Atualmente, no Brasil estão registrados cerca de 59.242.869 carros de passeio, porém, no total, circulam por aqui 111.446.870 veículos divididos em 21 categorias, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura e do IBGE.

Mas, apesar desses números, talvez você já tenha parado para pensar se vale a pena ter carro hoje em dia, certo? Essa é uma pergunta recorrente para muitas pessoas. No entanto, novos serviços e modelos de aquisição facilitaram o processo de ter um carro novo na garagem.

Quer saber se ainda compensa ter carro? Convidamos você a continuar a leitura. E mais: no final, temos uma dica imperdível!

Vale a pena ter carro hoje em dia?

Diretamente, já podemos afirmar que sim, vale muito a pena ter carro. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostrou que ter um veículo é o terceiro maior sonho de consumo dos brasileiros, estando na preferência de 18% dos entrevistados. O meio de locomoção só fica atrás da compra de um imóvel (24%) e realizar viagens (19%).

Esses dados podem ser explicados por vários motivos: facilidade na locomoção no dia a dia, autonomia para realizar as tarefas sem depender de transporte público ou aplicativos de mobilidade, utilidade em casos de emergência familiar, entre outros.

E com a intenção de facilitar o alcance desse objetivo, um novo tipo de solução tem conquistado mais adeptos a cada dia: o carro por assinatura.

Entre os anos de 2020 e 2021, a assinatura cresceu 33,5%, de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). O órgão também revelou que a modalidade já representa 8% do mercado de locação de veículos.

Já um estudo feito pela plataforma Similarweb para o InfoMoney revelou que, entre janeiro e maio de 2021, as buscas na internet pelo termo “carro por assinatura” obtiveram um aumento de 457,9% em comparação com o mesmo período de 2020.

Conhecida também por “carro por mensalidade”, esta forma de aquisição tem se tornado uma das preferências do público, já que isenta o assinante de diversos processos burocráticos e despesas.

Por um valor fixo, sem necessidade de arcar com entrada, juros etc., já estão contemplados serviços de documentação, IPVA, vistoria, manutenção, proteção, assistência, entre outros. 

O veículo permanece com o assinante durante todo o período escolhido no contrato e, durante a vigência, a locadora cuida das questões que envolvem manutenção, documentação e outros processos burocráticos.

No fim das contas, a mensalidade paga é bem menor do que os custos que envolvem a compra e manutenção de um carro próprio e você pode ficar somente com a melhor parte: dirigir por aí sem se preocupar.

No final do contrato, é possível escolher entre devolver o carro ou substituir por outro zero km, o que isenta o assinante de arcar com perdas como depreciação do veículo e desvalorização na hora de vender.

Por isso, para quem quer ter um veículo de um jeito fácil, um carro por assinatura vale a pena.

Custos com carro que devem ser considerados

Os custos para manter um carro vão variar de acordo com a modalidade de aquisição escolhida. Ao optar pela compra, além do valor integral do veículo, se comprado à vista, ainda precisam ser incluídas outras despesas. Se for financiado, considere o valor de entrada, mais as parcelas e os juros da operação.

Pensado no valor do carro, outros custos também serão considerados:

  • Combustível;
  • Seguro;
  • Impostos e taxas;
  • Revisões;
  • Manutenções;
  • Estacionamento;
  • Depreciação;
  • Lavagem.

Por outro lado, ao optar por um carro por assinatura, não é necessário arcar com valor de entrada ou custear juros e outros encargos de financiamento. Além disso, a mensalidade já abrange grande parte dos itens que vimos acima.

Veja a lista de despesas de quem faz assinatura de carro:

  • Mensalidade da assinatura;
  • Combustível;
  • Estacionamento;
  • Lavagem.

Quero ter um carro: qual modalidade optar?

Comprar, alugar carro ou assinar? A forma de adquirir o seu carro novo vai depender da sua necessidade e rotina. Se for escolher comprar, é importante atentar aos gastos e toda a responsabilidade que os donos precisam ter com o veículo.

A opção de carro por assinatura se assemelha com a compra, entretanto, sem a parte burocrática e com custos menores. Também é fundamental ter atenção ao período do contrato, que costuma variar entre 24 e 48 meses.

Já o aluguel de carro supre perfeitamente a demanda de quem precisa de um veículo por períodos mais curtos (dias ou semanas) para viagens ou ocasiões especiais.

Para decidir qual modalidade faz mais sentido, vale listar todas as necessidades que o seu veículo deverá suprir, como distâncias a serem percorridas, modelo, consumo de combustível, custo anual, entre outros fatores.

Aluguel de carros anual vale a pena?

Fazendo as contas, ter um carro por assinatura vale a pena, sim! A praticidade é outro grande atrativo da modalidade, afinal, nosso tempo vale muito, e o carro por assinatura nos ajuda a poupá-lo.

Como mencionado, toda a parte burocrática, como documentação, vistoria, cotação de seguro, fica sob responsabilidade da locadora.

Agora que você já sabe que vale a pena ter carro, conheça nossos planos de assinatura de carros!

Localiza Meoo: carro por assinatura de um jeito fácil

Já explicamos um pouco sobre como funciona o carro por assinatura, mas agora vamos nos aprofundar mais no assunto.

Localiza Meoo é a solução mais completa de carro por assinatura do país. Com a gente, você tem carro zero km na garagem, sem ter que custear a entrada e sem pagar juros. Escolha seu novo veículo e dirija sem ter que se preocupar com manutenção, revisão, impostos e toda a parte burocrática — você terá todo o suporte necessário.

E para economizar ainda mais, o Clube de Benefícios Tudo Meoo oferece descontos em estacionamentos, postos de combustíveis e muito mais! Por isso, vale a pena ter carro por assinatura hoje em dia.

Viu como carro por assinatura compensa? Então, conte com as soluções da Localiza, que você já conhece e confia.