, amiga do meio ambiente.

Carros a gasolina

Alimentados por combustíveis fósseis, os carros a gasolina oferecem boa potência. Contudo, geram emissões de poluentes e têm um impacto ambiental considerável. Apesar de serem comuns, a conscientização ambiental está impulsionando a busca por alternativas mais limpas.

Carros Híbridos

Carros híbridos combinam motores a combustão interna com propulsão elétrica. Esses tipos de veículos oferecem eficiência energética, especialmente em ambientes urbanos, alternando entre modos elétricos e a combustão. 

Além disso, eles reduzem emissões e melhora a economia de combustível, representando uma opção equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.

Carro flex

Tecnologia comum nos carros populares no Brasil, os veículos flex possuem versatilidade na hora de abastecer, podendo usar etanol ou gasolina. Essa flexibilidade oferece ao motorista o poder de decidir qual dos combustíveis é melhor de acordo com a região em que você mora ou o desempenho que deseja, e também a economia na hora de encher o tanque. 

Carros a diesel

No Brasil, os tipos de carro a diesel são, basicamente, utilitários e caminhões. Possuem torque robusto e economia, sendo uma boa opção para quem roda longas distâncias. Além disso, ele tem motores avançados, que não precisam de velas de ignição.

O que considerar ao escolher o seu carro? 

Precisa de ajuda e quer saber como escolher um entre os vários tipos de carro? Para isso, é fundamental adotar uma abordagem estratégica e informada. Para que você tenha uma experiência de condução adaptada às suas necessidades e desejos, vamos te ajudar nessa missão, considerando fatores cruciais. Veja quais são!

  • Orçamento: estabeleça limites realistas, considerando não apenas o preço de compra, mas também os custos de manutenção e seguro;
  • Economia de combustível: além de contribuir para o meio ambiente, um carro econômico pode aliviar no bolso;
  • Capacidade de passageiros e carga: avalie bem este ponto. Se você tem uma família grande ou planeja transportar carga com frequência, um veículo com maior capacidade se torna essencial;
  • Tecnologia e recursos: analise os recursos oferecidos por cada modelo de carro, desde sistemas de infoentretenimento até assistência de condução avançada;
  • Segurança: consulte classificações de segurança, avaliações do Latin Cap e a presença de sistemas de segurança ativos, como freios ABS, airbag e controle de estabilidade;
  • Assinatura de carros: o carro por assinatura é uma alternativa que chegou com tudo e você consegue ter toda a assistência e manutenção inclusa na mensalidade, proporcionando economia.

Agora que você já sabe quais são os tipos de carros disponíveis no mercado e quais pontos considerar para escolher o seu veículo, que tal realizar o sonho do 0 km agora? E o melhor: sem ter que se preocupar com manutenção, revisão ou burocracias? Com Localiza Meoo isso é possível!

Fácil, prático e econômico, Meoo é tudo o que você precisa para sair dirigindo sem gastar muito e sem ter dores de cabeça com regularização de documentação, IPVA, depreciação do veículo e outras questões que os donos de carros passam. 

Carros disponíveis para assinar

Ah e você ainda conta com o Clube de Benefícios cheio de vantagens para aproveitar todos os dias: são descontos em clube de milhas, acesso à sala VIP em aeroportos, cashback em hospedagem, desconto em estacionamentos, cupons de desconto em lojas e muito mais!

Quer saber mais? Acesse nosso site e fale com um consultor!