Podemos dizer que economia compartilhada é uma forma de ressignificar as coisas. Mas o que isso tem a ver com um blog de carro por assinatura? Simples. Esse conceito de compartilhamento de bens de serviço une pessoas com interesses em comum, através da tecnologia. Falando assim parece uma realidade bem distante da gente, mas não é. Provavelmente, você já usa diversos serviços de economia compartilhada, sem saber.

 

Para saber mais sobre esse assunto, preparamos este texto. Ele vai te ajudar a colocar os pingos nos is sobre esse tema, que ainda vai dar muito o que falar. Boa leitura!

 

De onde surgiu a economia compartilhada?

A economia compartilhada surgiu da ideia de um consumo colaborativo, voltado para estilos de vida e bens de consumo. Hoje em dia, já vemos diversos outros formatos, como por meio de aluguel, assinatura, troca e até de empréstimos.

 

Esse termo começou a ser estudado há muito tempo, mas só começou a ganhar fama e o nome que hoje conhecemos nos anos 2000. Após diversas crises econômicas e ambientais, um senso unânime de urgência apareceu. Era necessário buscar novas formas de consumo para frear o único modelo que conhecíamos até então: o superconsumista.

 

O que é economia compartilhada?

Compartilhar é a palavra-chave deste novo modelo econômico, que se baseia na ideia de ter, e não de possuir. Por exemplo, pouco tempo atrás você precisava comprar CDs para ouvir suas músicas preferidas. Hoje em dia, existem diversas plataformas voltadas para este segmento, em que não mais se compra música, mas, sim, vive-se a experiência.

 

Essa nova forma de ver e viver o mundo veio para mudar nossos hábitos. E a grande função da economia compartilhada é unir pessoas que tenham os mesmos interesses, através da tecnologia.

 

Quais os benefícios da economia compartilhada?

Se pudéssemos escolher uma das principais vantagens desse novo modelo econômico, esta seria a acessibilidade. Com a chegada das diversas plataformas que existem hoje, é possível viver quase todas as experiências, sem ser dono de nada. Tudo ficou mais fácil, desde a chegada da economia compartilhada: de pedir comidas até uma nova forma de ter um carro.

 

A economia compartilhada está crescendo e dominando o mundo, trazendo novos paradigmas na questão sobre bens de consumo. Pessoas de qualquer lugar do mundo, hoje, se conectam com base em seus interesses em comum, aquecendo a economia e compartilhando experiências.

 

Três exemplos de economia compartilhada

  1. UBER

Com certeza, você já usou esse novo modelo de transporte pelo menos uma vez na vida. A Uber é considerada pioneira no ramo de economia compartilhada e uma das grandes propulsoras do assunto.

 

Fundada em 2009, no Vale do Silício, a Uber nasceu da crença de que, quando as pessoas têm mobilidade, tem tudo. Ela usa a tecnologia para fazer a conexão entre motoristas e passageiros através de seu app, transportando o usuário até seu destino.

 

Veja mais sobre a Uber aqui.

 

 

  1. AIRBNB

Mais uma empresa nascida e criada no Vale do Silício. A ideia teve origem, durante um festival, quando pessoas encontraram todos os hotéis da cidade lotados e pensaram em alugar quartos de residências comuns.

 

Deu tão certo que hoje o AirBnb é a maior empresa de aluguel de casas no mundo inteiro. Para quem ainda não conhece, funciona da seguinte forma: o anfitrião, uma pessoa que aluga uma casa ou um quarto, anuncia numa plataforma, por meio da qual o público fica sabendo da disponibilidade do lugar.

 

Leia mais sobre o AirBnb aqui.

 

 

  1. LOCALIZA MEOO

Localiza Meoo veio para desconstruir tudo que você imaginava sobre ter um carro. Acreditando que no mundo que vivemos hoje, no qual o importante é viver, e não ter, Meoo é uma nova forma de se ter um carro novo, por assinatura. Você assina um carro com a Localiza, e ela cuida de toda a parte burocrática para você. E, ao fim de cada contrato, os carros são reutilizados por outros segmentos da marca. Assim, além da comodidade que o serviço leva para o cliente de ter um carro 0km ao fim de cada contrato, a empresa reutiliza os carros que não são mais novos.

 

Conheça melhor Localiza Meoo aqui.

 

Impactos dessa economia na mobilidade

 

Impactos ambientais, sociais e econômicos são os pilares da economia sustentável.

 

A mesma tecnologia que por um tempo foi “responsável” por nos afastar hoje nos une com pessoas com os mesmos interesses. Um exemplo de impacto na mobilidade da economia compartilhada são os apps de carona. Para que pegar um ônibus lotado se, com poucos cliques na tela do seu smartphone, você consegue encontrar alguém que faça uma rota parecida com a sua? Esse movimento ficou tão forte no mundo pré-pandemia que algumas empresas começaram a substituir o vale-transporte por auxílio-passagem.

 

Uma nova forma de ter, sem possuir

 

O modo como nos relacionamos, trabalhamos e consumimos mudou.

 

De olho nessa necessidade, a Localiza criou o Meoo, o carro por assinatura que veio para revolucionar sua forma de ter um carro 0km. Afinal, por que ter que passar anos juntando dinheiro para comprar um carro, se você pode assinar e usar essa grana para investir em você? Seja na sua viagem dos sonhos, no curso de especialização ou até mesmo em seu negócio. Aqui, nós acreditamos que o carro vem para somar. E, com Localiza Meoo, nós cuidamos de toda a burocracia, deixando você apenas com a parte boa.

 

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre esse novo jeito de ter um carro, clique aqui e conheça as vantagens, no nosso blog.